CONTEXTUALIZANDO ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autora: Glaucie Gislaine Medina Beljak Silva

Ao trabalharmos com os conteúdos de Artes na Educação Infantil é preciso questionar como serão desenvolvidas tais atividades com as crianças pequenas, quais são as intencionalidades dessas atividades.

          Entendemos a necessidade de se trabalhar artes com as crianças pequenas conforme Spindola 2008, onde o trabalho com arte na aprendizagem de crianças amplia sua compreensão de mundo, principalmente em relação à produção artística. Mediante a arte, busca-se formar a criança plenamente, em todos seus aspectos.

          Nesse sentido, percebe-se que ao escolher um conteúdo de Artes para se trabalhar com alunos da Educação Infantil faz necessário, pensar e refletir sobre os objetivos que deverão ser alcançados. A seguir, serão citados alguns:

  • Possibilitar a criança desenvolver o gosto pelo processo de produção e criação artística;
  • Proporcionar as crianças a manipulação diferentes materiais;
  • Explorar suas características e possibilidades no fazer artístico;
  • Desenvolver a leitura de imagens impressas nas várias linguagens artísticas;
  • Aprimorar a coordenação Viso-motora, cognitiva  e outras;
  • Interagir por meio da dança de modo desenvolver a consciência corporal;
  • Expressar-se corporalmente;
  • Expressar-se oralmente por meio de vários gêneros musicais;
  • Desenvolver o interesse por histórias ouvindo e participando da narrativa;
  • Propiciar a criança uma leitura de mundo;
  • Estimular a sensibilidade, autoexpressão e linguagem.

A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, desde 2017 inseriu linguagens de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro como componentes obrigatórios na base curricular das escolas.

No contexto da Educação Infantil a BNCC 2018 enfatiza:

Traços, sons, cores e formas – Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.(BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, Etapa Educação Infantil, 2018).

 

A criança é um ser em construção, desde seu nascimento, ela vem aprendendo e desenvolvendo inúmeras habilidades que são pertinentes a sua fase de desenvolvimento. Todavia, a criança pequena ao seu modo singular de aprender a Arte pode experimentar as suas modalidades: literatura, pintura, desenho, dança, teatro, música, escultura entre outras, como forma de expressão e comunicação.

Na Literatura, o mundo imaginário cria asas sendo possível evidenciar o quanto é importante esse trabalho, conforme menciona Oliveira 2008:

À criança, deve-se contar e ler história adequadas á sua idade, para que fantasie e sonhem com as aventuras de seu mundo imaginário. Ler e contar historias é, por si só, uma arte, é meio de comunicação. Um bom texto nos conduz a viagens inimagináveis, de alegria, de felicidade, de amor, etc. em sendo assim, para a criança, uma boa historia tem o poder de diverti-la e, ao mesmo tempo, estimular sua aprendizagem. (Oliveira, 2008. P. 60)

Desse modo, é verdadeiro dizer que durante uma narrativa infantil que as crianças viajam no mundo da imaginação se teletranspotando para dentro história contada, experimentando várias sentimentos e emoções.

No Desenho, as crianças fazem seus registros gráficos e colocam na folha de papel suas observações e invenções. Pois de acordo com Spindola 2008, o desenho é uma linguagem e como tal acessível a todos. A criança, ao entrar na escola necessita de estimulação do desenho para apoderar-se desta linguagem.

Na música, as crianças ficam soltas e envolvidas com os sons, ritmos e movimentos que a música as permite sentir. Conforme, Souza 2008:

A música envolve sons que são provenientes do movimento, estes, configuram-se como ritmo, por ter uma organização no tempo. Musica, por estar relacionada com a vinculação recíproca entre som e ritmo, é inseparável do movimento, estando muito ligada a ação corporal, que é o seu principal elemento gerador. (Souza, 2008. P.56)

Na pintura, a criança pode explorar as cores, as formas, as linhas, as curvas, o espaço onde está inserido, contextualizando suas emoções, suas ações e sua expressão.

Na dança, a criança tem possibilidades de aprender diversos movimentos e construir uma diversidade de vivências através de gestos e expressões corporais. É uma forma da criança conhecer seu corpo, suas limitações e expressem seus sentimentos.

Nesta perspectiva, levar as crianças a ter contato com a arte é função do educador mesmo que ela ainda não entenda o significado da expressão artística para o seu desenvolvimento e o que cada modalidade de  Arte significa para o ser humano, mas ela têm o direito de se apropriar desse bem cultural e isso deve acontecer com incentivo da escola.

Diante do exposto é possível identificar que os conteúdos de Artes estão presentes no nosso dia a dia, nas relações vivenciadas pelas crianças, e que nem sempre é bem trabalhada pelos educadores infantil, muitas vezes sendo utilizada somente como meio de passar tempo e não como forma de aprendizagem.

Observa-se que se trabalhar com arte não se trata só de uma disciplina, mas que a Arte é movimento, é ação, é linguagem, é expressão é transformação.


REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

SPINDOLA, Arilma Maria de Almeida. OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Linguagens na Educação Infantil IV. Arte na Educação Infantil. Cuiabá. Edufmt.2008

SPINDOLA, Arilma Maria de Almeida. OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Linguagens na Educação Infantil III. Literatura Infantil. Cuiabá. Edufmt.2008

Souza, Cássia Virginia Coelho de. Linguagens na Educação Infantil V linguagens Artisticas. Cuiabá. Edufmt.2008