CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DOS TRABALHADORES EM RELAÇÃO A PREVENÇÃO DOS RISCOS E DOENÇAS PROFISSIONAIS. Estudo do Caso Sector de Saneamento do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane

Resumo
O presente estudo abordou aspectos ligados aos conhecimentos, atitudes e práticas dos trabalhadores em relação a prevenção dos riscos ocupacionais, no processo de recolha de lixo no Município de Quelimane, Província da Zambézia. Estas actividades inseriram-se no âmbito do saneamento do meio, que muitas vezes acarreta consigo a susceptibilidade de vários riscos à saúde. O objectivo da pesquisa foi de analisar o conhecimento, atitudes e práticas dos trabalhadores afectos ao sector de salubridade no CMCQ, face aos riscos e doenças ocupacionais expostos. A pesquisa foi exploratória com uma abordagem qualitativa. Para a recolha de dados usou-se como técnicas a observação sistemática dos trabalhadores em relação aos processos de trabalho, entrevistas e observação como forma de verificar a percepção dos trabalhadores em relação aos riscos que estão expostos e o questionário numa população de 81 trabalhadores. Estas informações sobre as variáveis recolhidas forneceram elementos que permitiram verificar a influência das variáveis em estudo em relação a prevenção dos riscos expostos.
Palavras-chave: Atitudes, Prevenção, Riscos Ocupacionais e Qualidade de vida.   

Introdução
A saúde do trabalhador é um problema importante de saúde pública nas organizações que lidam especialmente com saneamento do meio. O enfoque na componente de promoção e protecção da saúde do trabalhador, para isso deve ser realizado acções que visam monitorar os riscos existentes no local do trabalho. Para o presente estudo, foram entrevistados os trabalhadores afectos no sector de higiene e saneamento do meio do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ)/Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA), para avaliar o conhecimento, os seus comportamentos e os riscos de saúde que eles estão expostos no seu local de trabalho.
Porém, partindo do pressuposto segundo o qual, as atitudes, são a representação dum sistema integral de ligações conscientes da personalidade com as diferentes facetas da realidade objectiva, que advém de toda a história do seu desenvolvimento e que define internamente as suas acções e anseios (Myasischev, 2003), torna-se inequívoca a importância do estudo desta variável psicológica o comportamento do trabalhador, nas pesquisas de carácter interdisciplinar em especial para a Saúde Pública. Ora, tendo em conta que a saúde pública se considera uma ciência e arte de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde física e a eficiência através da comunidade organizada, esforços para o saneamento do ambiente, bem como o de controlo de infecções comunitárias e a educação do indivíduo em princípios de higiene pessoal devem ser promovidas (Winslow C.E.A. 1920 apud Texeira 2004). No entanto, percebe-se que esta disciplina, dedica-se ao estudo dos problemas teóricos e práticos da protecção sanitária e medicina, nível e estilo de vida da população. Inúmeras pesquisas já foram desencadeadas sendo a esmagadora maioria delas com enfoque social (Weinstein, 1980), que pesquisou atitudes influenciadas por elementos que interferem na acção preventiva os denominados “Vieses”, bem como estudo das a titudes sob abordagem psicológica (Davis & Newstrom, 2002), que pesquisaram o “comportamento humano no trabalho” fazendo-se uma relação com as atitudes. A nível nacional, as pesquisas na área da saúde pública e especificamente na área da saúde ocupacional, são levadas a cabo maioritariamente sob uma abordagem sociobiológica/ sócio-médica, com o uso de métodos e técnicas que, no nosso entender, não dão a devida atenção ao factor humano como personalidade. O comportamento humano pode interferir de várias maneiras na transmissão das doenças.
A investigação das atitudes, do comportamento humano e da qualidade de vida passou a representar uma etapa fundamental no estudo de prevenção de várias doenças em especial as profissionais, a que vamos desenvolver na presente pesquisa.