Introdução ao Endomarketing

Atualmente, as organizações estão percebendo que de nada adianta o investimento nas suas estratégias de negócios para a ampliação de mercados, conquista de novos clientes e bons resultados, se não houver investimento no seu capital humano e intelectual.

Devido a globalização e mudanças constantes no mercado, as empresas buscam métodos eficazes que garantam a sua sobrevivência e a maior dificuldade dos gestores é adotar  a melhor estratégia para se manter neste cenário competitivo.

Tendo em vista que o bom relacionamento entre a organização e os seus funcionários é fundamental para o crescimento da empresa, percebeu-se a importância em investir em Endomarketing.

O objetivo do Endomarketing é estabelecer uma linguagem própria para a empresa com base em valores estabelecidos por ela mesma, como a sua missão e metas, possibilitando consolidar as suas ideias na construção de uma empresa que valoriza os seus funcionários e que busca por excelência.

Conceito de Endomarketing

Segundo Bekin (1995), Endomarketing vem da palavra endo, que  significa “dentro” , “interno”, ou seja, marketing para dentro, marketing interno. Tem como objetivo alcançar as metas e valores da organização.

Para outro especialista em marketing, Levitt, reforça o caminho que deve ser seguido pelas organizações para atingir os seus objetivos: "A organização precisa aprender a considerar sua função, não a produção de bens ou serviços, mas a aquisição de clientes, a realização de coisas que levarão as pessoas a querer trabalhar com ela. Ao próprio dirigente máximo cabe obrigatoriamente a responsabilidade pela criação deste ambiente, deste ponto de vista, desta atitude, desta aspiração. Ele próprio deve lançar o estilo da companhia, sua orientação e suas metas. Isto significa que ele precisa saber exatamente para onde ele mesmo deseja ir assegurando-se de que a organização toda esteja entusiasmadamente ciente disso. Este é um dos primeiros requisitos da liderança, pois, a menos que ele saiba para onde está indo, qualquer caminho o conduzirá a esse local". (LEVITT, 1960, p. 11)

Baseado nesse pensamento da época, já era possível prever como manter uma organização e conquistar clientes. Criar um bom ambiente de trabalho, mostrar as metas e missão da empresa, incentivando as pessoas a trabalhar nela. E a liderança da empresa deveria começar essa jornada para o sucesso.

[...]