Neide Rossi

Noêmia Pereira de Souza

Lucimara José Pereira de Souza Silva 

Estamos vivendo um tempo que em efeito da Covid-19 estabeleceu-se um afastamento triste entre professores e alunos,que deixarem de conviver uns com os outros. Em razão disso, a sociedade e órgãos do governo cobram que a escola invente um modo novo de existir, diferente desse modo que existe a seculos. A seguir veremos um esquema que ajudará a organizar e orientar planejamentos de atividades a distância nesse momento inédito e delicado. Nos indagamos que tecnologia é essa que anda tão longe do dia a dia das nossas crianças da creche e pré-escola? Em quais salas de creches em qualquer lugar no País conta com recursos de informática ou simplesmente um computador que está conectado a internet?Em qual unidade de educação infantil a criança vive em seu cotidiano as experiencias tecnológicas tão relacionadas os seus currículos?

No mundo de professores de educação infantil, quantos possuem recursos tecnológicos em seus locais de trabalho? E em casa? Sim sei que talvez alguns possuam, mas sabemos que não é regra.

É nessa circunstância carente de tecnologia que a Unidade de educação infantil, todos em conjuntos professores, gestor, coordenador com o amparo da secretaria de educação necessita criar métodos para manter a ligação com as crianças e fazer-se presente em suas vidas. O roteiro a seguir foi pensado para ajudar no planejamento de ideias em tempo de isolamento. 

O Esquema que auxiliará no planejamento de atividades á distancia para Educação Infantil. Algumas palavras são significativas para o momento, palavras como: mudanças, rotina, periodicidade, tecnologia, flexibilidade, paciência, família, professores gestores, crianças, planejar, replanejar e avaliar. 

Temos que pensar também na comunicação(atividades)como ela irá ser feita ao publico alvo, ou seja as famílias e as crianças será por e-mail, Whatsapp, redes sociais. Quais estratégias usar? Vídeos? Áudios? Textos? Arquivos em pdf? Cabe a equipe saber quais utilizar, quais serão de fácil acesso a famílias e as crianças, pensamos também na devolutiva dessa comunicação(atividades) é importante esse retorno, mostrar se recebeu o que foi enviado e também saber o que a família achou (comentários positivos),

Cabe a equipe gestora comunicar-se para planejar as propostas considerando: 

  • tempo e rotina: dos professores e das famílias e das crianças. 

  • Combinado com as famílias das crianças quanto: ao recebimento das atividades, registros e envios da interação das crianças com as atividades como fotos, vídeos e registros

  • Propostas de autonomia: crianças brinca sozinha, construindo cenários de brincadeiras como: brinquedos de restaurantes, mercado, floresta, cidade entre outros; ( aqui pode explorar de recursos com embalagens, caixas, tecidos, sucatas, utensílios  de cozinhas).

  • Propor a família: links com histórias infantis, apresentar grupos(musicais) e shows educativos que estão disponíveis nas redes sociais; Jogos e brincadeiras, atividades de pintura, recorte e colagem, criação de brinquedos( com jornais, papeis, embalagens); Leituras de parlendas, trava-linguas ,brincadeiras musicais. 

    Pode-se pedir a família que compartilhe com a unidade de educação infantil registros de desenvolvimentos das atividades propostas;

    É considerável aproveitar para conhecer as famílias, relacionar-se de forma parceira para estreitar os laços. Depois que tudo isso passar a pandemia ir embora, cabe-se pensar que surgira uma sociedade com novos valores e intenções. Pensemos positivo! Tudo passa!  


Bibliografia : www.tempodecreche.com.br

                       www.revistacrescer.com.br