NÃO DEIXE FALTAR O AZEITE

Texto: Mateus 25.1-13

Introdução:

No capítulo 24 Jesus começa a falar a respeito da sua segunda vinda, Ele fala sobre o princípio das dores, sobre a grande tribulação e sobre como acontecerá a sua segunda vinda propriamente dita, depois Jesus cita algumas parábolas fazendo comparação com o reino de céus, e são parábolas que nos ensinam para ficarmos preparados e vigilantes para o volta de Cristo. Jesus fala sobre a parábola da figueira, a parábola do bom servo e do mau, das dez virgens, que será objeto da nossa meditação e dos talentos, todos trazem uma mensagem de alerta, de vigilância, e depois culmina com o grande julgamento, tempo em que Jesus virá como Juiz, cheio de glória e majestade e julgará todas as nações.

O contexto nesta parábola das dez virgens é sobre um casamento, que inclui os preparativos, a festa, tradições e seus vários significados. Então Jesus usa esse acontecimento do casamento para transmitir uma mensagem de extrema importância para a Igreja, que é sobre a sua volta, sobre aquele grande dia em que vai se encontrar com a sua Igreja.

A cerimônia de casamento é geralmente precedida de um ritual, cada cultura tem os seus costumes, suas tradições. Aqui no Brasil a noiva geralmente usa um vestido branco, já na China usam-se três, podendo trocá-los durante a cerimônia, na Índia a noiva pinta as mãos e pés com desenhos de renas, muito bem trabalhados, os celtas, ciganos e alguns afro-americanos pulam uma vassoura, simboliza a sorte e felicidade, os gregos quebram pratos para mostrar que estão muito alegres, na cultura judaica o noivo quebra copos de vidro com os pés, para eles significa sorte, então são vários rituais e costumes diferentes em cada cultura.

Na época de Jesus, entre o povo judeu, o casamento também era um momento muito especial, todos os rituais eram bem ensaiados preparados com antecedência, as festas duravam sete dias, às vezes, até mais. Na cultura judaica a noiva, juntamente com suas amigas mais próximas, se enfeitava e esperava o noivo vir buscá-la, então cada uma levava a sua lâmpada e azeite, o noivo também se enfeitava e acompanhado dos seus amigos iam cantando e dançando com instrumentos já em clima de festa para buscar com noiva, e após, todos voltavam para o local onde seria realizada a cerimônia do casamento. Acontece que, às vezes, o caminho era longo e acabava o azeite e as mulheres tinham a responsabilidade de trazer azeite de reserva para iluminar o caminho de volta. Então Jesus fala que as prudentes são as que trouxeram uma reserva, as néscias não se preocuparam com esse detalhe, e por fim apenas as prudentes entram na casa para a cerimônia, após a porta é fechada e quem chega depois é considerado indigno e não pode entrar.

A quem podemos comparar as virgens dessa parábola? Aos crentes de hoje, alguns são prudentes, outros não.

Quem é o noivo? É Jesus, que vem buscar a sua Igreja.

O azeite é a reserva, simboliza a prudência, a vigilância, a presença do Espírito Santo, por isso não basta apenas dizer: eu sou crente, sou da igreja tal, meus pais são crentes, tem que ter algo a mais, tem que refletir na sua vida pessoal, tem que haver a mudança operada pelo Espírito Santo.

A pergunta que Deus faz para nós hoje é: como está a tua vasilha de azeite? Está cheia ou vazia? Você está agindo como um crente prudente ou néscio?

Algumas recomendações de Jesus para nós nessa parábola:

  1. TODOS NÓS VAMOS NOS ENCONTRAR COM DEUS (v.1)

Todas as dez virgens saíram ao encontro com o noivo, o texto diz que todas foram ao encontro, mas é importante destacar que havia uma diferença entre elas, cinco eram prudentes e cinco eram néscias, cinco estavam preparadas com uma reserva de azeite, mas as outras não.

Somente esse aviso que Jesus deu já era para nós corrermos para Deus imediatamente. O profeta Amós deu um recado à nação de Israel: “prepara-te Israel para encontrares com o teu Deus”. Então, todos vão prestar contas um dia para Deus e não pense que vai ser um encontro qualquer, vai ser um encontro com o próprio Deus. O que você tem feito da sua vida? Você acha que está levando uma vida que agrada a Deus? O que você vai ter para oferecê-lo naquele dia?

Comece a partir de hoje a encher a sua vasilha com azeite, seja prudente, pois quando Jesus voltar você estará com a reserva para poder acompanhá-lo até a grande cerimônia de casamento entre Cristo e sua igreja.

  1. DEVEMOS ESTAR PREPARADOS (v.3-4)

As virgens prudentes levaram além das lâmpadas o azeite de reserva, porque elas não queriam ficar de fora como aconteceu com as néscias. Então como nos prepararmos? À medida que oramos mais, e jejuamos, lemos a Palavra, consagramos a nossa vida, renunciamos ao pecado, Deus vai enchendo a nossa vasilha, uma oração, uma colher de azeite, uma leitura da Palavra, mais uma colher de azeite, evangelismo, mais uma colher de azeite, é assim que Deus faz, e quando você menos esperar estará transbordando, cheio de Espírito Santo, a sua vasilha vai estar cheia de azeite para iluminar a vida das pessoas por meio da luz do evangelho de Cristo. O crescimento espiritual do crente é gradual, como diz a Palavra: “de glória em glória”.

Deus está falando para cada um de nós: “te prepara, eu estou voltando”, e Deus quer encontrar uma noiva linda, santa, ataviada, pura, sem ruga ou mácula.

De que você está enchendo a tua vasilha? O que você tem acumulado na tua vida? Coisas que edificam ou coisas que trazem vergonha para o nome de Cristo. As néscias se esqueceram de uma coisa muito importante, o azeite, não deixe faltar o azeite na tua vida, Ele significa a presença do Espírito Santo, não se afaste do Espírito Santo, não O entristeça, ande com Ele o tempo todo e você crescerá na presença do Senhor cada dia mais.

 

  1. NÃO SABEMOS O DIA QUE JESUS VIRÁ (v. 13)

Nesta parábola, as virgens foram tomadas de sono e adormeceram, todas acordaram quando o noivo apareceu, mas somente as que tinham reserva de azeite puderam acompanhá-lo para as bodas, as outras ficaram de fora e a porta foi fechada, elas até tentaram entrar dizendo (v.11): “Senhor, senhor abre-nos a porta!, mas Cristo respondeu: “não vos conheço”

Muitos já marcaram datas da segunda vinda de Cristo, mas todos caíram no descrédito, porque a Bíblia diz em Mt. 24.36 que nem os anjos, nem o filho, somente o Pai sabe quando será o dia e hora, então não acredite quando marcarem data da volta de Cristo. Mas isso não é desculpa para ficarmos despercebidos iguais as virgens néscias, devemos ficar alertas. Jesus já avisava ao povo há mais de 2 mil anos, isso quer dizer que a volta Dele está mais perto que antes. A volta de Cristo vai ser visível a todos (Mt 24.27). Jesus pode voltar agora, amanhã, depois de amanhã, não sabemos, mas devemos aguardar com grande expectativa a volta de Cristo. Surgirão novos céus e nova terra, não haverá mais dor, nem lágrima, sofrimento, enfermidades. Em 1 Co 2.9 diz: “Nem olhos viram ou ouvidos ouviram, nem penetrou em coração humano o que Deus planejou para aqueles que o amam”. Você pode ter experimentado várias alegrias aqui nesta terra, ter conhecido lugares paradisíacos e lindos, mas nada disso se compara ao que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Será um lugar de alegria eterna, então devemos estar ansiosos por este dia, com o coração ardendo pela volta de Cristo. Você está ansioso pela volta de Cristo, ou você nem se preocupa mais, nem pensa mais sobre o assunto, achando que vai demorar muito ainda. Qual é melhor? Viver aqui nessa terra sofrendo as mazelas do nosso pecado ou na glória com Cristo? Com certeza, a nova Jerusalém é muito melhor que qualquer lugar nessa terra.

Conclusão:

Precisamos estar vigilantes e sermos crentes prudentes, pois um dia nos encontraremos com o Senhor, precisamos estar preparados para esse dia e também ansiosos e aguardando com grande expectativa pela volta de Cristo, pois não sabemos nem o dia, nem a hora, mas temos uma certeza: Ele vem! Maranata, Ó vem Senhor Jesus!