DIVERSIDADE CULTURAL: o desafio de trabalhar as diversidades culturais nas práticas escolares

Ludimilla Neres Costa

RESUMO : Esta pesquisa tem por objetivo por analisar se a professora da pré-escola da Escola Municipal R.B. localizada em Santa Cruz do Xingu esta preparada para trabalhar as diversidades culturais em sala de aula. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando como procedimentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e estudo de campo com aplicação de qualitativa semi-estruturada Constatamos que a educadora entrevistada tem conhecimento da grande diversidade cultural existente em sua sala de aula, reconhece que dentro do espaço educativo a diversidade deve ser trabalhada  com diversas metodologias facilitando assim a compreensão das crianças.Concluindo-se, portanto que para o sucesso do trabalho efetuado em sala de aula com a diversidade cultural será necessário  recurso metodológico mais avançado para que as crianças possam ter um maior entendimento sobre a cultura umas das outras.Nessa adequação, deve ser envolvida a família, a sociedade e a instituição onde possam estimular e conscientizar as crianças sobre a importância da diversidade cultural nas escolas, e com isso garantir as crianças conhecimento sobre as diversas culturas existentes contribuindo para o avanço no ensino.

Palavras-Chave diversidade cultural, crianças, professor.

1 INTRODUÇÃO

Esta produção apresenta uma analise a respeito da diversidade cultural, onde procuramos analisar as implicações em trabalhar a diversidade cultural na escola.   Verificamos com a educadora quais as metodologias que ela utilizava para trabalhar com a diversidade cultural. Dentre os objetivos específicos, Verificamos como esta sendo trabalhada a diversidade cultural em sala de aula. (interdisciplinaridade). Verificamos se o corpo docente tem conhecimento sobre a diversidade cultural, e se ele esta apto para trabalhar essa diversidade com os alunos. Estabelecer relação entre eixo teórico e dados obtidos. Quanto ao problema de pesquisa analisamos Por que a E.M.R.B. não está trabalhando as diversidades culturais existente nas salas de aulas. Com relação à metodologia. Durante o desenvolvimento do presente trabalho, utilizamos dados de uma pesquisa qualitativa. No segundo momento realizamos a pesquisa de campo com uso de questionários semi-estruturados aberto com a professora, da Pré-Escola de 5 anos a fim de responder as respectivas questões. A professora envolvida  da Escola Municipal Riciere Berté do Município de Santa Cruz do Xingu-MT, vale ressaltar que como o número de entrevistado foi só uma professora por na cidade só encontrar duas escola uma Estadual e outra Municipal que no caso e única que possui uma sala de pré-escola de 5 anos nosso publico alvo para pesquisa, entrevistamos a professora que esta atuando   a mais de três anos na área e possui curso de Licenciatura em Pedagogia de um a quatro, mas  não possui especialização.

Percebe-se, historicamente que a diversidade cultural ao longo da historia, foi se desenvolvendo no país, como resultado da formação de uma população culturalmente diversificada e miscigenada pelos casamentos inter-raciais.

A escola é um dos locais onde há inúmeras diversidades que são marcadas pela vida social brasileira. A historia da colonização do Brasil deixou marcas profundas na sociedade vigente, que predomina ate hoje nas manifestações culturais. Para que se consiga uma mudança expressiva no ensino e uma revolução cultural se faz necessária uma educação engajada na preocupação em destacar e plurificar as culturas juntamente com uma política educacional comunitária.

Sabe-se que para haver uma educação de qualidade é necessário ter um educador atualizado e interessado em melhorar a educação, com isso verifica-se a necessidade das formações continuadas para os professores.

O professor na sala de aula de Educação infantil deve fazer um paralelo entre a realidade e o material pedagógico que está sendo trabalhado no momento. Instigando a criança a investigar e perceber diferenças existentes entre a sua cultura e a dos demais colegas. A escola de hoje precisa engajar as crianças no mundo das diferenças, preparando-os para ser legítimos cidadãos.

Atualmente o trabalho desenvolvido nas escolas deve estar voltado para atender todo tipo de diferença, tendo em vista o processo de mudança que vem ocorrendo na sociedade.

2.O PROCESSO HISTÓRICO DA DIVERSIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO

Muitos antropólogos, historiadores e cientistas sociais, a exemplo de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de Azevedo e, mais recentemente, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Roberto da Matta, Alfredo Bosi e Renato Ortiz, já se preocuparam em definir e compreender a cultura brasileira em suas múltiplas dimensões. Todos, a par de suas diferentes posições político-ideológicas, são unânimes em concordar que a característica marcante de nossa cultura é a riqueza de sua diversidade, resultado de nosso processo histórico-social e das dimensões continentais de nossa territorialidade (LACERDA, 2008).

Nesse sentido, o mais correto seria falarmos em “culturas brasileiras”, ao invés de “cultura brasileira”, dada a pluralidade étnica que contribuiu para sua formação. As palavras do antropólogo Darcy Ribeiro são bastante esclarecedoras.

(...) A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos. (RIBEIRO, 1995 apud FERNADES 2005 P.01 )

      Surgimos da miscigenação, do entrechoque e do caldeamento do invasor português, com os índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos.

Apesar da influência marcante da cultura de matriz européia por força da colonização ibérica em nosso país, a cultura tida como dominante não conseguiu, de todo, apagar as culturas indígena e africana. Muito pelo contrário, o colonizador europeu deixou-se influenciar pela riqueza da pluralidade cultural de índios e negros. No entanto, o modelo de organização implantado pelos portugueses também se fez presente no campo da educação e da cultura. Apesar desse fato incontestável de que somos, em virtude de nossa formação histórico-social, uma nação multirracial e pluriétnica, de notável diversidade cultural, a escola brasileira ainda não aprendeu a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabe trabalhar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços.

Sabe-se que o país é dividido por vinte seis Estados e o Distrito Federal. Observa-se que a sociedade brasileira é bem heterogenia, pois conta com diversas culturas, que ao longo do tempo foram se misturando e formando os estados e a sociedade brasileira que é tão rica em diversidade cultural.

      Segundo Fleury (2000), no decorrer do século XIX, o Brasil passou por transformações significativas em termos políticos (Independência, instauração da monarquia e finalmente, a proclamação da república) e em termos econômicos (com o processo de industrialização e urbanização da região Sudeste do país). Culturalmente, o país também sofreu mudanças, com a vinda de imigrantes europeus e asiáticos. Esses imigrantes tinham um nível educacional superior ao da população local e, principalmente no caso dos italianos e espanhóis, tradição de lutas políticas ligadas ao anarquismo.

Ainda de acordo com Fleury, ao longo da historia, determinados padrões culturais foram se desenvolvendo no país, como resultado da formação de uma população culturalmente diversificada e miscigenada pelos casamentos inter-raciais.

             Os brasileiros valorizam sua origem diversificada, incluindo as raízes africanas, presentes na música, na alimentação, no sincretismo religioso. Gostam de se imaginar como uma sociedade sem preconceitos de raça ou cor. Mas, por outro lado, é uma sociedade estratificada em que o acesso as oportunidades educacionais e as posições de prestigio no mercado de trabalho são definidas pela origem econômica e racial.

            O que se sabe até o momento é que o Brasil com essa grande diversidade cultural fez com que a sociedade se tornasse homogênea e ao mesmo tempo, unida, pois do estremo Sul ao Norte do país o povo se une a cada quatro anos para ver a seleção jogar ou para exercer a democracia nas eleições onde temos o direito de escolher nossos governantes. [...]