ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES - APC

PERÍODO: MAIO

 

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

Professor: Me. Ciro José Toaldo       Disciplina: História    Turma: 2º Ano do Ensino Médio

ALUNO: ________________________________________________________________________

 

Competências: Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.

 

Habilidades: (MS.EM13CHS201) 

Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

 

Conteúdos: Vínculos entre governo e Igreja Católica; Vivência religiosa no Brasil-Colônia; A Inquisição no Brasil; Círio de Nazaré; Fake News.  

 

Atividade/Metodologia: Esta atividade proposta aos alunos para dar continuidade ao estudo sobre a interferência das Fake News. Para tanto deverão aprofundar o conhecimento sobre a ligação da Igreja Católica com o poder econômico e político do período colonial do Brasil. Para tanto devem fazer o uso do livro de História do Segundo Ano, páginas 26 até 31. Devem procurar entender que, Fake News, são histórias falsas que, ao manterem a aparência de notícias são disseminadas para influenciar as pessoas. Afinal, notícias falsas tem capacidade potencial de influenciar, até mesmo no contexto histórico. Como estamos analisando a Idade Moderna que colocou o ser humano como a figura central da História, mas, isto acontecia de forma contrária no Brasil-Colônia. Portanto, podemos afirmar que a Contrarreforma atuou imensamente em nosso país. Após a leitura das páginas mencionadas acima, responder as questões propostas em anexo. 

 

 

 

Devolutiva da atividade: As atividades serão entregues via Google Classroom ou por material impresso fornecido pela coordenação da escola.

 

 

Avaliação e replanejamento: A avaliação acontecerá por meio da leitura do professor que levará em conta as ponderações dos alunos, bem como a sua escrita (ortografia). A atividade valerá de 0,0 a 10,0.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES - APC

PERÍODO: MAIO

 

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

Professor: Me. Ciro José Toaldo       Disciplina: História    Turma: 2º Ano do Ensino Médio

ALUNO: ________________________________________________________________________

 

ANEXO 

 

RESPONDER ESTAS QUESTÕES: 

 

  1. O que era o PADROADO e como ele demonstra que o Governo português era ligado com a Igreja Católica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Como você definiria a Vicência religiosa na sociedade dos colonos que viveram na época do Brasil colonial?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Como a Inquisição atuou no Brasil?
  2.  

 

  1. Entendendo o que são as Fake News atuais e buscando entender a ligação entre a Igreja e o Governo Português, enquanto governava o Brasil-Colônia. Será que também não havia notícias falsas naquele contexto? Pense, por exemplo na atuação da Inquisição no Brasil (pergunta anterior) e escreva um pequeno texto a respeito da ligação da Inquisição com Fake News.
  2.  
  3.