RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que interferem na aprendizagem estudante da educação de jovens e adultos (EJA) do 1º segmento, ou seja, visa mostrar os fatores externos e internos que os estudantes da modalidade EJA enfrentam em seu cotidiano. Além do fato que a maioria desses estudantes são trabalhadores e geralmente trazem consigo o “fardo” de ter que conduzir e sustentar uma família. Na presente pesquisa fora utilizado a coleta de dados bibliográficos, ao qual literaturas foram selecionadas, lidas e fichadas. Os principais autores que subsidiam a pesquisa são: Freire (2005), Schwartz (2012) e Stoco (2010). Dessa forma, entendemos que o estudante da EJA sofre com a falta de apoio da família e com a metodologia usada por alguns professores nas salas de aula, além de ter sua força de trabalho explorada dentro de uma sociedade capitalista em que vivemos.

Palavras chaves: EJA; Estudante; Aprendizagem; Trabalhador.

INTRODUÇÃO

A escolha do tema da presente pesquisa justifica-se no contexto de que poucas pessoas conhecem as dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos do 1º Segmento (1º ao 5º ano). Às vezes, a própria família do aluno não o incentiva, ou entende e até faz gozação com o fato de que ele anseia por conhecimentos, e isso faz com que ele se evada da vida escolar novamente.

Com a presente pesquisa, mostraremos na academia a importância de uma discussão mais aprofundada sobre o tema pesquisado, pois percebemos a

necessidade desses alunos voltarem para a escola, a necessidade de escolaridade para conseguir um bom emprego, suas dificuldades de conciliar o trabalho e os estudos, e no que isso interfere na sua aprendizagem.

Dentro desse contexto, mostraremos para a sociedade que esses alunos devem ser incentivados, pois dentro deles mesmos já existe um questionamento do “por quê” ele decidiu voltar a estudar ou se ele está fazendo a escolha certa, enfim, esse aluno já enfrenta um grande dilema consigo mesmo. Mostraremos nessa pesquisa de que forma os fatores como o cansaço e a responsabilidade de conduzir e sustentar uma família interferem no processo ensino aprendizagem.

Com essa pesquisa, poderemos ajudar a comunidade acadêmica e científica no que se refere ao entendimento da realidade desses educandos que por algum motivo tiveram que se evadir dos seus estudos dentro da sua faixa etária e retornar anos mais tarde na modalidade de ensino de Jovens e Adultos para dar continuidade no seu processo de escolarização e sonhar com uma possível vida acadêmica.

Diante disso resolvemos questionar: “Quais os principais fatores que interferem na aprendizagem do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

Para melhor desenvolvermos a pesquisa teremos três questões norteadoras, onde a primeira é: Como o apoio da família pode contribuir e influenciar na aprendizagem do estudante da EJA?; A segunda é: Qual a metodologia de ensino aplicada pelo professor da EJA e a sua influência no processo de ensino aprendizagem?; E a terceira: Quais as dificuldades de aprendizagem do estudante da EJA diante de sua rotina enquanto trabalhador?

Dentro desse contexto, temos como objetivo geral: analisar os principais fatores que interferem na aprendizagem de estudante da Educação de Jovens e adultos (EJA) do 1º Segmento. Para tornar tal objetivo alcançável elencamos três objetivos específicos. São eles: Primeiro: Analisar como o apoio da família pode contribuir e influenciar na aprendizagem do estudante da EJA; O segundo: Verificar a metodologia aplicada pelo professor e a sua influência no processo de aprendizagem; e o terceiro: Identificar as dificuldades do estudante diante de sua rotina enquanto trabalhador.

Os principais autores escolhidos para a coleta de dados bibliográficos foram: Freire (2005) com a obra Pedagogia do Oprimido, examinando o conceito da importância do diálogo e a liberdade para aprender; Schwartz (2012) com a obra Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática, obtendo com este livro algumas metodologias usadas por professores e se a mesma está sendo aplicada corretamente; e ainda Stoco (2010) , com o artigo: A educação de jovens e adultos trabalhadores no PROEJA: acesso e permanência, analisando o cotidiano dos alunos trabalhadores.