Atualmente estamos frente a um aumento absurdo de violência familiar, onde o pior inimigo é o álcool, famílias desfeitas, mulheres espancadas, crianças espancadas e abusadas sexualmente pelos próprios familiares sob efeito do álcool e outras drogas.
Muitos desconhecem que esta situação não ocorre somente nas famílias baixa-renda, mais também na classe alta, mais só é mais visível nas famílias de periferias, pois não temem o escândalo e não se escondem como também a mídia não tem receio em divulgar nos jornais sangrentos da vida.

Segundo o OBID - Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, em pesquisas, nenhum padrão de organização familiar se mostra imune ao uso de bebidas alcoólicas e à possibilidade de comportamento violento.
O QUER É A VIOLÊNCIA FAMILIAR:
A violência familiar é o uso da força física ou moral, assim como as omissões graves que, de forma continua, um membro do grupo exerce sobre outro integrante da mesma família, que atente contra sua integridade física, psicológica e/ou ambas, independente de causar ou não lesões, sempre e quando o agressor e a vítima habitarem no mesmo lar com relação de parentesco.
Existe também a relação intrafamiliar, que trata de outros membros do grupo sem função parental, que convivem no mesmo espaço doméstico, como empregado, agregado e outros.
O uso abusivo de bebidas alcoólicas nos finais de semana, associados à forte pressão sócio/econômicas, ambiente sócio-cultural complexo e exigente conduz essas famílias, freqüentemente a comportamentos violentos, e/ou depressivos.

TIPOS DE VIOLÊNCIA:

? VIOLÊNCIA FÍSICA - É todo ato repetitivo em que se utiliza alguma parte do corpo, objeto, arma ou substância para sujeitar, imobilizar ou causar danos à integridade física do outro.

? VIOLÊNCIA SEXUAL: Ato ou omissão contra a sexualidade - assédio sexual, estupro, sexo forçado no casamento, abuso incestuoso, abuso sexual infanto juvenil - cujas as formas de manifestações podem ser:

? A indução e a realização de práticas sexuais não desejadas, utilizando o poder como meio de manipulação ou de domínio e sedução, exibicionismo, linguagem erotizada e impedimento do uso de preservativos e contraceptivos.

? VIOLÊNCIA PSICOEMOCIONAL: São todas as ações que causam a instabilidade emocional à auto-estima, à identidade e ao desenvolvimento da pessoa. Manifestam-se em insultos constantes, negligência, abandono, indiferença, desvalorização, ridicularização, coações, ameaças e isolamento; impedimento para cuidar da aparência, estudar, trabalhar, brincar; críticas e omissão de carinho e qualquer outra forma de exploração (financeira ou de trabalho).

ABUSOS:

? ABUSO ECONÔMICO FINANCEIRO: O uso indevido de dinheiro proveniente de aposentadoria, pensão e indenização de idoso, tutelado e deficiente, para outros fins que não seja os cuidados com o destinatário legal; fazer empréstimos aproveitando-se das pessoas idosas por coação e ou aliciamento.
?
? ABUSO INSTITUCIONAL: Praticado em instituições encarregadas pela proteção e o bem-estar de criança, adolescente, deficiente, idos, doente mental e outros.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES ÚTEIS:

? Ao ter um alcoolista em casa, nunca pense que a violência so acontece na casa do vizinho;
? Tenha sempre em mãos o telefone de emergência da policia, telefone de parentes, vizinhos e amigos que possam socorrê-la, caso necessite, ensine as crianças a fazerem ligações para a policia e familiares;
? Deixe sempre endereços de familiares e amigos em local de fácil acesso;
? Se for espancada e apresentar ferimentos ou contusões, tire fotos, depois vá ao medico de emergência para examinar os ferimentos, não deixe de falar quem os causou;
? Vá a delegacia mais próxima e denuncie que você esta sofrendo maus tratos ou qualquer forma de violência em família;
? Se existir armas em casa, comunique a polícia;
? Peça aos vizinhos mais próximos para chamarem a polícia se ouvirem gritos vindos de sua casa, pois do contrário ninguém ira ao seu socorro;
? Se sentir que uma situação de risco está para acontecer, tente ir para um local seguro que não seja o banheiro ou a cozinha, pois pode ser afogada, queimada ou atingida por objetos de corte;
? Tenha sempre em mente para onde ir, caso necessite de abrigamento temporário;
? Em caso de perigo tente acalmar seu agressor enquanto pensa em uma saída;
? Mantenha sempre algum dinheiro guardado para uma emergência;
? Lembre-se sempre que você não merece ser espancada ou ameaçada e que, sua felicidade não depende da opinião ou ação de outras pessoas.
Francisca Elizabeth (Beth Souza)