ORGANIZADORES:
Aline Pinheiro de Lima
Hélia Maria de Lima
Lenilza Silva Ferreira
COLABORADORES:
Corpo Docente
O DEVER DE CADA UM
UNIÃO
GRATIDÃO
RESPEITO
CONVIVÊNCIA SENSO DE JUSTIÇA
RESPONSABILIDADE
OBEDIÊNCIA
COOPERAÇÃO
HONESTIDADE
ZELO
SOLIDARIEDADE
BONDADE
COMPROMISSO TOLERÂNCIA AMOR
PROJETO ANUAL DE VALORES
 JUSTIFICATIVA:
Este projeto será desenvolvido na escola para que juntos enfrentemos a indisciplina e a carência de valores morais e éticos, bem como a falta de limites por parte dos alunos. Sabemos que grande parte dos comportamentos indisciplinados estão relacionados a questões familiares, isto é, à falta de imposição de limites por parte dos pais e a ausência do ensinamento desses valores humanos primordiais para a vida em sociedade. Grande parte desses pais atribuem a dificuldade de educar seus filhos, a falta de tempo e, que também quando estão presentes tem dificuldade de ajudarem nas atividades escolares alegando não possuírem um nível de escolaridade suficiente, e assim tornam-se bastantes permissivos perdendo o controle de seus filhos. Podemos também perceber nas atitudes e diálogos que temos com alguns pais que estes não veem a educação dos filhos como uma prioridade, desde modo faz-se necessário que se realize um trabalho que promova a superação dessa dificuldade e tomar a iniciativa de promover encontros, realizar reuniões e palestras com os pais, como forma de promover a integração dos mesmos à vida escolar de seus filhos.
A indisciplina e a falta de Educação no seu sentido restrito são perceptíveis, em sala de aula e na escola como um todo, se manifesta no corredor, durante os intervalos, na sala de aula, nos eventos da escola, na entrada e na saída, (com exceção de poucos alunos) etc. Manifesta-se também através das conversas paralelas, na dispersão durante a aula, através da não participação nas atividades. Isso tem sido uma preocupação e tema de conversas entre professores e gestores e, foi pensando nessas e em outras indagações que surgiu a ideia do Projeto que visa primeiramente, construir ou resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados por nossos alunos e seus familiares, para que então eles tenham consciência da necessidade do aprender, não só para a escola, mas, principalmente, para a vida. Nós que fazemos parte da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, somos cientes dos efeitos nocivos de uma sociedade desestruturada e da implicação da falta de ensinamentos desses valores humanos as crianças e jovens, diante disso resolvemos desenvolver o projeto Construindo Valores na Escola: O Dever de cada Um, que levará toda a nossa comunidade escolar a possibilidades de começar e recomeçar a refletir e praticar valores básicos como: Amor, Zelo, Respeito, Bondade, União, Obediência, Gratidão, Cooperação, Honestidade, Convivência, Solidariedade, Responsabilidade, Compromisso, Senso de Justiça e Tolerância. Uma educação em valores deve ser desenvolvida através da vivência no cotidiano escolar, em um processo de construção em que os alunos tomem consciência da presença dos valores no seu comportamento e na sua relação com os outros, reflitam sobre suas ações e as de seus pares e a partir daí, definam quais atitudes são mais cabíveis para cada caso ou situação. Diante desse quadro, entendendo a escola como um espaço de desenvolvimento pessoal e social se faz necessário criar estratégias com o intuito de melhorar esta situação, visando proporcionar um ambiente mais harmonioso, para que os envolvidos no processo possam repensar suas atitudes, desenvolvendo sua afetividade, e o seu senso cidadania, minimizando aos poucos, os conflitos que surgem no dia a dia. As atividades e ações serão desenvolvidas de forma interdisciplinar, com a contribuição de todos os professores e envolvendo todas as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental I e da EJA. Nos propomos a trabalhar com questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de valores humanos para a boa convivência dos alunos com seus pares e com todos que os que formam a Instituição Escolar ( Gestores, professores, Merendeiras, pessoal de apoio e comunidade local). No Entanto serão realizadas diversas atividades para uma melhor relação inter e intra- pessoal de todos os envolvidos. Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos, família, professores do Ensino Fundamental I e EJA , Equipe Gestora e demais funcionários.
O projeto será aplicado de forma sistematizada em que os 15(quinze) valores serão trabalhados no período de um ano letivo por todas as salas de aula. O projeto será desenvolvido por toda a escola ( 30 turmas do 1º ao 5º ano ), com alunos entre 06 e 14 anos, e (04 turmas da EJA), com alunos com idade a partir de 15 anos.
Acreditamos que uma educação em valores deve ser desenvolvida através da vivência no cotidiano escolar, em um processo de construção em que os alunos tomem consciência da presença dos valores no seu comportamento e na sua relação com os outros, reflitam sobre suas ações e as de seus pares e a partir daí, definam quais atitudes são mais cabíveis para cada caso ou situação.