A cauterização mental é o processo pelo qual o indivíduo bloqueia absorção e mudanças de ideias. Na medida em que o indivíduo vai cauterizando a sua mente as ideias vão se tornando fixas.

Na cauterização mental não há diferenciação das ideias no que tange ao aspecto de verdade ou falsidade, o indivíduo simplesmente se fecha para a mudança de ideias a partir do debate, qualquer que seja os argumentos.

A cauterização é o resultado da formação de concepção de mundo a partir de um conjunto de ideias que o indivíduo forma para se relacionar com o mundo. Geralmente a cauterização mental do indivíduo é corroborada por uma espécie de cauterização mental coletiva, ou seja,  quando um grupo de indivíduos passa a ter o mesmo comportamento. Suponha que um líder político ou religioso  pregue a não vacinação em relação a alguma doença Essa ideia que parte de um indivíduo com a mente cauterizada se disseminar entre os demais membros do seu grupo sobre o qual possui forte influência . Se essa  ideia for totalmente falsa o grupo ainda assim tomará como verdade e não aceitará argumentos contrários pois tudo que vem do seu grupo para um indivíduo de mente cauterizada é tomado como Verdade Absoluta. Já uma ideia absolutamente verdadeira mas proveniente do grupo de oposição é negada veementemente pela mente cauterizada.

Não podemos confundir cauterização metal com ideias fixas embora sejam coisas bastante próximas, são processos diferentes.  A caracterização mental é um processo biológico  e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Assim podemos dizer que a cauterização começa a partir do momento que o indivíduo passa a ter necessidade de discernir o certo do errado, no entanto, devido a relação mente e cognição o indivíduo sofre influências externas de toda natureza no sentido de formar ideias fixas. Neurologicamente o indivíduo tem dificuldades de aprender coisas diferentes. Por exemplo ao nascer geralmente a criança é levada pelos pais a praticar determinadas doutrinas religiosas e na medida em que este indivíduo vai se aprofundando na Cultura desta religião o mesmo vai tendo dificuldades de compreender os rituais,  costumes,  e tudo mais das religiões contrárias a sua, se fechando para o diferente.

A cauterização metal tanto impede que ideias novas sejam absorvidas quanto que as ideias apreendidas no seu meio sejam questionadas. A cauterização metal equivale ao processo biológico enquanto que a alienação é o termo utilizado para descrever ver uma parte de um processo ideológico que em muito contribui para a cauterização mental.

A cauterização mental portanto vai se aprofundando ao longo dos anos e a medida que o indivíduo vai passando das fases infância, adolescência, adulto e velhice ela vai servindo com se a mente tivesse poros que deixa entrar e sair ideias novas mas com o passar do tempo a cauterização vai queimando as sujeiras que ficam nos poros e entupindo-os. Sem possibilidade de desentupimento.

Isso quer dizer que o indivíduo apesar de continuar tendo a capacidade de apreender coisas novas e deixar ideias fixas para trás vai se perdendo aos poucos ao longo dos anos,  até que todos os poros sejam completamente entupidos.

No entanto isso não acontece de modo igual para todos e o melhor remédio para isso é buscar sempre praticar coisas novas, grupos diferentes, ideias novas, lugares diferentes.

LUCIDALVO DE JESUS SOUZA - Bacharel em Economia, estudante de Filosofia