O Deadlift (Peso Morto) é um excelente exercício para ativar os músculos da cadeira posterior, do tronco (paravertebrais e multífidos), do quadril (glúteo máximo), da coxa (semimembranoso,semitendinoso e bíceps femural) e da perna (gastrocnêmio). Dependendo da variação usada pode ser considerado um exercício uni-articular (com os joelhos estendidos) ou pode ser um exercício multi-articular (com a participação das articulações do quadril e do joelho).

Como comentei em outras postagens, o braço de resistência pode ser modificado de acordo com o ângulo do exercício, com isso, em diferentes momentos, o exercício pode se tornar mais fácil ou mais difícil. A fase concêntrica é considerada no momento ascendente ou da subida e a fase excêntrica no momento descendente, ou seja, na fase da descida.

 

Um grande atenção deve ser direcionada para a coluna vertebral. Todas as suas curvaturas devem ser preservadas durante o movimento, permanecendo o tronco alinhado durante toda a execução. Caso o tronco perca suas curvaturas fisiológicas a capacidade de dissipar a carga é prejudicada, aumentando dessa forma, a compressão discal.

Para indivíduos com encurtamento de músculos da cadeira posterior, é possível que sinta desconforto quando o exercício é realizado com os joelhos estendidos, podendo resultar em retroversão da pelve e alteração da mecânica da coluna vertebral. Um ajuste rápido e simples para que isso não ocorra de forma aguda, ou seja, no momento do treinamento é flexionar os joelhos, para que reduza essa insuficiência passiva. De forma crônica, ou seja, em longo prazo, é ideal que sejam realizados meios para aumentar a flexibilidade dos músculos da cadeia posterior.

Em relação ao posicionamento da cabeça, teoricamente, acredito ser a melhor posição quando a cabeça está alinhada com o tronco. Na prática, sinto uma melhor noção de espaço e consciência corporal quando olhando para a frente. Temos receptores de postura localizados no pescoço que nos dão noção da posição corporal (Quero a opinião de vocês!)

Esse é um exercício extremamente funcional. Quando me refiro ao termo funcional, quero dizer que é um ótimo exercício para te dar função e transferir os aprendizados e resultados para as atividades esportivas e diárias.

Quero a opinião de vocês!!

Profº Léo de Paiva Montenegro
Site: www.leodepaiva.com