O presente projecto pretende fazer um estudo sobre a ocorrência de Aflotoxinas em fígado e músculo de frangos nacionais, particularmente os produzidos em Quelimane, com objectivo de conhecer a presença de aflatoxina em fígados e musculo, e comparar os níveis encontrados nas amostras de acordo com os limites estabelecidos pelas normas vigentes em alimentos para o consumo humano. Assim sendo, torna-se importante fazer fazer este estudo visto que (APPOWEL,2016) o sector de frango representa um dos maiores casos de sucesso na substituição das importações verificado em Moçambique na última década, mesmo com o sucesso impulsionado pela actuação conjunta do Governo, sector privado e ONGs, alguns produtores locais tem se deparado com alguns problemas face as exigências sanitárias na busca de uma alimentação adequada, assim como no ganho do peso para  comercialização.

1.INTRODUÇÃO.

        Em Moçambique, cerca de 80% da população está engajada em actividades agrícolas, sendo a criação de frango uma actividade complementar. Entretanto a avicultura é um dos segmentos da agro-pecuária que mais contribui para cobrir o défice de proteína, para a promoção da segurança alimentar, na geração de rendimento e de emprego, e do crescimento económico do país (APPOWEL, 2016) .

          O presente projecto pretende fazer um estudo sobre a ocorrência de Aflotoxinas em fígado e músculo de frangos nacionais, particularmente os produzidos em Quelimane, com objectivo de conhecer a presença de aflatoxina em fígados e musculo, e comparar os níveis encontrados nas amostras de acordo com os limites estabelecidos pelas normas vigentes em alimentos para o consumo humano. Assim sendo, torna-se importante fazer fazer este estudo visto que (APPOWEL,2016) o sector de frango representa um dos maiores casos de sucesso na substituição das importações verificado em Moçambique na última década, mesmo com o sucesso impulsionado pela actuação conjunta do Governo, sector privado e ONGs, alguns produtores locais tem se deparado com alguns problemas face as exigências sanitárias na busca de uma alimentação adequada, assim como no ganho do peso para  comercialização .

         Sobretudo, sabendo que as micotoxinas são metabolitos secundários que-se produzem por fungos e desenvolvem naturalmente em produtos alimentícios, capazes de originar uma ampla variedade de efeitos tóxicos em animais, incluindo o homem (COLUMBE, 1991), os efeitos primários das aflatoxicose em avés podem ser utilizados como guia para diagnóstico clínico da doença, sendo que a primeira mudança é alteração no tamanho dos órgãos internos como fígado, baço e rins.

           Por outro lado, o país figura entre os países que apresentam elevadas incidências de contaminação de produtos agrícolas (MONDLANE ET AL., 2005; AUGUSTO ET AL., 2014), por Aflotoxinas. E este trabalho tarara abordagem sobre a  sua presença em frangos de corte como resultados da ingestão da ração produzida por matéria-prima de origem vegetal, devendo contribuir para melhorar o maneio dos produtores na alimentação e tipo de ração em cada fase de engorda garantindo a segurança alimentar e nutricional.

1.1.  REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

1.1.1.Avicultura.

            O êxito na produção avícola no mundo é resultado da combinação de melhoramento genético, nutrição, sanidade e maneio. O frango de corte (broilers) é considerada uma ave com alta conversão alimentar, rápido ganho de peso, ciclo de produção curto, resistentes a doenças e crescimento uniforme. Esta espécie de ave é hoje considerada uma fonte importante de carne e responsável por mais de 30% do total de proteína animal consumida no mundo, com maior impacto nos países em desenvolvimento. (OPEWELL et all, 2016)

           A avicultura tem-se destacado nos últimos tempos, como uma das actividades que apresenta maior dinamismo devido aos avanços, tecnológicos nas áreas de genética, nutrição, sanidade e maneio, possibilitando a instalação de uma indústria altamente eficiente e competitiva em todo mundo. (ROSAMINHO, et all, 2001). Por outro lado este crescimento acelerado da produção avícola nacional na última década, conquistando uma maior quota do mercado doméstico, indica a competitividade do frango nacional em relação ao frango importado, apesar dos obstáculos enfrentados pelos produtores. (OPPEWAL et all, 2016)

  1. Produção e Consumo de frangos Nacionais.

          O levantamento de dados estatísticos referentes à produção e consumo nacional de frango não é uma tarefa fácil, por várias razões tais como a existência de um número considerável de pequenos criadores informais de frango que torna difícil a compilação dos dados de produção sendo que a comercialização dos frangos produzidos por estes acontece quase exclusivamente através de redes retalhistas informais, como também a importação ilegal massiva de frango congelado faz com que os dados oficiais de importação não sejam suficientes para apurar as quantidades reais que entram no país e consequentemente os níveis de consumo nacional. (OPEWAL et all, 2016)

           De acordo com os dados da Direcção Nacional de Veterinária (DINAV) e, da Associação Moçambicana dos Avicultores (AMA), há uma tendência similar de crescimento durante a última década, contrariamente aos dados da FAO que apresentam um cenário de estagnação. Porém, com base nos depoimentos dos maiores produtores do país, fica claro que o sector registou um forte crescimento contínuo na última década, o que leva-nos a depositar maior confiança nos dados das fontes nacionais.

  1.  Produção de frangos em Quelimane.

         A avicultura em Moçambique encontra-se em fase de desenvolvimento sobretudo em Maputo, Manica e Nampula. Sendo que nas restantes províncias ainda na fase embrionária. Na província da Zambézia em particular no distrito de Quelimane, a avicultura é praticada por pequenos avicultores em quantidades que varia de 800 à 2000 aves, sendo que para estes criadores a actividade é complementar a outras actividades de rendimento. (ALEXANDRE, 2013). Um dos grandes problemas que dificulta o desenvolvimento da avicultura na Zambézia é o alto custo de ração, por um lado devido a falta de fábrica de ração e por outro lado a distância que se percorrem para aquisição da mesma, obrigando a determinadas práticas de misturar ração inadequado, que pode estar na origem de várias doenças no uso destas, como ocaso das micotoxicose.

1.1.2. Micotoxinas.

           Durante a década 60 uma doença denominada Turkey atacava e matava milhares de aves na Inglaterra sem uma causa aparente. E os prejuízos económicos que esta doença causava acabaram facilitando a rápida identificação inicialmente julgada como doença nutricional, visto que tortas de amendoim utilizadas como ração para peru estavam associadas como aparecimento da doença, rapidamente relacionou-se a causa a uma substância produzida por fungos, Asperigillus flavous, posteriormente nomeado como Aflotoxinas hoje um dos potentes carcinogénicos conhecidos no mundo. (FONSECA, 1999).

           As micotoxinas são um grupo de metabolitos secundários produzidos por fungos toxigénico, sendo necessário para o crescimento e provavelmente possuem a função de limitarem a competição, podendo ainda estar associadas as mudanças na natureza física química, sabor, odor e aparência do alimento. Elas são produzidas ainda que não exclusivamente a medida em que o fungo atinge a maturidade. (BETINA,1984).

           Os fungos toxigénico podem desenvolver-se nos alimentos durante a sua produção, processamento, transporte e armazenamento, e uma vez produzidos podem ser ingeridos, inalados ou absorvidos pela pele causando patologias e morte dos animais e o homem. Existem muitos tipos de micotoxinas sendo que seis são considerados importante do ponto de vista de Saúde pública: Aflotoxinas (AFB1, AFB2, AFG1, e AFG2), Ocratoxina A, patulina, fumosina, deoxinivalenol, e Zearalenona. [...]