Inteligência Emocional e a construção do saber

Emotional Intelligence and the construction of knowledge

Andréia da Conceição Dias de  Lima

 

 

Resumo

introdução: A Inteligência Emocional não vem sendo considerada, nem estudada mais profundamente em correlação as dificuldades de aprendizagem. objetivo: Apresentar as lacunas existentes nas pesquisas tanto no segmento saúde quanto no segmento educação no que refere aos estudos voltados para a pesquisa da inteligência humana e a construção do saber. Métodos: Pesquisa quantitativa no PubMed e SCIELO, de artigos relacionados a temática em estudo, seleção, inclusão e exclusão dos textos não pertinentes ao foco da pesquisa. Resultados: Foram encontrados 217 artigos, após leitura dos artigos foram selecionados quatro, 213 foram excluídos por apresentarem repetição e distanciamento do foco temático em estudo. Conclusões: Apesar de alguns autores tratarem a Inteligência Emocional como algo importante no processo de construção do indivíduo, principalmente nas crianças em idade escolar até os sete, ainda é bem tímido o estudo.

Descritores: Inteligência-aprendizagem-cognição

 

ABSTRACT

Introduction: Emotional Intelligence has not been considered or studied further in correlation with learning disabilities. Objective: To present the gaps in research in both the health and education segments regarding studies focused on human intelligence research and knowledge construction. Methods: Quantitative research in PubMed and Scielo, articles related to the theme under study, selection and exclusion of texts not relevant to the research focus. Results: A total of 217 articles were found. After reading the articles, four were selected, 213 were excluded due to their repetition and distance from the thematic focus under study.. Conclusions: Although some authors treat Emotional Intelligence as something important in the individual's construction process, especially in school-aged children up to seven years old, the study is still very shy.

Descriptors: Intelligence-learning-cognition.

 

INTRODUÇÃO

Os estudos sobre como a questão emocional interfere diretamente no processo de construção do saber são bem tímidos. Não há aprofundamento nas pesquisas, nem uma observação mais estreita sobre como o professor além de ser um transmissor dos conhecimentos sistemáticos, também é um mediador das emoções, suas construções e estímulos. Principalmente se o foco for a educação infantil, período em que a criança está em processo de formação e adaptação social, saindo de situações em que o eu é o centro e sendo introduzida em um ambiente em que o foco passa a ser o nós.

Entendendo a importância dos estímulos, sejam eles motivacionais ou sensoriais para a construção do processo de ensino-aprendizagem, em que o aprendente se constrói enquanto ser social, e traz consigo para o ambiente escolar toda uma constituição emocional de suas primeiras interações.

Os estudos que abordam a cognição emocional, relaciona-se a cognição adulta, no entanto as crianças em idade escolar quando trabalham com metodologias que consideram a inteligência emocional, em que a cognição afetiva é privilegiada na práxis pedagógica, os saberes são construídos em uma dinâmica fluída e eficaz; por outro lado não entender que cognição e emoção são interligados causa atrasos nas construções educativas.

 

OBJETIVO

Considerando a abordagem da temática emoção e cognição, procurando oferecer embasamento teórico por meio de revisões integrativas no panorama educacional, com foco na educação infantil e fundamental séries iniciais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância em se aprofundar a pesquisa de relação entre emocional e cognição para a construção do processo de ensino aprendizagem voltado para crianças.

 

MÉTODOS

A abordagem da pesquisa tomou como base a revisão bibliográfica de artigos relacionados a temática em estudo

Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados: PubMed e do Scielo.

Foram utilizados, para busca dos artigos, os seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: “Inteligência”, “Cognição”, “Aprendizagem”.

Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol; artigos na íntegra que retratassem a temática referente à revisão integrativa e artigos publicados e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos cinco anos.

A pesquisa teve suas maiores contribuições pautadas em Ganz Fernandez-Martinez, Ana María  and  Montero-Garcia, em que tanto a análise quanto a síntese dos sendo que tanto a análise quanto a síntese dos dados extraídos dos artigos, o estudo foi realizado por meio de descrição que alicerçou as observações, descrições e classificação dos dados coletados afim de sistematizar o conhecimento granjeado ao longo da revisão integrativa.

 

RESULTADOS

            A base para construção do banco de dados desta revisão foi alimentada por amostras compostas por sete artigos científicos selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Destes, três foram encontrados na base de dados Scielo e quatro na PubMed. O quadro 1 representa as especificações de cada um dos artigos.

            Esses artigos abordam em seu seio os processos emocionais, as construções cognitivas e a correlação entre elas, produzindo uma amostra com potencial para esta construção textual.

 

DISCUSSÃO

       O entendimento da importância em se correlacionar as questões emocionais aos processos cognitivos de construção do saber na dinâmica da práxis educativa, com crianças em fase escolar, muito tem a contribuir para o desenvolvimento da educação básica no Brasil.

 

 

Quadro 1. Artigos levantados nas bases de dados SCIELO e PubMed sobre Inteligencia, Cognição e Aprendizagem.

Procedência

Título do artigo

Autores

Periódico (vol, no, pág, ano)

Considerações / Temática

SCIELO

Programa de estimulação cognitiva "ativamente" para o ensino infantil.

Jucelia Santos GanzI; Luce Malba CamposII; Patricia Botelho da SilvaIII;

Rev. psicopedag. vol.32 no.97 

São Paulo  2015

 

Intervenções no contexto educacional com crianças pré-escolares são de suma importância para o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias à aprendizagem.

SCIELO

Contribuições para a educação em inteligência emocional da educação infantil

 

.

Ana Maria Fernández-Martínez 1 , Imaculada Montero-García 2

Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv vol.14 no.1 Manizales jan./junho 2016.

 

O trabalho dos professores não é apenas a transmissão de conhecimento acadêmico, mas também orientar nossos alunos a viver a experiência de aprender pela vida de uma maneira enriquecedora e inovadora. 

PubMed

A estrutura da cognição social: Em dependência (ter) de Processos sociocognitivas

Francesca Happ' e, 1 Jennifer L. Cook, 2 e Pássaro Geoffrey 1

Annu. Rev. Psychol. 2017. 68: 11,1-11,25 O Annual Review of Psychologyg

Cognição social é um tema de grande interesse e muita pesquisa, mas estamos longe de ter uma taxonomia ou fator de estrutura acordada de processos relevantes .

PubMed

A natureza emocional de conflito monitorização no medial prefrontal córtex

Blair Saunders, Hause Lin, Marina Milyavskaya, Michael Inzlicht

International Journal of Psicofisiologia

Explora a hipótese de que o conflito é emotivo, integrando perspectivas de ciência afetiva e neurociência cognitiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÕES

Com base no estudo dos artigos foi evidenciado a importância de se agregar metodologias voltadas para a inteligência emocional, propiciando uma visão mais ampla dos processos que constituem aprendizagem e emoção.

 

 

REFERÊNCIAS

 

FERNANDEZ-MARTINEZ, Ana María  and  MONTERO-GARCIA, Inmaculada.Aportes para la educación de la Inteligencia Emocional desde la Educación Infantil. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.53-66. ISSN 1692-715X.  http://dx.doi.org/10.11600/1692715x.1412120415.

 

GANZ, Jucelia Santos et al. Programa de estimulação cognitiva "ativamente" para o ensino infantil: a cognitive stimulation program for preschool children. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.97 [citado  2019-12-14], pp. 14-25 . Disponível em: . ISSN 0103-8486.

 

Anisfeld M. 1979. Interpretação “imitativa” respostas na primeira infância. Ciência 205 (4402): 214-15 Annaz D, Campbell R, Coleman H, Milne E, Swettenham J. 2012. jovens crianças com autismo espectro.

 

MARONA, Rosiliane Goulart e Mariana Vega. A Interferência Emocional na AprendizagemPsicologado. Edição 04/2014. Disponível em < https://psicologado.com.br/neuropsicologia/a-interferencia-emocional-na-aprendizagem >. Acesso em 14 Dez 2019.

 

Cassel, A., &Humphreys, K. ( 2016 ). Psychological therapy for psychogenic amnesia: Successful treatment in a single case study. Neuropsychological