Quando realizamos exercícios abdominais, algumas vezes fazemos uso de resistências externas, como anilhas ou halteres. A grande questão que devemos analisar é que nosso corpo humano é formado por ossos, músculos, ligamentos e tendões que formam as articulações e os sistemas de alavancas. Dessa forma existem estratégias para realizar o exercício que vão dificultar sua realização, assim como, formas que irão facilitar sua execução.

Nesse caso, nem sempre o uso da resistência externa está sempre sendo bem utilizada, visto que, muitas pessoas ou fazem o uso da resistência externa próximo do eixo de movimento, ou na barriga ou um pouco acima. 

O braço de resistência da maioria dos exercícios abdominais é representado pelo tronco e pelos membros superiores. Com isso, quanto mais distante os membros superiores estiverem do tronco, maior é o braço de resistência e maior será a dificuldade do exercício. Pensando nisso, muitas vezes o uso da carga não está sendo muito vantajosa.

Adicionando, durante o movimento o braço de resistência é modificado, por isso, existem ângulos em que a realização do exercício fica mais difícil e outros que fica fácil. No caso do abdominal, quando ocorre a flexão do tronco e seu tronco se aproxima do eixo de movimento, o exercício se torna mais fácil.

Para dificultar o seu exercício inicialmente, afaste os braços do tronco, colocando as mãos inicialmente próximo a orelha e, futuramente para aumentar ainda mais o braço de resistência e, em consequência a dificuldade do exercício, faça o exercício com os braços mais afastados e estendidos.

Pense na qualidade e depois na quantidade.

Prof. Léo De Paiva Montenegro
Site: www.leodepaiva.com