CONSULTORIA DE VENDAS: O QUE DETERMINA O AUMENTO DE RECEITAS COM A INTERVENÇÃO EXTERNA DE VENDAS NOS MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE NOVA VENÉCIA ES.
Por roselene calmon tomaz | 17/08/2018 | AdmCONSULTORIA DE VENDAS: O QUE DETERMINA O AUMENTO DE RECEITAS COM A INTERVENÇÃO EXTERNA DE VENDAS NOS MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE NOVA VENÉCIA ES.
Autoria: Roselene Calmon Tomaz
RESUMO
A consultoria de vendas é uma ferramenta muito utilizada para contribuir para o crescimento financeiro das micros e pequenas empresas. Ela pode ser considerada como uma estratégia de contribuição nas tomadas de decisão, além de ser um fator condicionante para o sucesso da empresa. Nesta pesquisa o autor mostrará que a consultoria de vendas pode gerar lucratividade para as empresas servindo como fonte de inspiração funcional. Onde, o consultor irá planejar métodos que ampliam a visão da empresa sustentando sua finalidade. A pesquisa apresentada nos traz como meta principal uma análise sobre a realização de consultorias de vendas nas empresas inscritas no MEI na cidade de Nova venécia-ES, para demonstrar a viabilidade de contratar ou não uma consultoria de vendas com o propósito de garantir lucratividade para a empresa. A pesquisa se faz importante neste trabalho, pois demonstra claramente a satisfação dos empreendedores na contratação do profissional de consultoria para auxiliar no crescimento financeiro de suas empresas. Na realização da pesquisa será utilizado o método quantitativo descritivo exploratório. As ferramentas empregadas para coleta de dados serão o uso de referencias bibliográficas de autores renomeados, a coleta e a realização de uma entrevista com perguntas abertas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de mostrar por meio de uma pesquisa investigativa se uma consultoria externa realizada dentro de empresas inscritas no MEI que necessitam crescer financeiramente pode acarretar vantagens satisfatórias para a lucratividade da mesma.
É preciso fornecer aos novos administradores e funcionários ferramentas necessárias para que a tomada de decisão seja realizada corretamente, propiciando mudanças produtivas no mercado em que atuam. Michael Porter (1989) assegura que uma empresa não idealizada corre riscos de se transformar em um negócio decadente se movendo apenas com os passos da concorrência.
Saber empregar as ferramentas de forma coerente, ajustando e adaptando a realidade da empresa com suas necessidades, é possível ganhar uma força para competir no mercado. Por isso, acredita-se que se as empresas novas inscritas no MEI tivessem uma orientação de um consultor no momento de sua formação para focalizar os propósitos de investimentos, metas financeiras, lucratividade e de como se manter no mercado com alta concorrência, muitas delas não sofreriam declínio e fechariam suas portas.
A capacidade de um consultor é enfatizar seus métodos dentro da empresa observando onde é o ponto crítico para sua ação, utilizando o compartilhamento de
ideias e informações da empresa, vivenciando um ambiente de interação na resolução de recursos motivacionais a serem utilizados. Ele deve saber como abordar a coleta de dados para diagnosticar dentro da organização as políticas e valores que a empresa possui, para depois iniciar seu trabalho mantendo alinhada a cultura e a organização da empresa.
De acordo com Peter Block (1991), o consultor pode ser definido como um ser humano que possui habilidade, postura e influencia sobre algo ou pessoa em uma posição que produza conhecimentos em uma empresa, mas que não tem o poder de decisão sobre a mesma. Usando um sentindo mais extenso, o autor cita que consultoria determina uma atitude seguida em semelhança a uma regra do qual você não se faz membro. Um encontro com pedido de auxílio, treinamento, avaliação e estudo, são consultorias.
A expressão trabalho de staff ou trabalho de consultoria são equivalentes e refletem minha convicção de que as pessoas que estão em papeis de staff necessitam verdadeiramente de capacidades de consultoria para se tornarem eficazes, independentemente de sua área de especialização técnica (finanças, planejamento, engenharia, recursos humanos ou jurídico).
Campos (1992) define que o conceito obteve evolução com uma visão de satisfação do cliente. Para tanto, afirma que um serviço ou um produto de qualidade é aquele que acata corretamente a confiança de forma aceitável e segura e no tempo certo das necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito sem defeitos; baixo custo; segurança do cliente com a garantia de entrega no prazo certo e no local certo e na quantidade certa.
Na visão do autor, o que conta é a vontade do consumidor que procura ser atendido com produtos bons e ter qualidade e eficácia no atendimento. Em tempos de concorrência de mercado avassalador dos últimos tempos, é importante buscar tranquilidade e satisfação. Com uma administração propícia e fundamentada é possível garantir segurança para sua atuação como empresa concorrendo de maneira saudável com outras empresas no mercado atual.