Tamires de Miranda Almeida 

Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi 

Globalização e Meio Ambiente 

Colíder

2013

RESUMO 

Este trabalho tem por objetivo apresentar a relação entre globalização e meio ambiente. Tendo em vista a globalização ser um processo de interação entre países, estados e cidades, tanto no âmbito social, político, cultural e econômico, facilitando a comunicação entre pessoas e o aumento de produção devido aos novos meios tecnológicos descobertos, e ao mesmo tempo tem deixado suas marcas no meio ambiente. Em partes esse processo atribui bons resultados, mas por outro lado acaba agredindo o meio ambiente.

 

 

Palavra- chave: Meio Ambiente. Inovação. Globalização.

 

 

ABSTRACT

This work aims to present the relationship between globalization and the environment. In view of globalization is a process of interaction between countries, states and cities, both in the social, political, cultural and economic development, facilitating communication between people and increased production due to new technological means discovered, and at the same time has left their marks into the environment. In part this process gives good results but on the other hand ends up damaging the environment.


Keyword: Environment. Innovation. Globalization.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Globalização é um tema classificado como conjunto de transformações ocorridas tanto na economia do planeta como na interação social, política e cultural entre países. As características que marcam este processo são as inovações tecnológicas e a conseqüente aceleração da difusão de informações. A globalização se manifesta por toda parte trazendo riqueza para algumas regiões e exploração de outras provocando indiferença e abandono. No entanto pode-se observar que a globalização, no intuito de crescer acaba interferindo na conservação do meio ambiente.

Portanto neste trabalho o objetivo é fazer uma linha de ligação entre globalização, modernidade e as questões ambientais, sendo elas desequilíbrio e alguns outros problemas ambientais gerados com o processo de globalização.

 

 

2. GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS

 

A globalização tem adquirido grandes avanços, porém também tem causado alguns transtornos.

Na segunda metade do século XX, por exemplo, o alto grau de industrialização e urbanização, provocou profundas alterações no meio ambiente. Iniciou-se o século XXI extraindo e consumindo recursos naturais em quantidades maiores para suprir as necessidades das populações. E como se não bastasse, além de maiores quantidade, esses recursos eram explorados sem planejamento adequado que minimizasse essa situação e muito menos precauções para as necessidades das gerações futuras.

O que mais chamou a atenção neste inicio do século XXI foram os agravamentos dos problemas ambientais que infelizmente afetam a vida de milhões de pessoas, problemas como a escassez de água potável, aquecimento global, poluição do ar entre outros. 

 

 

2.1. A QUESTÃO DA ÁGUA

 

Devido o grande aumento da produção industrial e agrícola, o abastecimento de água se torna um grande problema com possibilidade de por em risco toda espécie de vida da terra. De acordo com algumas pesquisas realizadas, o Relatório do desenvolvimento humano de 2011 afirma que cerca de 70% a 85% do consumo de água do planeta correspondia á irrigação agrícola. Por um lado a produção tem um grande aumento, mas por outro lado, diminui o volume de água disponível para suprir as necessidades da população e também acaba comprometendo as vidas das gerações futuras.

A este assunto também entra a contaminação das nascentes e rios no campo e na cidade. O uso de produtos químicos e despejo de esgotos sem tratamento tem contaminado as águas tornando-as impróprias para consumo. Com essas declarações pode-se concluir que dentro de poucos anos o povo sofrerá com falta de água potável.

 

 

2.2. AQUECIMENTO GLOBAL

 

O aquecimento global significa aumento da temperatura em torno do planeta, ou seja, excesso de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa simplesmente é um dos fenômenos responsável pela existência da vida na terra, pois regula o calor que vem do sol. Acredita-se que os gases estufa são produzidos a partir da queima de combustíveis fosseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, de queimadas, do desmatamento e outros processos industriais que acaba provocando a acumulação de gases na atmosfera tais como o CO² e outros.

2.3. POLUIÇÃO DO AR

 

Zurita (2000) apud Brito (2005, p.31) “classifica como ar poluído aquele que apresenta qualquer alteração em sua composição ou propriedades, causadas pela ação do homem de gerar e emitir poluentes em concentrações danosas aos seres vivos e ao ambiente.”

A poluição do ar acontece desde muitos anos atrás, basicamente ela tem aumentado desde o inicio da revolução industrial, onde eram feitas as queimas de carvão mineral. Atualmente, a poluição do ar esta presente por toda parte, principalmente nas grandes cidades. Nos dias de hoje, a poluição do ar tem sido gerada principalmente pela a queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral e derivado do petróleo (gasolina e diesel), sendo os principais consumidores dos mesmos os veículos e as indústrias.

A poluição do ar pode sem duvida causar diversos problemas a saúde humana como, por exemplo: doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma entre outras.

 

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Atualmente, devido o grande aumento de produções industriais, os recursos naturais têm ficado cada vez mais extintos. A globalização tem se desenvolvido economicamente, entretanto tal desenvolvimento atraiu consigo conseqüências negativas e preocupantes relacionadas à "saúde" do planeta. A globalização em partes tem sido um processo de crescimento econômico e inovações tecnológicas, mas por outro lado tem acarretado problemas ambientais como aquecimento global, poluição do ar, diminuição da água potável, entre outros. Problemas como estes acabam provocando o desconforto da sociedade e comprometendo a sobrevivência das gerações futuras.

 

 

REFERENCIA

 

Almeida, Lucia Marina Alves de. Geografia: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005.

 

CARDOSO, Fernando Henrique - Veja, 3 de Abril, 1996 - página 82.

 

BRITO H. P. de. Análise das emissões atmosféricas geradas por veículos automotores em Natal-RN. 2005. 166f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal-RN, 2005.

 

Disponível em: Http://www.escolakids.com/poluicao.htm < acesso 14 de agosto de 2013 >

 

Disponível em: Http://www.grupoescolar.com/pesquisa/tipos-de-poluicao.html < acesso 14 de agosto de 2013 >