Como reconhecer um Espírita ?

 

Embora um dos seus pilares seja a moral Cristã, o espiritismo não é uma religião formal. Lembre-se de que, como já comentado em artigos anteriores, ele tem outros dois pilares também muito importantes representados pela Ciência e pela Filosofia.

 

O Espiritismo não possui grupos ou organizações que o representem em sua totalidade. Não é uma Congregação nem tampouco uma Associação.

 

Não tem liturgia; nem rituais. Tampouco sacerdotes.

 

Não realiza cultos; não faz "trabalhos" visando benefícios materiais ou proporcionar qualquer tipo de vantagem aos seus frequentadores e também não possui terreiros ou igrejas.

 

Não cobra por trabalhos e não exige nenhuma contribuição material ou financeira de seus adeptos.

 

Não é preciso ser médium para ser espírita, nem tampouco ser espírita para ser médium.

 

Recorrendo a Kardec: "Seria fazer uma idéia bem falsa do Espiritismo acreditar que a sua força decorre da prática das manifestações materiais. Sua força está na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso. Na antiguidade ele era objeto de estudos misteriosos. Hoje, não tem segredos para ninguém: fala uma linguagem clara, sem ambigüidades; nada há nele de místico, nada de alegorias suscetíveis de falsas interpretações. Ele quer ser compreendido por todos porque chegaram os tempos de se fazer que os homens conheçam a verdade. Não reclama uma crença cega, mas quer que se saiba por que se crê, e como se apóia na razão será sempre mais forte do que as doutrinas que se apóiam sobre o nada."

 

Os espíritas também não estão inscritos em nenhum registro oficial.

 

Como participar do movimento espírita ?

 

Primeiramente é importante esclarecer que não é necessário participar do movimento espírita para ser espírita.

 

Mas se você realmente tem interesse em se aprofundar no estudo desta maravilhosa doutrina ai vão algumas dicas (não exaustivas):

 

1) Adquira (ou baixe gratuitamente da internet) os livros da codificação.

 

2) Mais do que simplesmente ler esses livros, reserve um local, dia e horário e efetivamente estude o seu conteúdo.

 

3) Adquira o hábito de em suas orações (normalmente aquelas que realizamos antes de dormir), abrir aleatoriamente uma página do Evangelho Segundo o Espiritismo e ler uma de suas lições. Você vai se surpreender com o que vai ler!

 

4) Participe de grupos de discussão na internet, leia artigos e envie cartas e "e-mails" solicitando o esclarecimento de suas dúvidas.

 

5) Identifique pessoas de seu contato que também se interessam pelo assunto e crie um grupo de estudos;

 

6) Se julgar adequado e entender que deve, pesquise, peça indicações e procure uma Casa Espírita e inscreva-se para participar dos cursos oferecidos. Normalmente, as Casas Espíritas oferecem cursos desde os níveis básicos até os mais avançados. Não tema. As Casas Espíritas são, antes de tudo, educandários. O contato com uma dessas Casas vai permitir um grande avanço no seu aprendizado.

 

7) Peça orientações de como proceder para realizar "O Evangelho no Lar". Você vai se surpreender com os benefícios que essa prática habitual trará ao seu ambiente familiar.

 

Mas esteja atento!

 

Assim como um espírita é reconhecido pelo seu esforço em melhorar-se moralmente, uma Casa Espírita deve harmonizar-se com os conceitos das obras da Codificação.

 

Tenha sempre em mente que não é de bom alvitre confiar cegamente em todos e em tudo que os Espíritos dizem, nem tampouco em todo médium. Todos nós, encarnados e desencarnados nos encontramos em certo estágio do processo evolutivo e temos nossas áreas de melhoria e aprendizado.

 

Não há dogmas no Espiritismo. Tudo deve ter uma explicação clara e racional. Assim como Kardec, submeta tudo ao crivo da razão.

 

É claro que o conteúdo para estudo é bem amplo e não será totalmente compreendido e assimilado em curto espaço de tempo. Mas não desista. Se tiver dúvidas estude, pesquise, pergunte, peça esclarecimentos e somente se dê por satisfeito quando encontrar a resposta que finalmente esclarece a sua dúvida e que o satisfaz. 

 

Persistência e vontade são essenciais em todo aprendizado.

 

Como então reconhecer um espírita ?

 

Kardec afirmou na Revista Espírita que: "O Espiritismo não reconhece por seus adeptos senão aqueles que colocam em prática os seus ensinos, quer dizer, que trabalham pela sua própria melhoria moral, porque é o sinal característico do verdadeiro espírita."