Este não é o cara!

            Na primeira vez que o Presidente Obama se encontrou com Lula, soltou uma frase que entrou para a eternidade quando disse: “Ele é o cara”

Fiquei pensando nesta frase e também imaginei: Será que dá pra concordar com ela? Será que esta frase foi bem atribuída? Será que ela não deveria ter sido atribuída a outra pessoa?

Senão vejamos; para quem esteve à frente desta nação durante dois mandatos, isto é, durante 08 (oito) anos, mas muito do que deveria ser feito, na verdade não foi. É triste lembrar que reformas importantes como as reformas trabalhistas, tributárias e política, ele nunca teve coragem, competência e nem vontade para implantar neste país, sem falar sobre a questão da educação, da saúde e da segurança pública que conseguiram atingir índices muito piores do que aqueles que ele encontrou quando entrou no governo. Só por isso, será que ele é o cara?

Que ele veio da classe mais pobre, não há dúvida, mas, diferentemente de outros grandes líderes de oposição como Leonel Brizola, estranhamente ele conseguiu entrar para a história como alguém que mais teve amigos de quase nenhum caráter e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos dentro de todos os tipos de esquemas, sendo que em todas as vezes em que foi questionado, se limitou a dizer, de forma covarde, que foi traído ou que não sabia de nada.

Durante seu governo, o que ele mais conseguiu fazer foi inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com incontáveis funcionários apadrinhados por ele e por seu partido que começou colocar em prática tudo aquilo contra o qual ele mesmo tanto lutava quando era da oposição.

O que falar da mulher dele então? Se não for pelas despesas usadas por ela e seus familiares e os constantes passeios internacionais custeados pela nação, quais foram suas contribuições importantes e positivas para o país?

E sobre o filho dele? Quando a imprensa tentou questioná-lo sobre o enriquecimento rápido do jovem, ele se limitou a dizer para a nação que “esse garoto é um fenômeno”, e ainda lhe concedeu um passaporte diplomático.

E você, ainda acha que ele é o cara?

Você ainda se lembra dos momentos em que ele aceitou passivamente todas as ações e humilhações sofridas pelo Brasil e pelos brasileiros diante da Argentina, Equador, Paraguai e principalmente pela Bolívia?

E o que dizer dos tristes equívocos quando este ilustre personagem decidiu perdoar dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são “esquerdistas”, e ainda enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, talvez até mais, carentes de hospitais decentes, de escolas e lugar digno para viver.

Qual foi a verdadeira razão pela qual ele optou por se negar, por exemplo, a extraditar um criminoso italiano, onde já havia sido julgado e condenado democraticamente? E pior, tal decisão foi à revelia da lei que sempre recomendou o contrário.

E o que falar do famoso programa Bolsa-Família que, apesar de ser anunciado como o “maior programa social do mundo”, acabou transformando o Brasil num país de parasitas sem nenhuma opção estudantil descente que possa mudar o futuro de forma real e verdadeira e que esteja acessível às classes mais humildes.

Não há como explicar e nem entender como foi que ele conseguiu formar sua base de governo unindo forças tão diferentes e tão antagônicas como SARNEY, COLLOR, RENAN... que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, GUSCHIQUEN, e ainda agregaram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc.

E aí, dá pra dizer que este homem é realmente o cara? Dá pra imaginar que este camarada um dia foi pobre e tem qualquer tipo de preocupação com os pobres? Como ele consegue explicar que os bancos nunca tiveram tanto lucro quanto tiveram durante o seu governo? E pior, a violência e a corrupção só aumentaram naqueles oito anos. E continuam aumentando até hoje com a sua sucessora.

Talvez a frase mais célebre de seu governo “Nunca antes na história deste país...” poderia ser usada hoje desta forma: Nunca antes na história deste país houve tanta violência, tanta corrupção e a saúde esteve tão abandonada. Também se poderia dizer que nunca antes na história deste país houve tanto desperdício de dinheiro público como nos casos do mensalão, das grandes obras públicas, entre tantos outros casos que continuam se arrastando impunimente nos tribunais.

Mas, graças a Deus, mesmo após os desmandos dos últimos dez anos,  já podemos vislumbrar algum fio de esperança e acreditar em algumas pessoas dignas e entre elas podemos citar o Dr Caio Lucas Macedo, um dos ilustres advogados de São Paulo e o Ministro Joaquim Barbosa que, este sim, veio de família humilde e com infância bastante sofrida mas que, apesar de chegar onde chegou, continua completamente coerente com todas as posições que sempre defendeu desde quando ainda era um professor. Pena que não tive o privilégio de ter sido um de seus alunos. Pra este último sim, eu tiro o chapéu e digo que este sim é o cara. Quanto ao outro do qual falamos anteriormente, só posso dizer que não concordo com o presidente americano, pois na minha simples e humilde opinião, este não é o cara!

Acredito sim que o Brasil precisa mostrar ao mundo que nós temos exemplos dignos e coerentes como foi Ayrton Senna no passado e o nosso ilustre Ministro Joaquim Barbosa atualmente, homem de imagem límpida e ímpar, simplesmente inquestionável e que não se curva diante dos interesses dos poderosos, como tem provado em toda a sua conduta profissional ilibada. Este sim é o verdadeiro cara. Deste sim eu sinto a honra de poder dizer: Eu me orgulho de ser tão brasileiro quanto ele!

Dr Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]