Marcos Henrique da Silva Raimundo 

RESUMO

O presente artigo relata como foi a influência do Pensamento da Reforma Protestante no Brasil. O objetivo do mesmo foi registrar quais foram os principais acontecimentos e fatores que possibilitaram o desenvolvimento das ideias do período da Reforma no Brasil. Para tanto, foram estudados diversos artigos e obras sobre o tema disponíveis em livros físicos e na internet. Após a análise desses dados, percebeu-se a influência da internet para a propagação dos ensinamentos da Teologia Reformada. Esses ensinos estavam foram expostos e registrados ao longo de toda história protestante brasileiro. Constatou-se que, devido à publicação de obras constantes de Igrejas históricas como Presbiterianas e Batistas , pôde-se aumentar a difusão das Doutrinas da Graça, uma vez que os dogmas reformados passaram a receber maior atenção, em tais publicações.

Palavras-chave:

Presbiterianos, Reformados, Teologia

 

ABSTRACT

This article reports on the influence of the Thought of the Protestant Reformation in Brazil. The purpose of the same was to record the main events and factors that enabled the development of ideas from the period of the Reformation in Brazil. Therefore, several articles and works on the subject available in physical books and on the internet were studied. After analyzing these data, the influence of the internet for the propagation of the teachings of Reformed Theology was perceived. These teachings were exposed and recorded throughout Brazilian Protestant history. It was found that, due to the publication of constant works by historical Churches such as Presbyterian and Baptist, it was possible to increase the diffusion of the Doctrines of Grace, since the reformed dogmas started to receive greater attention in such publications.

Key words:

Presbyterians, Reformed, Theology

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Durante muitos anos, o ensino do evangelho da época de Cristo e dos Apóstolos perpassou por toda a história do Cristianismo, sendo que por diversas vezes este ensino sofreu diversas mudanças , que acabaram desvirtuando o verdadeiro sentido do evangelho .

Foi no período da Reforma Protestante , sobretudo que o ensino mais próximo a realidade das escrituras foi retomado, sob o lema sola scriptura ( somente as escrituras). Ao longo deste trabalho iremos expor brevemente cada contribuição histórica para o pensamento reformado atual, e um pouco sobre os principais agentes que influenciaram e permitiram que a tradição reformada chegasse até nós no Brasil. Em última análise, faremos uma abordagem sobre o crescimento da teologia reformada no Brasil, suas causas e efeitos para os protestantes.

UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DA IGREJA

 

Vamos começar nossa reflexão sobre a Igreja Reformada lançando nossos olhares para o passado, alguns dos principais reformadores basearam os seus pensamentos em Agostinho. Conforme BETTENSON ( 1983) Agostinho nasceu na região que hoje é a atual Argélia, antiga Numídia no Século IV d.c.  Foi estudar retórica em Cartago, passando a viver , por vários anos , com uma concubina, com a qual teve um filho, Adeodato.

De acordo com BOISSET ( 1971) aos 19 anos chegou a conversão , passou a ler a Bíblia, mas a princípio preferia as Obras clássicas, como Cícero. Por cerca de nove anos foi Maniqueísta, contudo ao ouvir preleções de Fausto ficou desiludido, partindo para Roma e logo em sequência para Milão, onde começou a ouvir Ambrósio , se convertendo em 387 e sendo batizado pelo próprio Ambrósio.

Agostinho escreveu mais de 100 obras , dentre elas destaca-se Confissões. O grande mestre de Hipona , combateu diversas heresias de sua época como : os Donatistas que faziam a validade dos sacramentos depender da dignidade do ministro, ele desenvolveu uma teologia dos sacramentos que prevaleceu na Igreja do Ocidente , até entre os reformadores protestantes.

Conforme BOISSET ( 1971) nos últimos anos de sua vida , Agostinho enfrentou principalmente o pelagianismo. Pelágio era um monge irlandês que pregou no Norte da África e em Roma , ensinando que o pecado era questão de má escolha, ou seja ele negava o pecado original. Dessa feita, ele exaltava o livre arbítrio, deixando em segundo plano a necessidade da graça de Deus, que apenas facilitava a escolha do bem.

Porém, para Agostinho a queda afetou o homem por completo, principalmente em sua capacidade de escolha, por isso a necessidade da graça de Deus. Sendo assim , ele defendeu a crença na predestinação contra o Pelagianismo , crendo na dupla predestinação, atribuindo também a vontade de Deus a não salvação de uma parte da humanidade. Temos aqui , uma importante contribuição que vai permear toda a discussão reformada da Igreja a partir do Século XVI, e que atualmente expressamos sobretudo , através de dois termos: Eleição incondicional e Depravação total.

Um outro olhar sob o passado que precisamos ter , é para os chamados Pré Reformadores. Para FROHLICH( 1987) Na segunda metade do Século XIV , João Wyclif surge como o maior expoente Inglês no período conhecido como Pré Reforma. Ele ensinou em Oxford , mesmo lugar onde estudou. O mesmo conforme WALKER ( 1967) Wyclif ensinou a predestinação e “enfatizava a graça em contraste com o mérito.

Em Oxford , lecionou sobre o Senhorio Civil , Sua concepção era feudal. “ Deus é o senhor de tudo.” Ele tem todas as posições , tanto as civis quanto as espirituais, como feudos, Deus concede o uso , não a posse. Sendo assim , quando o usuário abusa de sua confiança, ele retira a concessão. Pouco tempo depois , de acordo com FROHLICH( 1987)  o Papa Gregório XI expediu bulas que ordenavam a prisão de Wyclif, mas para ele a Bíblia é a única lei da Igreja , várias posições dele foram condenadas em um sínodo de Londres e no Concílio de Constança.

Mesmo assim , ele enviou esforços para dar ao povo a Bíblia em inglês e assim as escrituras foram traduzidas da Vulgata, provavelmente tendo Wyclif traduzindo apenas o Novo Testamento. Quando pensamos em traduções da Bíblia para um idioma além daquele “canonizado” pela Igreja Católica , é jus fazer menção ao trabalho deste grande expoente da pré reforma.

Em época quase que contemporânea temos João Huss , nascido na Boêmia e formado em Teologia pela Universidade de Praga , mesma onde começou a lecionar e tornou se reitor. Segundo WALKER ( 1967)  quando Huss tomou conhecimento dos ensinos de Wyclif, acabou aderindo às ideias dele . Inicialmente , as pregações dele ganharam certa simpatia da Igreja Católica, entretanto suas críticas ao clero acabaram fazendo com que surgisse forte oposição as suas ideias.

Conforme GONZÁLEZ ( 2004) João Huss acabou sendo excomungado em 1410, isso causou um tumulto geral. Huss se tornou praticamente um herói nacional, sendo até mesmo apoiado pelo rei Venceslau. João Huss acabou sendo preso , condenado a morte e queimado em 1415.

OS REFORMADORES

 

De acordo com JEDIN( 1978) Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha. Seus pais valorizavam os princípios religiosos, inicialmente Lutero foi estudar na Universidade de Erfurt , Artes liberais e posteriormente se matriculou em Direito, contudo logo depois resolveu tornar se monge. Ele é considerado o precursor do principal movimento que deu origem a Reforma Protestante , sobretudo devido à forte oposição que o mesmo teve contra alguns ensinamentos da Igreja Católica. As suas famosas teses , mostravam o quanto a Igreja Católica Apostólica Romana estava errada quando comparava os seus ensinamentos com as escrituras.

A grande contribuição de Lutero ,fez dele o principal nome da Reforma Protestante , sendo que muitos não conhecem os demais reformadores , mas já ouviram falar sobre Lutero quando estudaram a Reforma Protestante e a Contra Reforma na disciplina escolar de História.

Um outro grande Reformado foi : Ulrich Zwingli ou Zwinglio , conforme  MONDONI( 2001) ele nasceu na Suíça em 1484 e com apenas 10 anos foi estudar Latim, dialética e música na Basiléia. Além da bíblia e dos escritos cristãos , Zwinglio lia os poemas de Hesíodo , Homero e Píndaro. Ele assumiu a função de “sacerdote do povo” na catedral de Zurique. Em 1520 rompeu com o Papado, renunciando publicamente e abrindo mão de benefícios que possuía.

Segundo NEIL ( 1964) em 1525, Zwinglio publicou uma Obra de Comentários sobre a falsa religião. Em 1535 segundo CANTU ( 1954) , Zwnglio morreu na Batalha de Kappel, em 11 de outubro, quando liderava tropas protestantes. Tendo seu sido esquartejado e , em sequência , incinerado. O sucessor de Zuínglio , na Igreja de Zurique , foi Henrique Bullinger. Em sua teologia , Zwinglio afirmava que Cristo aboliu toda justificação extena, “ dessa forma, nenhuma coisa externa pode nos fazer puros e retos. “

Além disso , ele passou a defender o batismo de infantes com a Teologia da Aliança: o batismo era a circuncisão dos cristãos , para os que argumentavam que as crianças não precisavam do batismo , pois pertencem a Deus de qualquer forma , respondia que “ Cristo , o próprio filho de Deus , também tomou para si o batismo para ele pudesse nos dar exemplo de unidade.”

Ele teve diversos embates com os anabatistas que diziam que aqueles que não pertenciam a “Igreja deles não eram cristãos”.  Conforme EGLI ( 1863) Os anabatistas não reconhecem qualquer Cristão, exceto eles mesmos e nenhuma Igreja , exceto sua própria.

A REFORMA EM GENEBRA

Segundo RENWICK( 1986) Calvino nasceu em 1509 na França. Cursou Direito e estudou grego. Em 1532 participou em Paris de um grupo que realizava estudos bíblicos, e logo em 1533 , teve de fugir de Paris , devido as perseguições por defender a fé evangélica , então passou por Estraburgo, mas fixou-se em Basiléia até 1536. Em 1538 , foi expulso de Genebra , devido divergências com as autoridades municipais.

João Calvino escreveu a Instituição da Religião Cristã ( Institutas) , e também muitos comentários aos livros da Bíblia. Além disso , Calvino reconheceu a tradição expressa nos concílios e “pais da Igreja”. Conforme o mesmo CALVINO ( 1968) aceitamos como sacrossantos, no que se refere aos dogmas da fé, os antigos concílios, como o de Nicéia, o de Constantinopla, o primeiro de Éfeso, o calcedonense e outros(...).

A ênfase teológica de João Calvino acaba recaindo sobre a Soberania de Deus, defendendo uma dupla predestinação.  A predestinação assim entendida , é o decreto eterno de Deus, pelo qual tem determinado o que quer fazer de cada um dos homens. No que se refere, aos sacramentos , a teologia de Calvino constitui uma “via média” entre a de Lutero e a de Zwinglio. Sendo que um sacramento para CALVINO ( 1989)  , é o sinal externo mediante o qual o  Senhor  nos sela à consciência as promessas de sua benevolência para conosco, a fim de suster-nos a fraqueza de nossa fé, e nós , de nossa parte, atestamos nossa piedade para com Ele , tanto diante dele, dos anjos , quanto dos homens.

 

 

 

 

 

O MOVIMENTO DE MISSÕES

 

Conforme NEIL ( 1964) O início do movimento moderno de missões remonta aos reavivamentos do Século 18. Esse desenvolvimento coincide com surgimento do capitalismo industrial na Europa e nos Estados Unidos , a medida que os colonizadores alcançavam outras nações , levavam consigo o evangelho.

William Carey conhecido como o pai das missões modernas , tornou-se missionário na Índia e cunhou a famosa frase : “ espere grandes coisas de Deus, faça grandes coisas para Deus”. Isso inspira cristãos até hoje no mundo inteiro.

Para NEIL ( 1964) o modelo para missões modernas , é baseado no Ministério de Carey na Índia. Como ações importantes a destacar de William Carey temos :

  • A tradução da Bíblia para a população indiana.
  • Traduções inteiras ou parciais da bíblia para mais de 35 idiomas diferentes.
  • Além da plantação de igrejas , Carey e seus seguidores ofereciam ajuda médica e educação como parte do seu ministério.

 

A MISSÃO REFORMADA NO BRASIL

 

Agora que contextualizamos, todo panorama de alguns dos principais pensadores da Reforma , assim como o surgimento das missões modernas, iremos nos ater a importância da propagação das missões e teologia reformada para o Brasil.

Conforme SCHALKWIJK ( 1986) as igrejas protestantes chegaram ao Brasil , trazidas por imigrantes europeus, principalmente alemães , e se fixaram nos estados do sul, local onde fundam, em 1824 a Igreja Evangélica. A partir daí diversas denominações históricas, surgem no cenário protestante brasileiro como : batistas , metodistas e presbiterianas.

As principais Igrejas reformadas que podemos destacar hoje no Brasil são : Igrejas Presbiterianas do Brasil , Igrejas Batistas de visão Reformada , Igrejas Luteranas do Brasil , Igrejas Evangélicas Congregacionais. O fato é , que existem diversas outras denominações que também são de confissão reformada , entretanto não são tão antigas e nem recebem tanto renome , quanto aquelas que citamos anteriormente.

A história do desenvolvimento evangélico no Brasil , comumente é dividida em 3 ondas , sendo que a primeira representa o surgimento de Igrejas Pentecostais clássicas , tendo destaque para: Igreja Assembleia de Deus e Congregação Cristã do Brasil.

A chamada segunda onda do evangelicalismo brasileiro é caracterizada , sobretudo pelas Igrejas do Evangelho Quadrangular , Igreja O Brasil para Cristo e Igreja Pentecostal Deus é amor . A diferença crucial entre as instituições da primeira e as da segunda onda , está na ênfase que as da segunda onda passaram a dar para os milagres e curas , algo que não era tão enfatizado na primeira onda , momento em que a ênfase no Batismo com Espírito Santo é o foco principal . As igrejas de segunda onda mantém esta abordagem , porém passam a focar nos movimentos de cura e milagres.

Quando falamos sobre a última onda ou terceira onda das Igrejas evangélicas no Brasil , sobretudo temos a Teologia da Prosperidade e o Movimento de Batalha Espiritual como pano de fundo das Igrejas que vão surgir a partir da década de 70 , como : Igreja Universal do Reino de Deus , Igreja Internacional da Graça de Deus , Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Estas são as principais e mais antigas representantes , na visão da maior parte dos estudiosos deste segmento , como Ricardo Mariano.

Conforme LEITH(1996) Dentro deste contexto , as Igrejas de linha reformada precisam relembrar os pensamentos e bases doutrinárias da Reforma protestante , quando buscam difundir a Teologia Reformada no Brasil . Sobretudo, devido ao pensamento evangélico brasileiro ter passado por diversas influências de movimentos estrangeiros, em sua maioria vindo dos Estados Unidos da América , que acabaram pervertendo o lema oriundo dos Solas provenientes da Reforma Protestante.

Dessa forma, a Missão Reformada no Brasil necessita expor de forma corajosa a verdade das escrituras, e não permitir que os novos pensamentos teológicos acessem os meios reformados, como tem ocorrido em algumas denominações outrora conhecidas como herdeiras da tradição reformada, mas que hoje inserem em sua teologia , pensamentos da teologia da prosperidade, teologia coach e Movimentos como o de Batalha Espiritual.

Em nossa análise, a principal ferramenta de divulgação da Teologia Reformada no Brasil é a internet. Entretanto, da mesma forma que Igrejas e pensadores de linha reformada tornaram se mais conhecidos, muitos novos “ Teólogos”, estão surgindo por meio das redes sociais como o Instagram.

Podemos citar Igrejas que surgiram nos últimos 10 ou 15 anos, que possuem a Teologia Reformada na sua doutrina, mas que não fazem parte do eixo das Igrejas tradicionais. Dentre estas igrejas visamos citar: Igreja Cristã Casa da Rocha, Igreja Onda Dura.

As Instituições Reformadas mais antigas, também têm crescido muito como por exemplo: A Igreja Presbiteriana do Brasil. Vale ressaltar que a figura de pastores da Instituição como: Hernandes Dias Lopes e Augustus Nicodemos, estão influenciando a divulgação do pensamento reformado no meio evangélico. Além disso, as principais publicações literárias no campo mais profundo da Teologia, são escritas em sua maior parte por autores de linha reformada.

No contexto atual, todo Cristão de tradição reformada precisa olhar para o passado e entender o que cada pensador cristão deixou como legado, e além disso aplicar esta reflexão para os nossos dias tendo como objetivo voltar os nossos olhos para os ideais da Reforma Protestante ainda que para um dos Solas, somente a escritura.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BETTENSON, Henry, Documentos da igreja cristã (São Paulo: ASTE, 1967); 3ª ed. revista, corrigida e atualizada (São Paulo: ASTE/Simpósio, 1998).

BOISSET,Jean. História do protestantismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

CALVINO , Juan. Institución de La Religión Cristiana. Buenos Aires: Nueva Creación,1968.

CANTU , Césare. História universal. São Paulo: Américas, 1954.

CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550): a Reforma protestante. Lugar na História, v. 49-50, Edições 70, 1993.

FROHLICH, Roland. Curso básico de história da Igreja. São Paulo: Paulus, 1987.

GONZALEZ, Justo L. Uma história do culto protestante no Brasil. São Paulo: Aste, 1978.

JEDIN, Hubert. Manual de História de la Iglesia. Barcelona: Herder,1980. V. I; 1978.v . I e III; 1988. v. VIII.

LEITH, John. A tradição reformada . São Paulo: Pendão Real, 1996.

MARTINA, Giacomo. História da Igreja: de Lutero aos nossos dias. v. 1: A era da Reforma. São Paulo: Loyola, 1997.

MONDONI, Danilo. História da Igreja na Antiguidade. São Paulo: Loyola, 2001.

NEIL, Stephen. As missões cristãs. Lisboa: Ulisseia, 1964.

REIWICK, A. M. A Igreja Cristã e sua história. Queluz ( Portugal): Núcleo, 1986.

SCHALKWIJK, Frans Leonard. Igreja e Estado no Brasil holandês ( 1630-1654). Recife: Fundarte, 1986.

SILVESTRE, Armando A. Calvino: o potencial revolucionário de um pensamento. São Paulo: Vida, 2009. 

WALKER , Williston. História da Igreja Cristã. São Paulo: Aste, 1963.