Novo modelo de Carreira Em W 

Mariana Takeuchi Fonseca 

Resumo 

O presente artigo demonstra o que é o sistema w de carreira, sua diferença para os demais e como se aplica. 

Palavras Chave 

Carreira, sistema, gerência, versatilidade e flexibilidade. 

Introdução 

O modelo em W de Rigaud não é mais é  que a junção de dois YY, este propõe versatilidade e flexibilidade entre os diversos cargos das empresas.

Havia uma lacuna entre duas opções de carreira x e y e nesta foi criado o sistema w. Onde nem sempre o modelo de Y  não cabia mais nas empresas inteligentes e que desejavam atrair talentos.

Desta forma surgiu o modelo em W de Rigaud, que é a junção de dois YY, uma nova visão, tendo como característica a versatilidade e flexibilidade entre os diversos cargos oferecidos por empresas modernas, estas tendendo a competir de forma superior com  conhecimento, lutando para ter destaque no mundo corporativo.

Desenvolvimento

Nos antigos e tradicionais sistemas de desenvolvimento e gerenciamento de plano de carreiras, para que se alçassem cargos altos era necessário passar por diverso cargo como : analista, gerente e diretor.

Com o decorrer das décadas as empresas encontraram perfis não compatíveis com a necessidade de crescimento, alguns tinham perfis de liderança, porem com o novo status não conseguiam se comprometer com seu trabalho e o de sua equipe.

Heis que surge o modelo carreira denominado  em Y, neste o profissional tinha que se decidir se seria especialista ou iria para a área gerencial. Porém com o decorrer dos anos foi se verificando que os profissionais poderiam ter mais opções, sem a necessidade de optar por um caminho ou outro.

Nesta situação surge a carreira em W, uma alternativa à carreira em Y, onde os profissionais têm duas opções: seguem ou como especialistas, ou como gestores. Nesta nomenclatura encaixam estas duas coisas. Onde o técnico não precisa mais deixar de colocar a mão na massa para se tornar gestor.

Esta carreira em w ocorre mais na área da saúde onde estão  introduzindo essa forma de desenvolvimento profissional.

Há a necessidade de ter muita clareza sobre as funções para que não se crie as expectativas e nem gerem frustrações. Por isso, é importante, na hora de uma promoção, entender exatamente quais serão as novas atribuições e como será o equilíbrio entre gestão e parte prática.

Para poder introduzir esse sistema W deve se receber um apoio da instituição e acompanhamento para ver as exigências de cada função .

Podemos verificar que nem todos os profissionais buscam  a gerencia para sua satisfação profissional , muitas realizações podem ser obtidas em cargos técnicos e muitas vezes operacionais.

Para ser um profissional w deve o mesmo desenvolver competências específicas, tais como liderança, noção de  gestão de pessoas, bom relacionamento interpessoal, ter uma  tomada de decisão rápida saber oferecer e dar feedbacks para os profissionais que estão a sua volta.

Conclusão

Podemos concluir que esse sistema de gestão w fara com que os profissionais sejam deslocados para grandes projetos não alterando em nada sua ascenção na empresa ou organização.

Cabe ao funcionário escolher se o mesmo quer ser w, x ou y em uma organização.

Abstract


            This article demonstrates what the system w career , their difference for others and how it applies . 

Referências Bibliográficas

  • https://ciranda.me/beatrice/activity/31336