Introdução:

O texto fala sobre o chamado de Jeremias, nascido em Anatote, da tribo de Benjamin, filho de Hilquias, ele é considerado o profeta chorão, tem esse nome porque ele chorava pela nação de Israel, que não queria ouvir a voz do Senhor e estava prestes a ser exilado e ser escravizado pelos Babilônios, porque não quiseram ouvir os conselhos do Senhor, não quiseram se arrepender, então Jeremias chora ao ver o fim trágico que estava por vir à nação de Israel. Ele é conhecido, também, como o profeta da esperança, porque Deus não deixaria o seu povo escravo durante muito tempo. Jeremias é considerado um tipo de Cristo no A.T, pois ele demonstrou grande compaixão pelo seu povo, sofreu muitas perseguições nas mãos do seu povo, mas perdoou, essas são algumas características que vemos, também, na vida de Cristo. Deus tinha feito uma promessa em que chegará um dia em que se lembrará do seu povo e o libertará, e foi isso que aconteceu, depois do castigo e arrependimento, Deus traria seu povo de volta a Judá, puniria as nações que os havia punido e cumpriria a sua antiga aliança com Israel. E ainda lhes daria uma nova aliança e escreveria a sua lei em seus corações. O trono de Davi seria novamente estabelecido. A nação de Israel viveu como escravo na Babilônia durante muitos anos, sob o poder de Nabucodonosor e depois Deus os libertou.

Podemos ver, também, que o texto traz informação a respeito do tempo do ministério de Jeremias, ele profetizou durante cerca de 40 anos nos reinados de Josias até o quinto mês do exílio no reinado de Zedequias. Nós encontramos o próprio Deus chamando o profeta Jeremias (V.4), Deus diz: antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e Ele prossegue dizendo que constituiu Jeremias como profeta às nações, Deus fez um chamado pessoal e direto a Jeremias, ele tinha apenas 24 anos quando Deus o chamou para o ministério de profeta, então Jeremias recua, fica com medo, mostra com isso uma atitude nobre diante da grandeza da obra de Deus, então ele procura algumas desculpas, como: eu não sei falar, eu não passo de uma criança, mas Deus começa a falar de forma séria com Jeremias dizendo_aquele a quem eu enviar irás, tudo que eu mandar falar falarás, e o mais importante: “não temas eu sou contigo para livrá-lo”. Deus não chama pessoas especiais, mas transforma pessoas comuns em pessoas especiais.

Deus estendeu a mão, tocou a boca de Jeremias e disse: eis que ponho na tua boca as minhas palavras, e te constituo sobre as nações e sobre reinos para destruir e arruinar, e também para edificar e para plantar. Jeremias sofreu muita oposição e sofrimento, porque ele falava justamente aquilo que o povo não queria ouvir, ou seja, a nação de Israel estava andando na direção oposta a vontade de Deus, e não queria seguir os mandamentos do Senhor, não queria ouvir os conselhos de Deus, eles queriam seguir os seus próprios caminhos, cultuando outros deuses, fazendo alianças com outras nações, praticando idolatria e outras abominações, por isso que Deus levanta Jeremias para ser boca do Senhor àquele povo.

Você já atendeu ao chamado de Deus, ou, ainda, está inventando desculpas como fez Jeremias?

Temos muitas lições a aprender nessa passagem em que Deus convoca Jeremias para ser profeta às nações.

1ª) DEUS NOS ESCOLHEU DESDE O VENTRE MATERNO (V.5)

            Você consegue compreender isso? Como Deus pode escolher alguém, mesmo antes dela nascer? Essas palavras mostram o caráter do amor de Deus, Ele nos amou antes de nós nascermos, o amor de Deus não tem comparação, você é muito especial para Ele, ninguém tem um amor igual ao de Deus, você é objeto do amor incondicional de Deus. (Isaías 43:1 Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: não temas, porque eu te remi. Chamei-te pelo nome, tu és meu). Antes de Jeremias nascer Deus já havia determinado que ele seria profeta, Deus tem um plano para cada pessoa, o objetivo de Deus é que você viva de acordo com a vontade dele, que você deixe Deus realizar esse plano na sua vida. Muitas vezes, atender ao chamado de Deus pode trazer sofrimento, perseguição, a Bíblia diz que: “quem quiser viver piedosamente em Cristo sofrerá perseguição” (II Tm 3.12), porém Deus sempre promete que estará conosco, nunca nos abandonará, Mateus 28.20 “eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos”. Deus chama os pequenos para envergonhar os grandes, Deus revela o seu poder na vida de pessoas que para a sociedade não são nada, mas para Deus tem um valor muito grande. Então, Deus te escolheu, te deu um dom, e este deve ser usado para a glória a Deus.

2ª) DEUS DIZ NÃO TEMAS (V.6-8)

Deus chama Jeremias pessoalmente e lhe dá uma missão, profetizar a nação pecaminosa de Israel, mas Jeremias começa a inventar desculpas, já começa a chorar no dia do seu chamado dizendo: eu não passo de uma criança, não sei falar.

Talvez você já tenha dado muitas desculpas para não cumprir o chamado que Deus tem para você, você não quer assumir cargo na Igreja, não quer evangelizar, não quer orar, não quer jejuar, não quer saber de compromisso com Deus, não quer ajudar em nada, somente ficar sentado no banco e ver o tempo passar, talvez com medo de se expor, com medo do seu projeto não dar certo, com medo do que as pessoas vão falar, mas Deus está falando para você_ “não temas, eu sou contigo”. Pegue essas palavras dirigidas a Jeremias como se você para você, guarde-as no seu coração, e toda vez que pensar em desistir, no meio da dificuldade lembre-se delas e tenha força, tenha fé que Deus vai te ajudar, Ele não vai te deixar só. O chamado é o lugar onde Deus quer que a gente esteja.

3ª) SOMOS PORTA-VOZES DO SENHOR NA TERRA (V.9-10)

            Aqui Deus dá autoridade a Jeremias, Deus lhe toca a boca como sinal de unção, de autoridade, é como se Deus dissesse para as pessoas_ ouça a Jeremias, porque as palavras dele são as minhas palavras. Você já imaginou o privilégio que é proclamar a palavra de Deus? Deus te escolheu para ser um embaixador Dele aqui na terra, ser um representante, um porta-voz, em Romanos 10.15 diz: “quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas”, você quer ter os pés formosos? Anuncie o evangelho, compartilhe a Palavra de Deus.

            Não importa para qual ministério Deus te chamou se foi para ser Pastor, diácono, ministro de louvor, missionário, trabalhar com crianças, mestre, profeta ou zelador, o que Deus quer é que você seja um porta-voz Dele aqui na Terra, Deus quer usar você para ser boca de Deus, para falar as outras pessoas aquilo que Ele fez na sua vida, e que, pode, também, fazer na vida de outras pessoas. Deus tem uma palavra de coragem para cada um dos seus escolhidos, Deus está dizendo para cada um de nós não inventar desculpas, dizendo que não sabe falar, que não passa de uma criança, Deus está falando não temas, eu sou contigo.

CONCLUSÃO:

Talvez Jeremias evitasse o chamado do Senhor por medo das pessoas, medo do sofrimento, da perseguição, ele sabia que iria passar por tudo isso, mas Deus quis mostrar para Jeremias o quanto Ele é poderoso, os planos que Deus tinha para nação de Israel e para a vida de Jeremias teria que se cumprir, Deus vela sobre a sua Palavra para cumpri-la. Deus tem um plano na vida de cada um, tem um propósito específico para cada filho Dele, talvez você não tenha ouvido, ainda, a voz do Senhor, mas Ele está te chamando agora, neste momento, Ele quer ter um encontro contigo, assim como falou com Jeremias, Deus quer falar com você diretamente, te chamar pelo nome. Ele te amou desde o ventre de sua mãe, Ele está falando não temas eu sou contigo para te livrar de qualquer coisa, eu te dou autoridade, Ele quer que você seja boca do Senhor aqui na Terra.

Deus permitiu que seu povo fosse escravo na Babilônia, por causa do pecado, por causa da rebeldia, mas a misericórdia Dele é grande, depois de muitos anos Deus os resgata das mãos de Nabucodonosor, livra Israel da escravidão, porque Deus cumpre sempre com sua palavra.