Andreia Cristina da Silva, Antônio Marcos Batista dos Santos 2

RESUMO

ObjetivoCompreender a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no contesto hospitalarMétodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo, no qual através das obras de vários autores encontrarão os fomentos necessários para a elaboração teórica deste trabalho. Objetivou principalmente, encontrar as respostas mais efetivas na literatura para ajudar a compreender a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no contesto hospitalar. Para a obtenção de dados com embasamento teórico-científico publicados em um período entre, 2016 a 2020.  Resultados: O lúpus é uma doença autoimune crônica na qual o próprio sistema imunológico ataca células e tecidos saudáveis. As causas do lúpus são desconhecidas, mas alguns dos fatores de risco são conhecidos, como ser mulher, certos medicamentos ou radiação ultravioleta. O plano de enfermagem é uma ferramenta fundamental para prestar cuidados de qualidade ao utente, família e comunidade, encontra-se apoiado em bases científicas que permitem identificar o estado de saúde, necessidades ou problemas de saúde reais ou em risco, e prestar os cuidados determinados. Conclusão: As doenças crônicas que afetam as capacidades físicas causando incapacidades têm grande impacto psicológico no paciente e na família. Cabe à enfermagem lidar com esses aspectos, orientando o paciente a aceitar suas limitações e promover as capacidades que persistem. Pacientes com patologias de longa duração necessitam de educação em saúde e apoio psicológico durante todo o processo de sua doença, a fim de manter uma qualidade de vida adequada.

Palavras-chave: Lúpus eritematoso sistêmico, Cuidados de enfermagem, Qualidade de vida.


INTRODUÇÃO

A Enfermagem é uma profissão que requer fortalecimento em toda a sua estrutura, acadêmica, metodológica e investigativa, cujo objetivo é demonstrar a atuação profissional nos campos acadêmico, da saúde e da pesquisa. A formação desses profissionais deve ser condizente com a realidade de cada país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) consideram que o recurso humano de maior valor na assistência e assistência ao paciente é o profissional de enfermagem, por isso se esforça para fortalecer esta carreira, pois está ciente das conquistas feitas nas últimas décadas (COSTA et al., 2020).

Segundo Costi et al. (2017) Lúpus Eritematoso sistêmico (LES), caracterizado pelo fato de que o sistema imunológico da pessoa provoca a destruição de células e tecidos saudáveis, ao não reconhecê-los. O sistema imunológico tem a função de proteger o organismo contra agentes nocivos. Porém, em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, o sistema imunológico está alterado e reconhece os mecanismos do corpo como estranhos.

Já Enderle et al. (2019) pontuam que sua etiologia é desconhecida, mas considera-se a existência de uma interação multifatorial, onde fatores ambientais, genéticos e hormonais estão envolvidos. Dentre as manifestações clínicas, os sintomas gerais como fadiga, astenia, anorexia, febre e emagrecimento aparecem com maior frequência nos pacientes com LES, sendo considerados como sintomas iniciais da doença ou, em outros casos, como complicações da mesma, sendo fadiga o que predomina nestes casos, por se tratar de um sintoma incapacitante associado, por sua vez, a episódios depressivos.

Esta pesquisa pretende-se identificar e apontar mecanismos que permitam ao profissional de enfermagem oferecer uma assistência de qualidade ao paciente, contribuindo com seus sentimentos de ser humano capaz de ser produtivo e respeitado em seu meio social, e isso por envolver e comprometer cada paciente com o cuidado de sua saúde, reduzindo assim os riscos de complicações que o tratamento pode causar o que permite retardar o curso da doença.

É importante contribuir para o cuidado holístico desse tipo de paciente, permitindo que familiares e cuidadores identifiquem as necessidades e, assim, estabeleçam os cuidados que devem ser prestados, estabelecendo ações que favoreçam a qualidade de vida que todo ser humano deve ter. Este estudo se justifica teoricamente, pois irá fornecer uma análise da literatura encontrada para a explicação das variáveis do estudo, a fim de fornecer conhecimento sobre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida do paciente, para suprir qualquer desconhecimento a esse respeito o tipo de relação entre as variáveis e que explicará o problema de estudo.

A assistência prestada pelo profissional de enfermagem aos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico deve aplicar as ações necessárias para minimizar os efeitos negativos, que podem estar alterando o psicológico, axiológico e físico dos pacientes; elementos necessários para uma recuperação integral e qualidade de vida de quem sofre desta doença. Diante do exposto originou-se a seguinte problemática, qual a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no contesto hospitalar?

O objetivo geral deste trabalho foi compreender a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no contesto hospitalar objetivou também especificamente, exemplificar o contexto histórico e a representação fisiopatológica do Lúpus Eritematoso Sistêmico; abordar as manifestações clínicas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, bem como, suas complicações e, por fim, identificar os fatores da assistência de enfermagem que contribui para a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.


MÉTODOS

O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que consiste em reunir e sintetizar o conhecimento científico elaborado sobre determinado assunto, proporcionando um entendimento a respeito do problema estudado.

A revisão iniciou-se com a definição do tema sendo de relevância ao meio científico bem como para subsidiar a formação dos profissionais da saúde que desenvolverão ações visando compreender a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no contesto hospitalar. Foi escolhida como base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online). A busca dos artigos foi realizada por meio do método de combinação (através dos conectores “e/ou” no campo de pesquisa) pelos Descritores em Ciências da Saúde (Decs): “Lúpus eritematoso sistêmico; Cuidados de enfermagem; Qualidade de vida”.

A coleta de dados foi executada nos meses de Fevereiro a Abril de 2022. Foram estabelecidos como critérios de inclusão: estudos publicados entre os anos de 2016 a 2020 na base de dado anteriormente referenciada, no idioma português, com textos acessíveis na íntegra e que demonstrassem em suas considerações dados importantes referentes às políticas públicas sobre como compreender a relação entre os cuidados de enfermagem e a qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. Foram excluídos do estudo dissertações, editoriais, teses, resumos de congresso, anais, comentários e opiniões.

Os artigos passaram por três filtros antes de serem selecionados, primeiro foi realizada uma pesquisa individualizada por cada pesquisadora, seguindo os mesmos critérios de inclusão já mencionados e pela leitura de seus títulos e resumos; segundo: os artigos selecionados de forma individualizada foram compartilhados entre os dois pesquisadores (as), mantendo apenas os artigos que fossem comuns aos dois e como terceiro filtro, foram selecionados apenas artigos com classificação Qualis A1 a B2.

Os artigos selecionados foram lidos na íntegra, formando uma amostra conclusiva de 22 artigos. Os resultados foram dispostos de maneira descritiva em quadro demonstrando as características de cada uma das pesquisas relacionadas ao assunto em questão, seguindo perspectivas éticas dos autores das pesquisas verificadas. [...]