Educação Física Adaptada

 Tânia Mara de Souza Sampaio

 

Na história, a participação de pessoas com necessidades especiais em atividades físicas ocorreram em programas de reabilitações, ou seja, mudando de um modelo médico para um modelo pedagógico que garante a prática da Educação Física adaptada nas unidades escolares com a tendência de inclusão social com base nos direitos sociais e humanos.

A Educação Física adaptada possui como foco contribuir ao desenvolvimento da cultura corporal de movimento, considerando o potencial pessoal, sendo um desafio lidar com os mais diferentes contextos presentes nas pessoas e mostra-las a oportunidade destas atividades na qualidade de vida.

A Educação Física pode contribuir para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa integrar a uma equipe de modalidade paraolímpica, pois torna-se uma ferramenta de interação e cooperação no âmbito educacional.

A aula de Educação Física pode favorecer a construção de uma atitude digna e de respeito próprio por parte do deficiente e a convivência com ele pode possibilitar a construção de atitudes de solidariedade, de respeito, de aceitação, sem preconceitos (PCN’S, 1997, p. 31).

Para o Profissional da Educação Física torna-se um desafio a compreensão dos mecanismos pelos quais os indivíduos podem desenvolver-se e descobrir-se, daí então, existe a necessidade de uma reflexão sobre as questões epistemológicas e profissionais da Educação Física adaptada.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

CONDE, Antonio João Manescal; SOUZA SOBRINHO, Pedro Américo de e SENATORE, Vanilton. Introdução ao Movimento Paraolímpico: Manual de Orientação para Professores de Educação Física. Brasília : Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006

 

GREGUOL, Marcia e COSTA, Roberto Fernandes. Atividades Físicas adaptadas: Qaulidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3 ed.rev.e ampl. Barueri- SP: Manole, 2013.