NA VIDA, NEM TUDO SÃO FLORES!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Em edições passadas, escrevi refletindo sobre esse tema dentro do contexto atual, parece estarmos predestinados a conviver com corruptos, demagogos, salafrários, especialmente no campo  político. Não afirmo que sejam todos, mas muitos deles nos fazem desacreditar em na ‘política’. Não fosse apenas estes ‘politiqueiros’ que nos vergonham e nos levam a perder a credibilidade da importância da cidadania, também acabamos sendo levados a perder a confiança nas instâncias jurídicas, elas também estão deixando a desejar!

Neste artigo procuro novamente refletir as consequências deste fatos, eles nos trazem a tristeza, colocam em dúvida a crença na honestidade, na motivação do dever cumprido e se realmente vale ‘sonhar’ com dias melhores, principalmente  mediante o trabalho diário. Mas, todas estas constatações, devem nos levar a reflitir com maior profundidade sobre alguns aspectos de nossa existência!

Será que na vida tudo são flores? Dificuldades e problemas: quem não os têm? Viver nesta época, onde somos induzidos a pensar que somente prazer e  felicidade momentânea é fruto de mera satisfação pessoal, fazem com que perdamos a dimensão do coletivo. É justametne este individualismo, com a vida pautada no desejo passageiro que levam ao desencanto e a perda do sentido de estar neste mundo!

Esta desmotivação, no sentido psicológico, atrelado com a falta do comprometimento coletivo, pode levar muitos a terrível depressão, melancolia ou algo neste sentido. Em que pese as afirmações de especialistas, constata-se que ao se perder o sentido do viver, a dureza e amargura impregna-se, ou seja, os espinhos tiram o brilho das flores!

Quem busca viver num casulo, perde a preocupação com as demais criaturas! Esta triste constatação não permite a abertura para os encantos do viver. Desta forma temos uma sociedade hipócrita, refletida em meras aparências, enganos e no faz de conta, assim como vivem os grupos anaunciados no primeiro parágrafo deste artigo. Além destes perniciosos grupos, temos também as novelas, programas de reality show, canais de youtube e outros meios de informação que retratam aspectos da realidade que corrói este mundo: ganância, corrupção, enganação, desejo incontrolável de crescer por qualquer custo, caso preciso, até matar o ser humano. Quanta contradição: nunca o ser humano desfrutou de tanta comodidade e benefício como na atualidade, entretanto, a satisfação e infelicidade impedem as criaturas de não ver flores em seu viver!

Releia os dois primeiros parágrafos deste artigo e tenha consciência que não se deve deixar de ver flores no caminho e nem deixar faltar coragem para enfrentar os obstáculos, mesmo frente a grupos que queiram nos enganar! Quando o ser humano se abate pela tristeza, sente-se impossibilitado para ver a felicidade, contudo, deveria compreender que viver nem sempre é estar ladeado por flores ou situações ‘boas’, mas é preciso enfrentar os desafios e entender que nos pequenos detalhes da existência estão seus encantos! 

Se vivemos no tempo onde corrupção e faz de conta estão em alta, precisamos ter vontade de lutar, ter coragem e perceber que nem tudo na vida corre como desejamos. Enfrente as contrariedades e os obstáculos diários! Nem tudo são flores! Saiba que no final do túnel há luz, pois, nada na vida é impossível quando se acredita nos seus sonhos! As flores podem deixar de existir, quando se imagina que as vitórias são fáceis. Que sentido tem o que se consegue na facilidade? O que vem sem luta não tem valor!

Deus permita que saibamos entender que na vida nem tudo são flores, mas com fé, esperança e vontade de enfrentar e lutar quando há percalços da existência, assim conseguiremos driblar estes obscuridades, tornar-se vencedor e sentir a beleza e o perfume das flores!