INTRODUÇÃO

Sabe-se que um dos maiores obstáculos enfrentados por muitos profissionais em especial, os professores e profissionais da educação, é saber lidar com muitas situações laborais controlando o nível elevado de estresse, o qual se não for trabalhado poderá levar o indivíduo a problemas muito sérios de saúde física e emocional.

E assim deixa evidente que as ferramentas do Coaching pode ser de somatória positiva para reduzir o nível de estresse, pois por meio do Coaching, o indivíduo adquire mecanismos fortes que reduz em índice bastante positivo, fortalecendo o metabolismo da pessoa a lidar com desafios diversos.

Ressalta-se que, neste estudo uma das eficazes ferramentas para reduzir o índice de estresse, por meio do CCC, usando de métodos propícios ao indivíduo de auto encontrar e buscar por meio das ferramentas de Coaching e assim reduzir o elevado nível de estresse provocado por sobrecargas na rotina docente.

Como alega Palmer & Szymanska, (2007), as ferramentas do coaching são vistas como um procedimento de aprendizagem e desenvolvimento de aptidões cognitivas e emocionais, encaminhando o indivíduo a alcançar objetivos almejados, resolver problemas e superar possíveis limitações. Neste processo temos o coach é um simplificador facilitador que realiza oficinas para o coachee (cliente).  Para Whitmore, (2009), diante destas ferramentas o coachee começa a se auto conhecer e desenvolver e assim reduz o estresse.

Este artigo tem como objetivo almejado, mostrar como as ferramentas de Coaching reduz o elevado índice de estresse, o qual será dividido em três capítulos, sendo o primeiro irá se direcionar a História do Coaching CCC, o segundo capitulo, O Coaching CCC na redução do estresse, o terceiro os Procedimentos Metodológicos, seguido das Considerações Finais e as Referências.

I CAPITULO

HISTÓRIA DO COACHING CCC

O Coaching CCC existe desde tempos remotos, conforme Krausz (2007), Sócrates através de diálogos com seus discípulos já praticava o Coaching, tendo por base os discursos de Platão. Este nome Coaching se origina da As principais correntes sobre a origem do Coaching baseiam-se na palavra carruagem, do francês antigo coche.

Conforme Dingman (2004), o espargimento do vocábulo Coaching, termo francês que ao decorrer dos anos veio sendo divulgando pela América do Norte, e nos dias atuais o Coach é um profissional preparado para desenvolver potenciais através de ferramentas propícias ao progresso humano e isto inclui saber lidar com as emoções reduzindo e controlando o estresse em excesso.

Para Underhill, Mc Anally e Koriath (2010), na década de 2010, tínhamos aproximadamente 40 mil coaches em todo mundo, os quais recebiam por seu trabalho cerca de 1 a 2 bilhões de dólares anualmente, tudo isso por conta da urgente precisão de se trabalhar o humano, desertar a liderança, melhorar resultados e assim esse profissional tem avançado no decorrer da História, sendo comprovado que na década de 90 teve um crescimento acentuado nas organizações estado unidenses.

De acordo com Melo (2014), o CCC (COACH COGNITIVO COMPORTAMENTAL), possui uma estrutura divergente do Coach de outros eixos, pois este volta-se para a   Terapia Cognitivo-Comportamental, trabalhando no individuo melhorias emocionais, intelectuais e físicas, incluindo o trabalho em prol da melhoria do estresse em demasia.

Um outro fator de suma relevância quanto aos tipos de Coachs, é o fato de que conforme Alan Weiss, (2012), existem muitos tipos de  Coach, entre estes temos lo Coach  de Ouro, aquele que tem um tempo determinado para começar e terminar o atendimento com determinada pessoa, almejando ajudar o cliente a chegar onde ele quer, o mesmo ressalta que Coaching significa mudanças de potenciais de comportamentos,  que venham contribuir para a melhoria do indivíduo a alcançar suas metas e melhorar suas aptidões. [...]