TEXTO: SALMO 90:1-17

INTRODUÇÃO:

Deus está sempre nos mostrando que Ele é eterno e o homem não, Deus não está preso ao tempo, mas o homem sim, a cada ano que acaba parece que passou mais rápido que o anterior, o tempo de Deus é diferente do nosso, por isso que quando chega o fim de mais um ano, perguntamos a nós mesmos assustados, mas já chegou o fim do ano? Nossa! Parece que foi ontem que ele começou, então para muitos é um momento de reflexão, de calcular o que realizou e o que deixou de realizar, e fazer planos para o ano que se inicia. O tempo não espera ninguém, se você ficar parado ele continua girando assim mesmo, todos nós passamos pelas fases da vida: recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e depois a vida aqui na terra acaba-se, por isso que Moisés pediu a Deus: ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio, porque um coração sábio aprende a viver cada fase da vida da melhor maneira possível. Talvez você tenha errado em muitas coisas nesse ano que se passou, talvez você tenha desagradado o coração de Deus em várias áreas de sua vida, mas Ele sempre nos dá a chance de recomeçar, o ano que se inicia é mais uma chance que Deus está nos dando para viver uma nova história com Ele, então não perca a oportunidade, faça para Deus em 2013 o que não fez em 2012, renove a sua aliança com Ele.

Este salmo é atribuído a Moisés, ele o fez em forma de oração a favor do povo de Deus, Moisés estava pedindo a benção de Deus para o povo poder suportar a longa caminhada pelo deserto, uma situação de extrema provação até chegar à terra prometida. Moisés faz um contraste entre a eternidade de Deus e a vida transitória do homem, afirma ele que Deus sempre existiu: V.2 “de eternidade a eternidade, tu és Deus”, Ele não está sujeito ao tempo, mas é o criador do tempo, já o homem é criação de Deus e os seus anos na terra são como um breve pensamento, o V.10 nos dá uma noção de como é passageira a vida do homem aqui na terra. Moisés pede a Deus no V. 12: “ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio”, e nos últimos versículos ele pede a Deus a bondade, a alegria e a graça sobre a geração dele e a sua descendência.

O que podemos aprender com esta oração de Moisés?

1) DEUS É ETERNO (v.2)

Às vezes, as crianças perguntam quem criou Deus? A verdade é que Deus nunca precisou ser feito, porque sempre existiu, nós existimos de uma forma finita e frágil, mas o nosso Deus existe como eterno, auto-sustentado e criador de todas as coisas, Deus é independente e não necessita de nada, Ele é totalmente auto-realizado, mas mesmo assim ele nos escolheu para sermos objeto do seu amor eterno, então Deus te escolheu para viver eternamente com ele na glória, num lugar onde “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”, (1 Co 2.9). O homem com sua sabedoria intenta realizar muitas coisas, mas a realização depende da vontade Deus, “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv 16.1), então é Deus quem sempre dá a resposta final, o que Ele quer é que você entregue os seus caminhos a Ele, talvez você já tenha planejado muitas coisas para 2013, viajar, reformar a casa, passar num concurso, noivar, casar, mas não se esqueça de entregá-los todos a Deus, no salmo 37.5 diz: “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Com Deus os seus planos serão realizados, Deus pode mudar a história da sua vida, então entrega os teus caminhos a Ele.

2) A VIDA PASSA MUITO RÁPIDO (V. 10)

A expectativa de vida no Brasil, segundo as últimas pesquisas é de 74 anos, está de acordo com o que a Bíblia diz, “os dias de nossa vida sobem à 70 anos, ou em havendo vigor, a oitenta”, talvez para quem é jovem 70 anos é muito tempo, mas para Deus isso é como um breve pensamento, é como um piscar de olhos, em 2 Pe 3.8 diz: “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”, então para nós mil anos pode parecer muita coisa, mas para Deus é insignificante. Como a nossa vida aqui na terra é muito curta, temos que saber aproveitá-la ao máximo, porque quando chega a idade é só canseira e enfado, começa a aparecer as doenças, as limitações, as dificuldades. A melhor maneira de aproveitar a vida é na presença de Deus, desfrutando das bênçãos de Deus. Muitos acham que aproveitar a vida é cair no pecado, é sair pelo mundo e desfrutando de tudo, sem medir as consequências: se envolver com várias mulheres, carros, drogas, festas, sexo sem compromisso, é assim que o mundo pensa, infelizmente isso é um engano, Salomão, o homem mais sábio que já existiu na terra, ele propôs no coração experimentar todas as coisas que podem dar prazer ao homem aqui na terra, e sabe qual a conclusão que ele chegou?  Tudo é vaidade, tudo é passageiro, o importante é temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12.13), precisamos aprender a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio. Planeje os seus sonhos, procure concretizá-los, isso traz alegria, uma vitória alcançada depois de muito esforço, é um prêmio muito valioso, tem um sabor especial, mas não se esqueça, procure realizá-los com Deus, procure a benção de Deus sobre os seus projetos e sonhos, e depois agradeça pelas vitórias conquistadas.

3) VOCÊ FOI CHAMADO PARA ABENÇOAR (V.16-17)

Moisés pediu que a graça de Deus fosse sobre o seu povo e seus filhos, você tem orado pelos seus filhos? Você tem orado pela sua família? Deus te chamou para abençoar, Deus tem lhe abençoado para que você abençoe outras pessoas também, Deus quer fazer de você um canal para abençoar a sua família, seus amigos, e também toda a nação. Muitas vezes, nós agimos com egoísmo, pedimos a Deus coisas só para nós mesmos, pedimos um carro, e quando Deus nos abençoa não queremos nem dar carona para o irmão, não queremos colocar o carro na obra de Deus, ficamos preocupados se vai sujar, se vai arranhar, mas esquecemos que foi Deus que nos deu, e é para abençoar outras pessoas, outro exemplo: Deus te deu uma casa, mas você não convida ninguém, com medo de alguém sujar a pintura, riscar a cerâmica, mexer nas cadeiras, etc. Então que possamos aprender a compartilhar, um dos atributos de Deus é a bondade, e esse atributo Ele compartilha conosco, então, você também, pode compartilhar a bondade de Deus, podemos fazer isso orando pelos filhos, pela família, pela nação. Na Bíblia, vemos vários exemplos de Deus realizando sonhos de grandes homens de Deus, mas o propósito era que aquele sonho beneficiasse várias outras pessoas: temos o caso de José do Egito, muitas pessoas foram abençoadas quando ele se tornou o governador do Egito, Abraão, Noé, Paulo, fundador de igrejas, etc... Então, que não sejamos egoístas, quando pedirmos algo para Deus, pensemos no benefício de outras pessoas e, com certeza, o nome de Deus será glorificado.

CONCLUSÃO:

Temos que compreender que somente Deus é eterno, Ele não está preso ao tempo, nós sim, a nossa vida dura em média 70 anos, em havendo vigor, chega a 80, o resto é canseira e enfado. A vida passa muito rápido, precisamos aproveitá-la da melhor forma com Deus, e que os nosso planos estejam de acordo com os planos de Deus, que os nossos sonhos possam ser bençãos não só na nossa vida, mas na de outras pessoas também. Deus quer escrever uma nova história na sua vida em 2013, Ele está te oferecendo uma nova oportunidade, firme um compromisso com Ele, seja mais fiel, sonhe os sonhos de Deus que você será abençoado e o nome de Deus será glorificado! Amém!