1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa de referências bibliográficas visa conhecer os métodos utilizados por Maria Montessori, analisar e criticar a contribuição deixada para a educação infantil.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Este trabalho tem por finalidade, analisar quais as contribuições que Maria Montessori deixou para nossa educação, tanto em salas de aula montessorianas, bem como nas demais. Relacionar, o modelo de educação montessoriana e seus métodos educacionais. Quais os impactos na educação infantil, as relações de independência e escolhas desses alunos. A formação do educador montessoriano, suas relações com os materiais utilizados e métodos avaliativos. E ainda como é a rotina numa sala de aula montessoriana. Sendo assim, a problemática de investigação para o futuro trabalho de conclusão de curso é: Quais os métodos e contribuições deixados por Maria Montessori, para a educação infantil?

1.2 QUESTÕES NORTEADORAS

Para a compreensão do problema proposto, foram criadas a seguintes questões norteadoras: Quais os pilares da Educação Montessoriana? Para quem é a Educação Montessoriana? Como se dá a formação do Professor Montessoriano? Quais os métodos utilizados numa sala de aula Montessori, na Educação Infantil?

1.3 OBJETIVOS

O objetivo geral da pesquisa é investigar e conhecer os benefícios da Educação Montessoriana na Educação Infantil. Como objetivos específicos a pesquisa busca: apresentar os princípios básicos da Educação Montessoriana; Identificar a quem se destina esse modelo de ensino; Demonstrar o processo de ensino-aprendizagem do professor Montessoriano; Classificar o método de ensino, materiais utilizados e como se dá a rotina numa sala de aula Montessoriana.

1.4 JUSTIFICATIVA

A justificativa está pautada nas diversas teorias apresentadas, e necessidade dos pais e educadores comprometidos com a formação integral e social das crianças, de conhecer o universo educacional. Papel fundamental, para o sucesso do trabalho. Permitir um aprofundamento do estudo e conhecimento deste método “não tradicional”, e seus impactos na educação infantil. Avaliar criticamente, como a liberdade em sala de aula, pode ajudar na formação dessas crianças e quais são os resultados obtidos através deste método de ensino.

1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Essa pesquisa se baseia em livros escritos pela própria Maria Montessori, teóricos que seguem a mesma linha, como Demerval Saviani, por exemplo, e ainda por artigos publicados sobre tema. Uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica, com o intuito de enriquecer o conhecimento sobre o método e seus efeitos na educação infantil.

REFERENCIAS

Duarte, Aldenia Pereira Mota – Contribuições de Maria Montessori para as práticas pedagógicas na educação infantil. Disponível em: Acesso em 13/11/2017 Fontenele, Shirley Maria da Cunha e Silva, Krícia de Sousa – A contribuição do método Montessoriano ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Disponível em Acesso em 13/11/2017 Junges, Marcia - Montessori e suas contribuições para a Pedagogia Moderna, Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Disponivel em: Acesso em 15/11/2017