Resumo para Apresentação de Seminário: Construindo um modelo de análise da TI Verde.

 

Marcelo Henrique Doria Figueiredo

 

Introdução

O impacto da TI e seu papel na sustentabilidade ambiental estão envolvendo aspectos referentes a sustentabilidade onde também incorporam os sistemas de informação no contexto de sustentabilidade, onde estão sendo desenvolvidos novas teorias para compreender essa questão.

As organizações estão trabalhando com a preocupação de consumir os recursos disponibilizados de maneira a garantir que os ecossistemas possam se manter na sua capacidade de resiliência. A TI verde incorpora o conceito de aspecto ambiental e sustentável no que se diz a respeito de eficiência energética.

Para que as empresas e organizações implementem o uso da TI verde e necessário que se planeje e invista em infraestrutura tecnológica para que sirva para as necessidades e consiga reserva recursos ou seja o não desperdício. Com a inclusão da TI empresas ou organizações iram possibilitar a inclusão a análise para torna-se a mesma mais ambientalmente possível extraindo de todas as áreas tanto da empresa como da organização melhorias para o uso correto de recurso levando s ao não desperdício.

 

  1. A tecnologia da informação verde como um tópico de interesse na área de SI

A TI verde nada mais e que o estudo e pratica de projetar, fabricar, usar e descartar computadores, servidores e subsistemas associados à parte eletrônica como monitores, impressoras, dispositivos de comunicação, de rede e de armazenamento de forma eficiente e eficaz com o mínimo de impacto para o meio ambiente também visando a viabilidade ou seja não gastando tanto dinheiro em equipamentos que não iram ser usados o que podem ser comprados além da conta gastando assim os recursos financeiros que podem ser disponibilizados para a compra ou talvez melhorias em outros setores seja da empresa ou organizações.

Ao se utilizar a visão técnica da TI verde existem duas formas de se classificar: a primeira delas mudar os processos e práticas da TI verde na infraestrutura e a segunda e inserir processos de negócios ambientalmente favoráveis nas organizações reduzindo os impactos.

O uso da TI verde pode trazer resultados mas será necessário que as empresas e organizações estejam cientes da necessidade de abordagem da sustentabilidade ambiental de forma mais proativa onde será necessário deixar todos componentes cientes dos benefícios que a implantação da TI verde pode trazer em questão sustentabilidade ambiental, e também exercer praticas mais sustentáveis na organização.

Mesmo com o implemento da TI verde nas empresas o seu sucesso depende muito do comportamento do funcionários e da própria organização ou seja tem que haver uma orientação ambiental para que as medidas cabíveis sejam tomadas assim iniciando diferentes iniciativas ambientais como uso de impressoras com impressão frente e fundo, reciclagem de papel e incentivando os funcionários sobre formas de como economizar energia. Agora cabe as empresas e organizações desenvolverem políticas sobre a sustentabilidade ambiental.

Dentro das empresas e organizações a TI verde tem a finalidade de reduzir os impactos ambientais causados pelas as atividades de TI e atua ativamente na economia de baixa emissão de gases. foram identificados que diversas empresas e organizações estão fazendo a troca de seus equipamentos por equipamentos mais eficientes quando se trata de economia de recursos uma vez que os mesmos iram causar menos problemas ao meio ambiente.

O departamento de TI irá fazer a gestão de atividades e medidas contra o mal uso de recursos assim controlando, orientando e comunicando sobre boas práticas adotadas. Alguns dos pontos principais a serem vistos e a questão da emissão e utilização da energia de forma sustentável por que além de prejudicar o meio ambiente o uso ineficiente pode resultar em maiores custos para as organizações e também podem fazê-las perde vantagem competitiva ou seja tem que haver um gerenciamento inteligente da tecnologia para reduzir os danos causados ao meio ambiente.

E importante que os mesmos (empresas e organizações) se submetam a experimentar, atualizar e buscas novos métodos e abordagens sobre o uso de novas tecnologias e estratégias de sustentabilidade ambiental e reduzindo os custos de operação e de desperdícios.

 

  1. Adoção de práticas verdes na área de tecnologia da Informação

 

A adoção da TI verde tem sua importância em questão de sustentabilidade e ética, já a adoção da TI como um todo e usualmente motivada pelos potencias benefícios econômicos uma vez que a TI verde terá seus benefícios econômicos a longo prazo. A TI verde irá buscar e elabora politicas nas quais iram deixar claro a economia de energia e aquisição de equipamentos com menor índice consumo de energia o uso dos computadores de forma mais eficientes.

Em pesquisas realizadas existem grandes desafios com relação a implantação da TI verde pois boa parte das práticas adotadas junto com ela pode exigir um alto recurso financeiro, mas também não poderá ser afetado pois dependendo do esforço e da vontade dos usuários irá gerar lucros. Os gerentes de TI deveram ter um grande papel pois serão requisitados para minimizar o consumo de energia e passara projetos específicos e pontuais para a economia dos mesmos aplicando e conscientizando a todos sobre os benefícios sustentável ambiental. Impacto da tecnologia da informação verde na dimensão ambiental de sustentabilidade.

O impacto ambiental tem sido apontado como uma medida fundamental para avaliar o desempenho para avaliar o desempenho da empresa. Buscar sustentabilidade ambiental não significa pensamento econômico, até mesmo porque a economia e direcionada para o problema de alocar recursos escassos e recurso de energia livres o que acontece que muitas empresas e organizações adotam o uso de sustentabilidade afim de aumentar seus lucros em questão de pouco tempo em que a TI verde foi implanto mas acabam vendo que exige um certo tempo para que esse lucro financeiro possa ocorrer e acabam deixando de lado ou até mesmo desistem de utilizar as boas práticas e técnicas que a TI verde proporcionam. Existem duas grandes categorias de benefícios do uso da TI verde que são: os ambientais, associados a objetivos de equidade e financeiros mesmo que demorem longos prazos para retorno, além de minimizar a emissão de gases da empresa e ajudar na conservação e na redução de desperdício de energia associados ao hardware e software dos computadores. E a segunda está relacionada em auxilia na minimização das perdas, cortando gastos operacionais e aumentando a produtividade dos funcionários.

Quando falamos em coo eficiência relacionado a TI verde nas empresas consiste na entrega de produtos e serviços com preços competitivos que satisfaçam a necessidade humana e que tragam qualidade de vida reduzindo os impactos ecológicos e a intensidade de recursos utilizados em todo o ciclo de vida. Claro que a questão econômica e um fator econômico e um fator relevante, uma vez que as empresas visam aumento de seus lucros utilizando técnicas e boas práticas de sustentabilidade.

Já quando falamos de eco equidade estamos falando de direitos iguais de todas as pessoas aos recursos ambientais, ou seja, deve haver uma distribuição justa de recursos entre a humanidade.

A adoção dessas práticas pelas organizações podem tirar proveito da consciência socioambiental por meio de campanhas de conscientização onde as empresas iram adotar métodos mais sustentáveis uma vez que iram ser exemplos para outras empresas e organizações, além disso trazendo benefícios em termo de redução de taxas e impostos o controle e consumo de energia e gases trazendo um grande avanço e buscando formas de contribuir com o meio ambiente onde se tenha um futuro melhor. Tal situação leva a crer que as empresas que não souberem acompanhar essas mudanças poderão perder espaço no mercado, de modo geral, com a explosão do uso de diferentes tecnologias e sistemas de informação, reduzir seu impacto ambiental será crítico para suavizar a degradação ambiental do planeta.

 

3. Referencias: Guilherme Lerch LunardiI; Ana Paula Ferreira AlvesII; Ana Carolina SallesIII: “ DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA PARA AVALIAR O GRAU DE UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE PELAS ORGANIZAÇÕES” Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-21072014000300012&script=sci_arttext Acesso: Julho/2020.