Solange Alves Farias Brito

1.      INTRODUÇÃO

Muitos são os procedimentos estéticos que existem hoje nas clinicas de estética com a finalidade de realçar a beleza, levantar a autoestima e cuidar da saúde dos seus pacientes. Esses procedimentos são indicados para o paciente de acordo com a anamnese que e uma ficha de avalição acompanhada do exame físico e do histórico de vida do paciente e sua rotina. Somente a partir dessa avaliação o profissional esteticista irá estudar o caso desse paciente e elaborar um tratamento específico pra sua queixa com a finalidade de eliminar ou amenizar essa disfunção estética.

2.      RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA

No período do meu estágio o qual teve duração de três meses em uma determinada clínica de estética, pôde-se observar que um dos tratamentos mais procurados era a drenagem linfática que é uma técnica manual de forma rítmica, lenta e intermitente. Foi desenvolvido por doutores dinamarquês Emil Voldder e sua esposa Estrid Voldder eles tratavam de pacientes com sinusite e outros sintomas semelhantes, o casal observou que os pacientes tinham como características comuns os linfonodos inchados.

A partir dessa observação o casal passou a pesquisar o sistema linfático para entender o que causava o inchaço nos linfonodos. No ano de 1932 depois de muitas pesquisas sobre o sistema linfático eles perceberam que poderia estimular os linfonodos através de movimentos manuais de forma lenta e superficial. Depois dessa descoberta outras técnicas foram surgindo como a técnica de Godoy Godoy, Leduc entre outros.

A Drenagem Linfática Manual trata do linfedema que é uma condição clínica que leva ao acúmulo de macromoléculas no espaço intersticial e esse desencadeia a retenção de líquidos causando um tipo especifico de edema em partes do corpo que e denominado linfedema (Godoy Godoy). Essa retenção de líquido que causa o edema ou inchaço e o que leva as pacientes a buscarem por essa técnica, isso ocorre por vários fatores, como fator hormonal, má alimentação, falta de atividade física, pós-cirurgias, má circulação sanguínea, gestação entre outras.

A drenagem Linfática manual também é uma grande aliada nos tratamentos para tratar afecções como Fibro Edema Gelóide (celulite) e Lipodistrofia Localizada (gordura localizada) e realizada traves de sessões dependendo do caso da paciente e determinado uma quantidade de secções para obter um resultado satisfatório.     

3.      CONCLUSÃO

Então pode concluir que a Drenagem linfática e uma técnica extremamente eficaz, pois os resultados são muitos satisfatórios, além de ser uma técnica que pode ser aliada a vários outros tratamentos potencializando ainda mais os resultados. Mas e importante saber que essa técnica somente pode ser realizada por profissionais capacitados. Lembrando que existe contra indicações em pacientes com câncer, tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios entre outros.

4.      REFERÊNCIAS

Celulite: aspectos históricos, causas, tratamento e Método Godoy; Disponível em: https://drenagemlinfatica.com.br/celulite/definição. Acesso em 06/ 04 /2020

Histórico da Drenagem Linfática Manual, Disponível em; https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/historico-da-drenagem-linfatica-manual/12594. Acesso em 06/ 04 /2020