Introdução

Atualmente com o aumento da qualidade de vida, muitos anseios baseiam-se na melhoria de suas casas, quer seja em pequenas ou grandes reformas, necessárias devido à ampliação da família ou estéticas para atualização e valorização do imóvel. Reforma em construção civil significa qualquer intervenção no imóvel desde pintura a troca de pisos, ampliação, demolição, que traga modificações à mesma. Reformar preocupando-se com o meio ambiente, uso de materiais recicláveis que diminuam o impacto ambiental, alternativas sustentáveis nas reformas, este é o tema do artigo. Este estudo teórico-empírico com a pesquisa em bibliografias, sites, imagens, bem como experiência profissional ao longo dos 15 anos de carreira.
Método de pesquisa Para o levantamento das informações foi utilizado pesquisa bibliográfica on line, reportagens, enciclopédias, sites de empresas sustentáveis, resoluções do CONAMA, cartilhas de obras, melhor detalhados na bibliografia.
Também foi considerado experiência profissional de 15 anos na construção civil. Para maior aperfeiçoamento é necessário pesquisa de campo através de entrevistas em obras.
Resultados de Pesquisa Conforme revisão bibliográfica é possível verificar que há diversas alternativas para reutilizar o material. Bem como na pratica profissional descobre-se outras maneiras para reuzo das sobras.
Projeto Quando se opta por reformar, o projeto de reforma torna-se imprescindível, tanto para a correta execução estrutural, saber o que é possível modificar quanto o bom planejamento do sucesso da obra, que neste trabalho volta-se para a sustentabilidade. O projeto aliado a um bom planejamento permitirá uma obra buscando reaproveitamento quase total dos resíduos e elementos gerados na própria obra, bem como alternativas de reutilização. Os itens principais que são mais visados da natureza são:
ENERGIA, ÁGUA e MATERIAIS.
Em um projeto de reforma podemos readequar a iluminação e ventilação natural, parte-se do principio que uma vez já utilizado o imóvel é possível analisar seu uso, suas vantagens e desvantagens, o que deu certo e não deu, o que funcionava e passou a não mais se adequar com a atualidade. Buscar a ventilação cruzada, readaptar o sistema de esgoto caso de não estar ligado na rede pública, viabilidade de reuso das águas pluviais e das águas cinzas, linhas arquitetônicas através de reaproveitamento de material na própria obra. O planejamento dentro do projeto é o detalhamento de todas as etapas para a geração de economia e a correta reutilização de determinados materiais para o retorno financeiro e ao meio ambiente.
Nas reformas, a maioria troca pisos, azulejos, louças, metais e esquadrias. A demolição de pisos e azulejos e a regularização gera um volume alto de resíduos (entulho), porem é necessário uma maquina trituradora para transformar este material e reutilizar na própria obra, (esta maquina tem um valor de R$ 159.600,00 de pequeno porte, não sendo acessível a todas as obras, podendo ser locada por R$ 9.800,00 mensais na empresa Maquina Solo em são Paulo) e também reformas como, por exemplo, em apartamentos não tem como reutilizar na própria obra, sendo necessário recorrer a empresas de reciclagem deste material, que pode ser destinado a blocos de entulho, podem ser usados como agregados para concreto não estrutural. Equipamentos como esquadrias, bacias sanitárias, louças e metais podem ser vendidos, trocados ou doados para a continuidade de uso. Exemplos:
reaproveitamento de azulejos, louças e esquadrias reforma Horacio-Ubatuba ano de 2010 a 2011(fotos 1 e 2), reaproveitamento de madeira provinda da troca do telhado-reforma Nestor (foto3) para execução de deck, venda e  3 reutilização de esquadrias de madeira reforma Anderson para reforma Cassiano (foto 4). É possível estabelecer em projeto alguns reaproveitamentos destes materiais, exemplo;
pisos de cacos, oriundo da demolição, tocos de madeira oriundos do corte 45 graus das vigas do telhado vira piso, janelas e portas recolocadas. A reforma permite agregar novos conceitos de sustentabilidade visando a redução do impacto ambiental.

[...]