Atualmente, existe um baixo nível, para não dizer nulo, de empresas que exigem que seus fornecedores tenha implementada a ISO 14001, Como tudo se resume a números, vamos a eles. Pelos dados oficiais, existem menos que 400 empresas com certificado válido da ISO 14001. Se pegarmos o cenário das certificações, vemos que em comparação com a ISO 9001, a 14001 representa apenas 10% do total certificado. Em números arredondados, seriam 4000 certificações ISO 9001 contra 400 da ISO 14001.
Há também outros sistemas de gestão ambiental (NOSA, por exemplo), mas não são tão conhecidos e aplicados no Brasil (existe uma empresa com dupla certificação, 14001 e NOSA).

Mas por que certificar? Pra que gastar dinheiro se adequando a 14001?
Com a ISO 14001, caro leitor, existe a necessidade da empresa em :
- estar de acordo com a legislação ambiental (federal, estadual, municipal);
= Praticar ações de combate a poluição e prevenção da mesma,
- Analisar os possíveis impactos ambientais dentro de suas atividades e em relação a comunidade.

Estas deveriam ser a base de todas as empresas instaladas e o grande alicerce deveria também ser a certificação ISSO 14001. Mas infelizmente não é.
Os principais motivos deste cenário não se reverter deve-se a falta de políticas de incentivo do governo frente as necessidades de certificação (exemplos:
a) quais setores deveriam ter suas operações certificadas? b) Deveria existir uma linha de crédito para adequação fabril, a fim dos processos gerarem a menor poluição possível)
c) Os custos de implementação da ISO 14001 deveriam ser abatidos de impostos)

Todos estes exemplos fazem com que o empresariado recue na hora de decidir implementar a ISO 14001;
Não existindo obrigatoriedade, incentivos e planejamentos que levem as empresas a querer estar de acordo com um sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14001, podemos dizer que louváveis são as empresas certificadas ISO 14001, louváveis as que obrigam seus fornecedores a manter uma certificação ISO 14001 e também aquelas que solicitam aos mesmos provas documentadas de operações anti-poluição ou "anti-natureza" (certificados de origem de madeira, fumaça preta de veículos, ruído, etc)

As provas de que quando se fala em natureza devemos nos considerar um imenso organismo "vivo" estão aí, basta ligar a TV e ver a repostagem diáriade acidentes naturais. Mas não podemos nos isentar de fazermos a nossa parte, de implementarmos e conscientizarmos as empresas na necessidade de se adequar aos padrões ISO 14001 reconhecidos internacionalmente.

Termino com uma frase de Victor Hugo: "É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve."