Escolhas fazem parte da vida!

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” - Josué cap. 24 vers. 15.

Hoje quero destacar a importância das escolhas porque, com certeza, escolhas fazem parte da vida! É impossível passarmos pela vida sem fazer escolhas. Fazemos escolhas todos os dias, desde o amanhecer até o anoitecer. Às vezes acertamos, outras vezes erramos, mas não temos como deixar de fazer escolhas.

De acordo com o texto acima, Josué conclama o Povo de Israel para tomar uma importante decisão; escolher de que lado deveriam ficar. E deixa claro que, ele mesmo já havia decidido em relação à este assunto tão importante! E é justamente sobre este assunto de suma importância que desejo compartilhar com você algumas verdades muito preciosas que, se colocadas em prática, vão dar um novo e acertado rumo para as nossas vidas!  

A vida é feita de escolhas! Você pode escolher seus amigos, pode escolher o seu cônjuge e até a profissão que deseja. Mas, existem alguns pilares muito importantes que não podem ser ignorados ou desprezados.

Em primeiro lugar, o que podemos aprender o exemplo dado por Josué é a importância da visão. Quando ele conclamou o Povo de Israel a fazer aquela escolha, deixou claro diante deles a visão da verdade que eles precisavam “ver e entender”. Visão é a capacidade de ver o que não existe ou que não se esteja vendo no momento.   

“Um certo escultor artístico foi convidado à esculpir o rosto de Cristo numa tora de madeira. Diante deste desafio rapidamente concluído, ele disse que foi fácil. Ao que alguém então lhe perguntou: Como assim? Como você conseguiu fazer essa obra tão linda e ainda diz que foi fácil? O escultor então respondeu: O rosto de Jesus já estava na madeira, eu só tive de tirar desta tora o que não era o rosto dEle”.

Se realmente desejamos fazer escolhas certas na vida, não podemos ignorar esta verdade; antes de fazer as nossas escolhas, temos de ter em mente a visão exata daquilo que queremos ou sonhamos. Não escolha a profissão, mas sim, o ambiente profissional e as pessoas com quem você, de fato, deseja conviver. Não se pode alcançar o sucesso sem ter antes uma visão clara daquilo que desejamos!

Em segundo lugar, para fazer escolhas certas nesta vida, não podemos esquecer que temos de ter coragem. Muitas pessoas estão vivendo uma vida estagnada simplesmente porque, diante das escolhas a fazer, lhes falta coragem. Para escolher o novo, temos de abrir mão do velho. Escolher algum caminho significa abrir mão de outras opções.

Em terceiro lugar, para fazer escolhas acertadas na vida, temos de ter competência. Como você deseja crescer dentro de uma grande empresa sem investir neste ítem tão importante que é a competência? Essa verdade é muito importante e muita gente se frustra nas suas escolhas por ignorá-la. É preciso ter competência para gerir pessoas e situações, principalmente, aquelas relacionadas às adversidades da vida. Afinal, sem lutas não existem vitórias!

Muitas pessoas simplesmente não conseguem fazer escolhas certas porque não observam e nem praticam essas verdades aqui compartilhadas.

 Que essa palavra nos sirva de alerta e reflexão, pois, com certeza, se praticarmos essas verdades, ficará muito mais fácil fazer escolhas certas em nossas vidas!

Se a leitura deste artigo foi proveitosa na sua vida, compartilhe-a com mais alguém para que seja benção na vida de outras pessoas também!

Pr Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]