O ponto chave de um sistema de gestão da qualidade está no item 5 da Norma ISO 9001: Responsabilidade da Direção. Para termos um sistema baseado na 9001, a Norma recomenda utilizar o ciclo P-D-C-A (Planejar ? Fazer ? Checar ? Agir). Em todas as áreas e para todos os itens normativos em uma empresa, deve-se aplicar o ciclo PDCA.

Mas principalmente para a Alta Direção o ciclo PDCA é imprescindível, isto por que a Direção é o cérebro de um sistema de gestão, coordenando e suprindo ao longo dos intervalos pré-estabelecidos (trimestral, semestral ou anual) os recursos para a melhoria contínua da qualidade da organização.

Em um sistema de gestão voltado a melhoria da qualidade, aplicando o PDCA, devemos normativamente falando melhorar o sistema de gestão que compreende a gestão dos documentos e registros, da administração, da produção e/serviço e da própria forma de ser fazer a melhoria, re-aplicando o PDCA continuamente.

Como fica estão a melhoria contínua dentro da Direção? Para responder a esta pergunta temos que levar em consideração os fatores das aplicações nos recursos da Direção ao longo do tempo, quais as ações promovidas pela Diretoria de forma a diminuir os refugos, as perdas em processo, as perdasd de tempo (sim, planejar como perder menos tempo), melhorar a monitoração e indicadores que tragam positivamente ações preventivas e corretivas a tempo.

Em nossa prática de consultoria, aconselhamos que a Direção utilize uma metodologia de indicadores operacionais intrinsecamente ligados aos indicadores gerenciais, de forma que a operacionalização nunca coloque em risco os indicadores gerenciais. Esta prática faz com que a Direção sempre obyenha um melhor retorno financeiro, porém demanda de duas variáveis: um planejamento real pela Direção, com objetivos da qualidade reais e práticos e uma aplicação de treinamento constante até a conquista da melhoria dos objetivos operacionais.

Um bom termômetro para se medir se um SGQ está melhorando continuamente é verificar se a Alta Direção promove ações para que os funcionários tenham autonomia para gerar produtos e serviços com a qualidade desejada pelos clientes. As vezes, entretanto, a figura de um mediador é necessária para chegarmos neste nível gestão.

O grande inimigo do planejamento, em qualquer nível da empresa é termos muitos experts em apagar incêndios. Esse é o grande desafio da alta direção num processo de mudança cultural voltada a melhoria contínua da empresa.