"FILHO OU CRIATURA???"

Autor: Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evang. Quadrangular - Itajubá/MG
Data: 26/06/11
www.pralexandreaugusto.wordpress.com

"SEJA IMPACTADO POR UMA MENSAGEM QUE MUDARÁ A SUA VIDA"

TEXTO
João ? 1: 11 e 12
11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome.

 INTRODUÇÃO
Sei que de mim nada posso, sei que de minha boca palavra nenhuma poderá fazer algo que venha ajudar alguém, mas também sei que quando me dôo ao Senhor, então Ele que é poderoso para fazer qualquer coisa poderá transformar toda e qualquer vida que a Ele o receba.
Sou um servo, uma ferramenta nas mãos do Senhor e quando Ele fala comigo logo vou anotar suas palavras para que não caiam no esquecimento, pois a mente humana pode ser enganada e se deixarmos para depois podemos perder a mensagem ou sermos roubados pelo inimigo. Mas Deus falou e eu anotei.
Amados irmãos, a mensagem que Deus mandou trazer para a igreja é uma mensagem forte, mas verdadeira e original. Hoje a situação da igreja não é muito diferente da igreja que Moisés conduziu no deserto, não é muito diferente da igreja que Josué introduziu em Canaã, não é muito diferente da igreja que os profetas pregaram, e muito menos da igreja que Jesus encontrou quando aqui esteve. Por isso desejo eu agradar o coração de Deus trazendo a todos o que se passa no coração de Deus, isso é ser um profeta, pois profeta é aquele que fala por inspiração Divina. Sempre digo que pior do que não falar aquilo que Deus manda, é falar algo que Deus não mandou.
Abra seu humilde coração e deixe a verdade verdadeira da palavra de Deus entrar e fazer morada para que isso lhe sirva de crescimento espiritual.

 O PROFETA AMADO
João foi dentre todos os discípulos de Jesus, o que mais o amou, não que os outros não o tivesse amado a Jesus, mas o amor de João era diferenciando dos demais, prova disso é que foi o único que morreu de velhice e não martirizado como os demais, foi o único que viu e nos deixou revelado o Jesus glorificado, o único a ter escrito um livro profético diferenciado de todos os outros livros do ramo. Sim! O amor de João era diferente.
João escreveu para os cristãos para dá-los uma maior compreensão da vida e ministério de Jesus Cristo, ele escreveu para guiar estes cristãos a uma fé estabelecida na base das palavras e obras de Jesus, para que como resultado "tenhais vida em seu nome (20:31)".


 FILHOS OU CRIATURAS DE DEUS
Sabemos que a bíblia nos diz que filhos são como herança em nossas vidas. Alguém disse que filho é um presente que Deus bondosamente nos deu. Sabemos que filhos é mesmo algo muito bom, algo que não tem preço. Mas se o mestre Jesus veio para um povo que era seu e este povo o rejeitou então isso nos abriu uma porta para que então possamos ser visto de outra forma no mundo espiritual.
Mas neste caso específico o apóstolo João nos revela uma condição para sermos chamados filhos por direito. A verdade é que muitos vivem em um engano tremendo, o engano de achar que todos são filhos de Deus e isso é uma inverdade que ainda alguns líderes têm proclamado por este mundo.
Todos somos em primeira instância CRIATURAS DE DEUS, sim criaturas, pois só Deus pode dar vida e a todos criou com muito amor. Mas quando João quer falar de filhos ele nos mostra uma condicional para que nos tornemos filhos, pois criaturas não têm direito a herança, mas somente filhos têm tal direito garantido.
Ao meditar nesta palavra, nos versículos acima citados, me peguei a pensar o que é ser filho de Deus? Como sabemos que somos filhos de Deus? O que fazer para sermos visto como verdadeiros filhos de Deus? Assim nasceu esta pequena mensagem que mexeu com meu coração e tem mudado minha vida. A pergunta que gostaria de fazer a todos nesta hora é: Você que está dentro da igreja, você que se chama evangélico, é realmente filho de Deus???
Um filho tem algumas características que o diferencia de ser uma criatura, por isso vejamos agora o que devemos ter em nossas vidas para que possamos dizer em alta voz a todo o mudo: "Eu sou um filho de Deus!!!"

 DEVERES DE UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS
Seguindo a orientação de meu Senhor na busca da revelação dessa mensagem vi que um verdadeiro filho precisa ter algumas características e quero lhes orientar dentro daquilo que Deus falou a meu coração.

- O VERDAEIRO FILHO TEM QUE SER GERADO
Ninguém pode se autodenominar filho de Deus se não foi gerado por Deus em Cristo Jesus. Lembremos que certa ocasião Jesus está conversando com um homem que era um sábio, chamado Nicodemos (João-3), ele era um membro respeitado do Sinédrio, foi instruído desde sua infância nas leis judaicas, sendo que até mesmo Jesus o chama de mestre de Israel, mas nesta conversa Jesus lhe que para ser visto como um filho de Deus era necessário nascer de novo, pois se assim não fosse, não poderia ver o Reino de Deus.
Jesus não estava falando de um nascimento biológico, mas sim de um novo nascimento, o nascimento espiritual, o nascimento de cima, do alto, um verdadeiro encontro de renúncia as coisas desse mundo, sejam prazeres, vícios, pecados carnais, pois Jesus disse o que nasce do mundo é do mundo, o que é nascido da carne é da carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
II Coríntios 5:17, nos diz que se alguém nasceu de Cristo, foi gerado por Cristo, então nova pessoa é, isso é ser um verdadeiro filho
Desejo que neste momento cada leitor venha entregar sua vida a Jesus e aceitar seu sacrifício no calvário tendo assim um novo nascimento, pois o verdadeiro filho é aquele que é gerado em Cristo Jesus.

- O VERDAEIRO FILHO ACEITA CORREÇÃO
Veja que a bíblia nos relata em Hebreus 12:6, que o Senhor corrige o que ama e açoita todos os seus filhos, quando necessário é claro. A bíblia diz que aquele que retém a vara, colhe de seus frutos, ou seja, o pai que não corrige terá filhos rebeldes e por isso sofrerá. Aqui vemos que o pai que realmente ama seu filho o repreende e o corrige com amor.
Hoje temos visto alguns que não admitem ouvir uma palavra de verdade que logo ficam pulando de igreja em igreja só por que o pastor pregou uma palavra de correção. Saiba que um verdadeiro filho ao ser repreendido por seu pai nunca foge de casa, se esta doendo continue onde está, pois é apenas uma correção daquele que te ama e não te quer ver sofrendo no futuro. Lembremos ainda das palavras do sábio Salomão em Provérbios 3:11: "filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão".
Nisto saberemos quem é realmente filho de Deus, pois um verdadeiro filho recebe e acata a correção de seu pai. Saiba que o Pai nos ama. Tiago 1:12, nos diz que os que são repreendidos, ou seja, os filhos, receberão a coroa da vida.

- O VERDAEIRO FILHO HONRA A SEU PAI
Filipenses 2:15 ? "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."
O Pai esta nos dizendo que devemos ser em meio a um mundo sujo e cheio de criaturas que não herdarão a coroa da vida e a cidade celestial, filhos irrepreensíveis, modelos de honra, sinceros, mostrando a todos que verdadeiramente honramos aquele que nos gerou. Precisamos levar a sério o quarto mandamento. E o que dizer do escrito em Ex 20:12, Dt 5:16, Ml 1:6, MT 15:4, MT 19:19, Mc 7:10, Jo 8:49 e Ef 5:3. "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem seus dias na face da terra; Eu honrarei o meu pai..."
Honrar o Pai significa não envergonhá-lo, levar seu nome em local de respeito, e o que vemos hoje é um monte de "crentes" fazendo vergonha ao nome de Deus e isso nunca foi e nunca será ser filho. Pessoas que saem de dentro das igrejas e são verdadeiros caloteiros, fumantes, drogados, prostitutos e infames, estes são filhos do diabo. Vamos, levantemos, e nos posicionemos em local de honra ao nome do Pai, pois o Pai nos honrará muito mais a nós.

- O VERDAEIRO FILHO É OBEDIENTE
Ao contrário do que muitos pensam, obedecer não é fazer aquilo que gostamos, mas sim aquilo que vai contra nossos prazeres e interesses, pois se fizermos somente o que nos agrada, que bem estamos fazendo?
Vejamos o contexto em Mateus 21:28 ? "A parábola dos dois filhos". Aqui vemos muito bem o próprio Jesus mostrar o que realmente é ser um filho obediente. O pai pede ao primeiro que vá trabalhar em sua vinha que conseqüentemente também é do filho e este diz que iria, mas não foi, se mostrando um filho desobediente. Então ele vai ao segundo filho e faz o mesmo pedido e este diz que não iria, mas depois fez uma reflexão e foi fazer a vontade do pai, mesmo sendo contra sua vontade, mas obedecer ao pai foi aos seus olhos melhor do que qualquer outra coisa.
Para Deus o amor de seus filhos se resume em obediência, veja o que está escrito em João 14:21- "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama;..." Veja que a obediência verdadeira também é comparada com o amor.

- O VERDADEIRO FILHO TEM DIREITOS ÀS PROMESSAS
Eu tenho promessas de Deus para minha vida! E você?
Ao que vencer darei a honra de se assentar em meu trono; Eis que estou contigo todos os dias de vossas vidas; Mil cairão a tua esquerda, dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido; Eu vou para o Pai lhe preparar moradas; Os anjos do Senhor acampam em redor dos que o teme e os livra; Eu poderia ainda ficar aqui citando outras tantas promessas de Deus para a vida de seus filhos verdadeiros, pois as criaturas, aqueles que não nasceram de novo ou seja não foram gerados, não aceitaram a correção do Pai, não honraram o nome do Pai, não obedeceram o Pai, estes também tem uma promessa que está no livro do Apocalipse 21:8, e está escrito assim:
"Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre o que é a segunda morte."
Em resumo, estes são as criaturas de Deus e não os filhos de Deus.

 CONCLUSÃO
Você foi chamado para ser filho de Deus e não somente criatura dEle. Venha e transforme sua vida agora de uma vez por todas.
Apocalipse 21:7 ? "Quem vencer (só os filhos vencerão) herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será meu filho."
Venha! Se torne um filho de Deus e viva como um.

Pr. Alexandre Augusto
Contatos:
Tel ? 0xx35.9199.71.01
e-amil
[email protected]