Caro leitor. Temas relacionados à metafísica, de maneira geral, têm despertado o interesse das pessoas. Basta observarmos a quantidade de materiais disponíveis, sejam na internet (uma pesquisa no site de busca www.google.com.br aponta a existência de mais de um milhão de sites relacionados à palavra espiritismo, por exemplo) ou na TV, documentários, vídeos, revistas especializadas etc. Porque então, investir esforço e recursos na elaboração desses artigos? Essa é a pergunta que me fiz durante alguns anos até tomar a decisão de começar a escrevê-los. Para que fizesse sentido, eles deveriam ter algo a acrescentar, algo que pudesse despertar a atenção das pessoas, fazê-las refletir sobre o real objetivo da nossa existência e ajudá-las a suportar as cargas diárias e administrá-las de maneira mais equilibrada e eficaz. Essa tarefa não é nada simples. Recordo-me das noites, feriados e finais de semana investidos na elaboração de um livro técnico sobre a minha área de especialização profissional. Diferentemente daquela situação, no entanto, a tarefa agora me parece muito mais árdua, na medida em que o tema abordado é bastante abrangente, exige estudo e dedicação na compreensão de uma série de conceitos, julgamento, bom senso, cuidado para não ferir suscetibilidades e, sobretudo, determinação. Lembrei-me de uma das lições de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” que diz: “A fé é, portanto humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força. O homem de bem que, crendo no seu futuro celeste, quer preencher a sua vida com nobres e belas ações, tira da sua fé, da certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda nesse caso se realizam os “milagres” da caridade, do sacrifício e da abnegação. E, por fim, não há mais inclinações que, com a fé, não possam possam ser vencidas”.

 

A tarefa se torna ainda mais difícil quando o tema a ser tratado, ou melhor, dizendo, a história a ser contada carece de uma clara definição de quando foi o momento do seu início e considerando o fato de não chegou ainda ao seu término. Essa foi à aventura que embarquei aqui. Como então começar a contar essa história? Qual seria o seu ponto de partida? Um deles e talvez um dos mais marcantes, entre outros também muito importantes que certamente terei a oportunidade de abordar em outros artigos, aconteceu em março de 2.004, quando iniciei o processo de desenvolvimento da psicografia semi-mecânica. Diversas comunicações, mensagens de carinho à família e orientações foram recebidas inicialmente da Tia Mercedes (que desencarnou no final dos anos 90) e da minha avó maternal (desencarnada há mais de 60 anos). Em uma das primeiras comunicações que recebemos, ainda no início do mês de março de 2.004, a Tia Mercedes me esclareceu, por meio de psicografia, para o meu total espanto e perplexidade, que:

 

“Vocês serão um instrumento de auxílio ao próximo. Sim vocês estão sendo preparados para esta tarefa. Você e a sua esposa também. É uma tarefa de vocês dois. Sigam com fé. Não temam esta responsabilidade. Nenhuma tarefa é confiada a quem não esteja em condições de executá-la. Confiem em Deus Pai que tudo dará certo. Este é um trabalho em equipe. Estarei com vocês nesta tarefa. Confiem em Deus. Você vai saber mais amanhã.”

 

Em 12 de março de 2.004, às 01h25min h, da manhã, nos reunimos, eu e a minha esposa, tão logo nossos filhos adormeceram, para realizarmos uma prece. Sentamos à mesa, coberta apenas com uma toalha branca e dois copos de água, e oramos o Pai Nosso. Por meio de psicografia, recebi a seguinte mensagem da Tia Mercedes, enquanto orávamos:

 

“Mercedes. Eu estou aqui. O Dr. Victor está aqui. Vocês vão terminar, a vossa prece e continuamos na seqüência. Graças a Deus”. Em continuidade, recebemos a seguinte mensagem do Dr. Victor: “Sim meus irmãos. É chegada a hora de iniciarmos a nossa tarefa. No momento em que as nossas atividades se iniciam, vamos pedir ao Pai o auxílio necessário na sua execução. Eu vou incorporar na Sua esposa agora.”

Concluída a nossa oração, recebemos a seguinte mensagem falada, por meio de incorporação inconsciente em minha esposa (observe leitor, que a mensagem por mim recebida por meio da psicografia acima relatada não era de conhecimento da minha esposa, pois ela não teria a menor possibilidade de ler o que eu estava escrevendo do outro lado da mesa):

 

“Organização é o primeiro passo. Tenhamos fé, confiança, tudo dará certo. Não, vocês não estão perdidos. É difícil o começo. São nossas demonstrações para fortalecer a fé de vocês e acreditarem no seu trabalho. Sim. Sabe calma. Tenha fé, acredite é assim mesmo. Não precisa ter medo, não tema. Nada é por acaso, tudo tem começo e as coisas serão com calma, devagar. Primeiro existe planejamento nosso, de vocês, preparação. Os trabalhos são diferentes, mas o amor é o mesmo, o benefício é o mesmo. O objetivo é sempre o auxílio. São tantos que sofrem as dores, as doenças do espírito que coroe o corpo. Doenças essas até algumas planejadas para o aperfeiçoamento moral, outras adquiridas. Quem somos nós para julgar? Só nos cabe o auxílio. A fé é a base principal para a cura. Sem ela é difícil e digamos até impossível. É científico; a fé auxilia as células e essas se regeneram. Auxilia os nossos trabalhos. Não é tudo, nós que auxiliamos esse benefício da cura, temos exemplo já visto, tão conhecido por vocês. Depende mais do assistido, Portanto, não se preocupem com resultados e sim com o auxílio em si. Somos apenas semeadores de Cristo. Cada semente será distribuída igualmente a cada necessitado. Caberá a ele regar com fé e fazê-la crescer e talvez com amor, paciência, compreensão, esta semente poderá virar uma bela árvore e dará então novas sementes. É tão simples e tão lindo. Estudo meus irmãos, este é o sentido. Como fazê-lo vocês já sabem. O importante é semear, buscar o objetivo. Sementes de amor ao próximo. Primeira Lei do Pai. Sejam bem vindos. Esperamos ter uma bela colheita irmãos. Calma que tudo é devagar. Estamos preparando tudo. Vocês serão instruídos. Fiquem com Deus”.

 

Por psicografia recebi ainda a seguinte mensagem: “Graças a Deus. Não tenham pressa. Tudo ao seu tempo. Sempre que tiverem alguma dúvida me perguntem que eu estarei pronto para responder.”

 

Encerramos os trabalhos da noite, agradecendo ao Pai pelas orientações recebidas.

 

Em 2007 fundamos com outros irmãos praticantes da Doutrina Espírita o LEAC – Lar Espírita Águas Claras em Bragança Paulista. Os trabalhos desenvolvidos pela Casa têm auxiliado aos irmãos necessitados de socorro (encarnados e desencarnados) em seus males e suas doenças do corpo, da mente e da alma. A tarefa nunca foi fácil. Dificuldades, desgostos, administração de desentendimentos, necessidade de ajustes na organização da Casa, de melhor entendimento entre os seus tarefeiros, “perda” de irmãos que não gostaríamos que tivessem deixado a Casa, alguns até mesmo fruto de processos obsessivos dos nossos irmãos desencarnados que se encontram, infelizmente, temporariamente no mal e não querem ver o bem progredir, enfim, uma infinidade de aspectos que caracterizam toda e qualquer organização de seres humanos (tão falhos quanto nós somos...) e que precisam ser compatibilizadas, têm caracterizado a nossa luta diária para que a Casa possa atender aos seus objetivos.  Os resultados junto aos diversos assistidos pela Casa, que temos nos deparado, principalmente a partir do último trimestre de 2.009 onde implantamos a aplicação dos Passes Magnéticos na Casa, têm sido realmente surpreendentes e temos a certeza, juntamente com todos os nossos irmãos tarefeiros desta abençoada Casa de Oração que estamos no caminho certo de auxílio ao próximo e que esses trabalhos crescerão e auxiliarão cada vez mais e mais. Em futuros artigos tratarei mais detalhadamente desse tema. O LEAC fica na Avenida João Alberto Anhert, 672 – Jardim Águas Claras – Bragança Paulista – São Paulo, email: [email protected]. Aguardamos a sua visita. Venha nos conhecer e participar desta grande família.