Resumo
A eletricidade está profundamente ligada com as pessoas, hoje, não se pode mentalizar uma sociedade sem ela. Para que essa energia possa existir, há a necessidade da construção de amplas estruturas que suportem grandes volumes de água. Nesse trabalho, focaremos em mostrar como é produzida a energia que movimenta nossas cidades.
Palavras-chave: Eletricidade. Energia. Construção.
Introdução
De onde vem a energia elétrica?
A energia elétrica vem da força dos ventos, dos raios solares, da queima do gás natural e do óleo, do bombardeamento de átomos e da força das águas, como é o caso do Brasil. A energia do nosso país, é obtida principalmente por meio das usinas hidrelétricas.
Para física, energia é a capacidade de gerar trabalho. A energia é fundamental para geração de eletricidade, pois para tanto, é necessária a transformação, seja de movimento, como é o caso das hidrelétricas e eólicas, seja de calor, como é o caso das térmicas e solares, em eletricidade.
Como já citado, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte do abastecimento de energia no Brasil, cerca de 62% para ser mais exato, existem mais de 158 usinas espalhadas pelo Brasil, porém, para que essa energia possa ser transformada, são necessárias grandes obras de engenharia e infraestrutura para conter os grandes volumes de água, nesse momento entra o papel da construção civil para com a eletricidade, não apenas nesse momento, pois para que essa energia chegue em nossas casas são necessárias diversas intervenções e instalações, mas é aí que a construção tem papel fundamental na fase de concepção da eletricidade. Quando falamos de hidrelétricas devemos pensar em amplas obras que impactaram na vida de milhares de pessoas, pois a eletricidade ali produzida, irá percorrer longas distâncias, poste a poste, até chegar em nossas residências. Se pesquisarmos hoje, veremos que a transformação de energia por meio da força da água, é uma das formas mais limpas e sustentáveis de se obter a eletricidade, pois a água que passa pelas turbinas sai com as mesmas características que entrou, o único ponto negativo é que são necessárias inundações de amplas áreas, comprometendo assim a fauna e flora existente no local da inundação. Mesmo com esse dano inicial, a construção de uma hidrelétrica possui mais vantagens que qualquer outro meio possível de transformação de energia, pois a quantidade gerada é relativamente alta, e emite muito menos carbono na atmosfera do que uma térmica por exemplo.
A capacidade geradora de uma usina hidrelétrica vai depender do fluxo de agua existente no reservatório, e da capacidade para qual ela foi projetada. Itaipu é a segunda maior usina do mundo, segundo engenheiro Henrique Ribeiro, engenheiro elétrico na usina, ela possui uma capacidade instalada de transformação de 14000 MW de energia, e cerca de 36 milhões de pessoas dependem diretamente do seu funcionamento.