Estamos cerceados de informações, e por vezes sofremos cobranças para arquivamento delas como se fossemos máquinas/computadores.  Somos avaliados em função da nossa capacidade de memória, do que possuímos, do que representamos no mundo social. Não somos um “equipamento” simples, somos seres humanos e muito complexos.

 

A memória representa a base, o alicerce da personalidade humana. A memória genética influencia no processo de formação da personalidade, das emoções e das cadeias de pensamento, mas não podemos esquecer-nos da nossa memória historia. Esta  adquirida e incorporada ao longo de nossa existência e que é capaz de influenciar o universo dos pensamentos, alterar a as respostas emocionais e intelectuais.  Precisamos ter ciência de que a memória genética não condena o ser humano, pois ela pode ser trabalhada através da educação psicodinâmica dos mordomos da mente, usando a arte da duvida, da critica e da pergunta.

 

A memória histórica divide-se em: memória de uso contínuo (MUC) e memória existência (ME).

 

A atuação do fenômeno RAM — registro automático da memória — produz um processo espontâneo e inevitável de formação da história intrapsíquica. Precisamos evitar que pensamentos e imagens aterradoras sejas criadosna MUC e na ME, pois a leitura constante destes pensamentos gera ansiedade e angustia e o  fenômeno RAM tem preferência por registrar privilegiadamente as experiências que tenham mais tensão. Desta forma surge um ciclo vicioso e danoso a saúde psíquica.

Quanto mais nos entulhamos de informações, pior será a qualidade de vida, alarga a MUC e faz com que o fenômeno do autofluxo construa pensamentos em uma velocidade que controla o EU transformando-o em mero consumidor e afetando-o com a Síndrome do pensamento acelerado(SPA).  A quantidade de informações é grande, mas sem qualidade, pois estão desorganizadas, não constroem cadeias de pensamentos, não resulta em desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência.  Os principais sintomas da SPS são a irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, dores de cabeça e taquicardia. 

 

A fadiga surge porque o excesso de pensamento usurpa a energia do córtex cerebral. A SPA fomenta os pensamentos antecipatórios, irrelevantes, preocupações tolas e estúpidas, alimentando, ainda mais, a fadiga.

 

Quando o EU torna-se um mero consumidor ele deixa de exercer o papel de um excelente gestor e perde a capacidade de desacelerar os pensamentos e assim não consegue proteger o intelecto e a emoção. Investivamente o cérebro bloqueia a memória, gerando o esquecimento, os lapsos de memória.

 

A prevenção esta em usar a arte da duvida e da critica. Devemos criticar as idéias fixas e pensamentos perturbadores e angustiantes. Criticar a ansiedade pelo excesso de informações, e a necessidade excessiva de estar em evidencia social e profissional. Permita-se contemplar a verdadeira beleza da vida, cuide, realmente, dos que lhes são caros, separe o final de semana e curta a família, os amigos. Ame-se e só assim poderá amar ao outro, pois só cuidamos corretamente dos outros, quando aprendemos a cuidar de nós mesmos.