Como Vencer o Desânimo

Conta-se uma lenda que diz o seguinte: Num museu norte-americano existe uma picareta bastante corroída e velha que pertenceu a um pesquisador de ouro. Ele tinha chegado à conclusão de que em certo lugar existia um filão de ouro. Durante anos trabalhou sem descanso para localizar o tesouro escondido. Finalmente, desanimado, atirou a picareta que se enterrou no solo e comentou: "Este é o fim", e abandonou o trabalho. Passados anos descobriu-se um filão de ouro a quatro metros da picareta abandonada. Entretanto, o explorador acabou morrendo e a picareta ficou alí, quase desfeita e tão perto do filão de ouro que aquele pesquisador tanto desejou. Se aquele pesquisador de ouro tivesse vencido o desânimo, com toda certeza, teria ficado milionário.

O desânimo não é um grande mal terrível e assustador apenas da nossa época. Na bíblia sagrada encontramos vários exemplos de grandes personagens que, em determinado momento da vida também se depararam com a realidade do desânimo. O Rei Davi, por exemplo, enfrentou o desânimo de forma corajosa e soube vencê-lo quando disse: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, na salvação da sua presença" (Salmos cap. 42 vers. 5). Davi estava enfrentando um momento de grandes adversidades, onde os seus inimigos falavam pra ele o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”. E foi justamente neste momento que o Rei Davi começou a olhar para o alto, e fazendo assim ele conseguiu alcançar a paz de Deus para a sua alma que estava bastante aflita.

               

A grande verdade é que se o Rei Davi conseguiu vencer o desânimo com a ajuda de Deus, nós também poderemos fazer o mesmo. Mas, para vencer o desânimo existem algumas atitudes que precisam ser tomadas, observando os conselhos preciosos que a Palavra de Deus nos recomenda.

Enfrentamos o desânimo quando ficamos desempregados, quando ficamos doentes, quando perdemos um ente querido, quando nossos sonhos não se realizam, quando a igreja não funciona do jeito que deveria funcionar, entre tantas outras situações.

E você, está enfrentando situações tristes, difíceis e desagradáveis que tem feito você mergulhar nas “águas profundas” do desânimo? Aqui vai uma breve receita baseada na Palavra de Deus que vai te ajudar a sair das “garras” do desânimo de uma vez por todas.

Em primeiro lugar, quando nos deparamos diante da realidade do desânimo, precisamos fazer como Josué que, diante do desânimo preferiu ouvir a voz de Deus (Josué cap. 1 vers. 8 e 9). Para tentar nos derrotar diante do desânimo, o inimigo das nossas almas sempre tenta nos convencer de que estamos derrotados e totalmente sem saída, mas esta é, com certeza, mais uma das suas muitas mentiras, pois a Palavra de Deus nos lembra: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.

Em segundo lugar, diante da realidade do desânimo, basta lembrarmos que é muito importante não nos isolarmos em qualquer espécie de ostracismo como fez o Profeta Elias se escondendo dentro de uma caverna. Se você está vivendo algum momento difícil na sua vida onde todas as coisas ou situações apontam para o desânimo, saiba que você não está sozinho, nesta jornada, pois Deus está com você.

Em terceiro lugar, diante do desânimo, faça como o profeta Jeremias e decida orar ainda mais, pois foi nesta situação de desânimo que Deus aconselhou Jeremias dizendo: “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes, firmes e ocultas que não sabes”. Se quisermos vencer realmente o desânimo, será muito importante levantarmos um clamor diante de Deus, pois, com certeza, a nossa resposta do céu virá na nossa direção.

Finalmente, para vencer o desânimo, temos de lembrar sempre que Deus tem um plano para cada um de nós e nada pode frustrar ou impedir a realizar os planos dEle nas nossas vidas. É precisamos lembrar sempre o que Paulo diz em Romanos cap. 8 vers. 28 quando diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Se você que está lendo este artigo agora está enfrentando momentos muito difíceis em que tudo parece não ter mais solução, lembre-se de que foi assim também com Josué, com Davi, com Elias, com Jeremias, com Paulo e tantos outros, mas com fé em Deus todos eles saíram vencedores diante da realidade do desânimo. E eu te afirmo em nome de Jesus que, com base em Mateus cap. 18 vers. 19, basta você escolher alguém da sua confiança e orarem juntos a oração da concordância, pois fazendo isso, Deus vai te dar vitória em nome de Jesus! 

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]