JUSTIFICAR E JUSTIFICATIVA: UMA BASE E DIRECIONAMENTO AOS TRABALHOS DE PESQUISA

 

Texto produzido em 15 de abril de 2020 e divulgado em abril de 2020 em Santa Maria do Uruará, Prainha – Pará.

 

Por: Sydney Pinto dos Santos[1]

 

Etimologicamente, a palavra justificar vem do português, em consonância com justificare, possíveis aportes de assistência significativa, a qual pode corresponde ao infinitivo latino justificare. O que também pode ter vindo do grego através do verbo δικαιόω (lê-se: dikaióo, justificar). E que segundo Aquino (2015), δικαιόω: (1) pegar uma causa, mostrar justiça, fazer justiça; (2) dar um veredito favorável, vindicar; (3) fazer com que alguém seja libertado de reivindicações pessoais ou institucionais que não mais podem ser consideradas pertinentes ou válidas, fazer livre/puro; (4) demonstrar estar moralmente correto, provar estar certo.

Assim, justificar, morfossintaticamente, significa:

1. Declarar justo.

2. Provar que não podia deixar de ser.

3. Dar razão plausível de; fundamentar.

4. Demonstrar a inocência de.

5. [Tipografia] proceder à justificação de (linhas).

 

Desta forma, Lisboa (2005), esclarece que: JUS era “o Direito, a Justiça, o Tribunal onde esta era aplicada”. Daí se formou a palavra JUSTUS, “reto, justo, legítimo, o que segue o Direito, legal”, para nós hoje JUSTO, de onde saiu diretamente JUSTEZA, bem como JUSTIFICAR.

Portanto, justificar estabelece a relação do verbo com o substantivo feminino justificativa, que segundo o DOP significa “Motivo; razão, causa, argumento ou algo usado para comprovar ou provar a veracidade de um fato, de uma ação praticada”. O que permite dizer que a justificativa estabelece as causas essenciais e primordiais para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou de um trabalho acadêmico, a fim de responder “ O PORQUÊ”! PARA QUEM! PARA QUAIS FINS!

Pois o “Porquê’ significa o motivo ou a razão elementar para a proposta e instalação de elaboração de um trabalho que possibilite as condições necessárias de viabilidade de desenvolvimento de uma pesquisa séria, diante a um problema incomodativo ou perturbador no espaço de vivência ou nas relações sociais viventes.

Para quem, propõe estabelecer uma relação de aproximação entre o autor/proponente da pesquisa em consonância aos agentes receptores, seja apoiadores, leitores, colaboradores, investidores e outros da sociedade e dos variados campos da pesquisa.

Para que fins, atua no sentido de declarar para uma finalidade específica ou finalidades diversas, como: informação á comunidade científica, à sociedade de forma geral, ou a um campo específico, como a educação e a saúde, ou mesmo a acadêmica, ou sirva como suporte de pesquisas futuras em outras pesquisas, ou seja, como fonte bibliográfica ou teórica a ser consultadas para a elaboração de outros e novos trabalhos.

Desta forma, não são as causas, motivos e razoes pelas quais se propõem a elaboração de um trabalho cientifico serem os processos mais importantes na justificativa, mas sim a quem irá atingir e qual as suas fundamentais finalidades na sociedade e/ou um campo de conhecimento específico.

Entretanto, nesta justificativa de trabalhos acadêmicos, precisamos ter o cuidado e a prudência de colocá-la em consonância com o que se quer realmente alcançar com os objetivos estabelecidos na proposta da pesquisa, seja ela de pesquisa de campo, bibliográfica, estudo de caso ou outro tipo qualquer de pesquisa acadêmica ou de cunho de conhecimentos específicos.

Saliento então que, diante das dificuldades do acadêmico pesquisador não encontrar uma justificativa para sua pesquisa ou seu trabalho, precisa ele se perguntar: para que serviria meu trabalho à sociedade? Qual a finalidade dele para melhorar o campo que ele irá interferir? Ou ainda, que contribuições à pesquisa ele servirá? Mais: que preciso colocar no contexto da minha justificativa que possa convencer o eleitor, o colaborador ou apoiador, que venha dá uma razão exata da existência dele para a ciência, a tecnologia, à informação, ao conhecimento, e de uma forma geral á sociedade em seus vários campos de atuação, ação e interação acadêmica ou educacional.

Portanto, ter uma justificativa no desenvolvimento de um trabalho de pesquisa ou outro, é ter um suporte de norteamento claro e coerente de que aquilo que se está produzindo é fundamental para o esclarecimento de um fato, tema ou situação-problema abordada. É a primordialidade de uma apresentação de um tema-problema que vale a pena debater e descobrir sua função real de construção do e para o meio que irá atingir.

REFERÊNCIAS

AQUINO, João Paulo Thomaz de. O que significa justificar (δικαιόω)? Uma introdução básica e diferente às discussões sobre a doutrina da justificação. In: Blog Logos Português, 2015.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/justificar [consultado em 15-04-2020].

LISBOA, Ricardo. Origem da palavra 2020. In: https://origemdapalavra.com.br/.

 

 

[1] Professor efetivo da rede Pública de Ensino de Prainha- Pará. Mestrando em Educação (Formação de Professores) UNINI/FUNIBER - 2020