Resumo

A construção civil assim como a economia do país teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos, esse desenvolvimento tem como consequência o aumento da demanda por recursos naturais. No caso da construção civil, um dos principais recursos naturais necessários é a areia. A actividade de extracção de areia é de grande importância para o desenvolvimento socioeconómico, porém, é também responsável por inúmeros impactos ambientais negativos, como a depreciação da qualidade das águas, incidência de processos erosivos e alterações na geomorfologia fluvial dos cursos de água. Nesse sentido, o presente estudo teve como objectivo central contribuir para a identificação de impactos ambientais advindos da actividade de extracção de areia. Os resultados obtidos, demonstraram que a actividade em questão causa alguns impactos ambientais negativos directos, e de grande relevância ao meio ambiente. Os danos ambientais causados pela actividade em questão e sua avaliação mostram que a maior parte dos impactos ambientais são negativos, conforme arrolados ao longo do trabalho. A principal conclusão é a de que este estudo pode ser utilizado como referencial para subsidiar o processo de licenciamento ambiental desse tipo de empreendimento.

Palavras-Chave: Construção. Actividade. Impacto. Extracção. Areia.

Introdução

A utilização de bens minerais pelo homem é tão antiga quanto sua história, o que pode ser observado no registo das actividades humanas, que buscam suas referências iniciais na dependência do homem em relação aos recursos minerais. Assim, as fases de evolução da humanidade são divididas em função dos tipos de minerais utilizados: idades da pedra, do bronze e do ferro. Essa dependência do homem com relação as substancias minerais adquire, na actualidade, uma relevante importância, na medida em que a mineração fornece os principais elementos e comodidades da vida humana, a tal ponto que o consumo de minério por habitante é considerado como um dos índices de avaliação do nível de desenvolvimento dos países.

Contudo, pretendeu-se nesse trabalho, Caracteriza a actividade de extracção de areia, identificar os aspectos ambientais advindos da extracção de areia tanto quanto descrever os impactos ambientais decorrentes da extracção de areia.

Para a sua concretização, teve-se que se recorrer ao levantamento bibliográfico da literatura existente sobre o assunto em estudo, assim como a leitura de documentos que subsidiaram a informação na pesquisa.

De igual modo, o método de check list foi de grande importância para a identificação dos aspectos ambientais e o seu impacto. [...]