Histórico do Município de Mundo Novo (MS)

Professor Me. Ciro José Toaldo

O processo de colonização do município de Mundo Novo (MS) tem início a partir de 1953, quando começam a chegar às primeiras famílias, oriundas do Estado de São Paulo. Obviamente que as terras que deram origem a este município, foram habitadas inicialmente por índios guaranis-kaiwás[1] dessa região, mas como não havia nenhuma lei que protegesse os índios, foram constantes as lutas com fazendeiros.

A predominância dos guaranis-kaiwás nessa região, fez com que essa terra fosse chamada, inicialmente, de Tapuo Porã, que significa Rancho Bonito, mais tarde no ano de 1958, passa a se chamar Mundo Novo, devido a fácil adaptação e alta produtividade da variedade do café MUNDO NOVO[2], cultivado pelos agricultores.

Os primeiros moradores destacam-se as famílias de João Germine Filho, João Marcelino da Silva, João Cunha Bueno, Otaviano Correia de Souza, Adjalmo Saldanha e Oscar Zandavalli. Essas famílias foram os primeiros a iniciar as derrubadas das matas, ou seja, os primeiros a trabalhar a terra e fixar residências para começarem o plantio de culturas agrícolas, como: milho, feijão, mandioca, amendoim, arroz e posteriormente café.

   A partir da década de 60, MUNDO NOVO ganhou um novo impulso de desenvolvimento, devido à política do Governo Federal de ocupar os espaços vazios e garantir a colonização das áreas de terras localizadas próximas da fronteia. Em 1967 o IBRA – Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, substituída mais tarde pelo Incra - Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária, iniciou a desapropriação das terras da região, através do decreto  Nº 60.316 de 007/03/67, modificado posteriormente pelo decreto Nº 63.631 de 10/11/68, num total de 72.978,83 hectares, implantando o processo de parcelamento e distribuição das terras em pequenas áreas. Os primeiros lotes, num total de 224, foram distribuídos de 13 a 27 de março de 1968, na do época Governador de MT Pedro Pedrossian e presidente da Republica (Governo militar) Artur da Costa e Silva.

   Com a distribuição dos lotes a região muda seu perfil cultural com a vinda de pessoas de diversos Estados brasileiros, com o pequeno núcleo urbano, ganhando as características de cidade. O município foi emancipado no dia 13/05/76, pela Lei estadual 3.693. Nessa época o governador do Estado de Mato Grosso era Garcia Neto, e Presidente da Republica o general Ernesto Geisel. Quando foi criado, MUNDO NOVO tinha uma área de 803 Km em 1992 o Município perdeu quase a metade de seu território com a emancipação do distrito de Japorã (MS), passando a ter 443 Km, ou seja, 43.000 hectares, sendo um dos menores Municípios de Mato Grosso do Sul em área. 

Sendo assim começaram as disputas políticas, os primeiros prefeitos de Mundo Novo foram nomeados, tendo em vista que neste período da Ditadura Militar os prefeitos das capitais dos Estados, das cidades localizadas nas faixas de fronteiras e as estâncias hidrominerais eram indicados, pelo Presidente da República. O primeiro Prefeito foi Antônio Gonçalves da Silva que ficou 16 dias no cargo, de 1º à 16 de fevereiro de 77, sendo substituído pelo comerciante Valter Pina (17/02 à 18/06/79), a seguir Cacildo Cândido Pereira que ficou no cargo ate maio de 80, vindo em seguida Augusto Guedes, ficou 2 anos no cargo, substituído por Daudt Conceição, no cargo de maio de 82 à abril de 85, assumindo posteriormente Ademar Antônio da Silva ate 31 de dezembro de 85. A primeira eleição direta para a escolha de prefeito em Mundo Novo aconteceu em novembro de 85 sendo eleito o médico José Carlos da Silva. Em 88 foi eleito Daudt Conceição que assume mais uma vez a prefeitura. Em 92 retorna ao cargo José Carlos da Silva, renunciando em 20 de abril de 95, acusado de ter cometido inúmeras irregularidades administrativas, assumindo em seu lugar o vice Ademar Antônio da Silva. Em 96 foi eleita prefeita a Professora Dorcelina de Oliveira Folador a qual permaneceu no cargo ate o dia 30/10/99 porque foi assassinada. Assumiu então o vice, Cleber Correia de Souza no dia 01/11/99 até o dia 31/12/2000 cumprindo então o restante do mandato, em seguida veio à eleição. Em 01/01/2000 assumiu o atual prefeito Humberto Carlos Ramos Amaducci, com dois mandatos.

A localização de Mundo Novo (MS)

Região cone sul de Mato Grosso do Sul, terra dos índios guarani. Faz fronteira com o Paraguai que está situado ao sul, divisa com o Estado do Paraná (município de Guairá), que fica ao leste, com o município de Eldorado situado ao norte e Japorã ao oeste no estado de mato grosso do sul.

O município de mundo novo esta situado a 458 KM de distancia da capital do estado que é Campo Grande, que esta ao norte de mundo novo.

Quanto aos recursos hídricos, o município conta com o rio Paraná, que separa Mato Grosso do Sul do Estado do Paraná, tendo o clima tropical úmido que apresenta duas estações: o verão com um período de calor intenso e chuvoso de outubro a abril e o inverno, predominante nos meses de maio a setembro, com secas, onde pode ocorrer forte geada devido as frentes frias.

 

[1] Com o fim da Guerra do Paraguai (1870), começou a se fortalecer as fronteiras e demarcar a área tomada pelo governo brasileiro, foi onde se criaram grandes fazendas na divisa do Brasil com o Paraguai (sul do MS).  Nessa época, uma das famílias mais famosas da região, os Larangeiras, conseguem várias terras na divisa aonde cultivavam o "Mate Larangeiras"; com essa família se inicia a grande retirada dos índios de seu território.

[2] O agricultor/pioneiro Silvar Azevedo Rodrigues de Mundo Novo, continua sendo um dos produtores de café, como nos velhos tempos, quando o município era considerado um grande produtor de café. Esse agricultor chegou em Mundo Novo em  1956, justamente para plantar café.