DUAS HEROICAS PROFISSÕES!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Neste mês de julho, entre as diversas solenidades, fazemos memória a duas importantes profissões: o agricultor, também chamado de colono, bem como o motorista, cuja data se comemora em 25 de julho.

Estes são dois alicerces de nossa nação, na verdade trata-se de heróis de árdua missão, uma ligada ao trato da sagrada terra e a outra os bravos mantenedores da ‘vida’ dos brasileiros. Caso tenha dúvidas, lembre-se do ocorrido na greve dos camioneiros que comprovaram sua importância, sem eles o Brasil não consegue sobreviver! A sofisticada tecnologia e inovação jamais irão substituir o belo e árduo trabalho do agricultor, bem como a abnegada e exaustiva profissão do motorista.

Tenho amigos agricultores e motoristas, muitos deles camioneiros. Eles clamam pela valorização de suas profissões, mas a classe política os renega! A cada dia o mundo rural perde seu foco e não garante a permanência das famílias na ‘tradição agrícola’; os jovens não resistem aos apelos urbanos, perdem o ânimo e se lançam ao fatídico mundo da ‘cidade’, sonhando ter vida melhor. Os motoristas, também no esquecimento, empurram com a barriga o desejo da melhora em sua profissão.

A saga dos motoristas sem dignidade profissional, aliada com a precariedade das estradas, preços de combustíveis, loucura de inescrupulosos colegas e a imprevisão dos preços praticados pelos produtos agrícolas, sem a valorização do trabalho do agricultor são percalços destes heróis que na teimosia esperam ‘sempre a melhora’!

 Aliás, a vida não é fácil para ninguém neste país, especialmente aos que na dureza, muitas vezes tem saldo negativo após meses de trabalho! Em minhas andanças ouço as reclamações da dureza dos que recebem o mísero salário para manter-se: alimentação, vestuário, medicação, diversão, enfim, como viver com este ganho? Na verdade, esta gente não vive, sobrevive! Nesta diretriz estão os inúmeros heroicos agricultores e motoristas que enfrentam as adversidades, convivem com baixos preços de fretes e suas rendas são insuficientes para custear gastos!

Agricultores e motoristas, assim como inúmeras profissões do Brasil vivem a mercê de governos inescrupulosos que viraram as costas para quem trabalha com dignidade, mas nunca deixa de sonhar com a vitória! Estas heroicas profissões demonstram o sentido da vida, tendo o trabalho como realização e não como fardo! Estes simples e anônimos heróis demonstram a beleza da vida e como podemos enfrentar seus percalços!

Agricultores e motoristas, parabéns, não esqueçam que viver é um grande desafio à inteligência humana, acima dos problemas e dificuldades existe a capacidade do ser humano que faz florescer tudo que planta com amor!

Viver neste país não está sendo fácil, principalmente para quem quer a honestidade e precisa engolir as artimanhas dos políticos e dos corruptos. Oxalá, consigamos ver a luz no horizonte e ter, ao menos a realização profissional. Aos agricultores e motoristas que não medem esforços para sobreviver, deixo meu abraço e minhas considerações! Que todos aprendem a respeitar e valorizar estes heróis, sem eles não haveria alimentos em nossas mesas!

Sejamos sempre gratos ao Deus da Vida! Pensem, nisto e até o próximo!