BRINCA COMIGO”

Brincar é uma das atividades mais importantes da infância.

Sendo assim, aprender a brincar, a compartilhar e a trocar brinquedos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, é preciso permitir explorar e desenvolver a socialização das crianças, bem como refletir sobre a necessidade de respeito entre todos, formando valores éticos e morais, com o intuito de proporcionar sempre a formação de seres humanos conscientes e participativos.

O tema central direciona à percepção da necessidade de superar o egocentrismo e desenvolver o altruísmo através das brincadeiras lúdicas coletivas, bem como a ampliação do vocabulário das crianças, a identificação da existência de formas e cores que o mundo oferece e o conhecimento dos objetos e ambientes que os cercam. Por mais que seja natural que as crianças ainda não tenham desenvolvido muito bem o senso de coletividade e, por isso, busquem mais intensamente pela satisfação de seus desejos individuais, muitas são as questões que precisam ser trabalhadas com a criança de forma significativa, como  a produção de trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção para que não ocorram problemas sérios no futuro.

Barbosa, Rejane Teixeira da Silva, pedagoga graduada pela FAEL- Faculdade Educacional da Lapa (PR), alfabetizadora pós-graduada pela UNICID – Universidade de São Paulo, cursou Educação do Campo pela UAB/UFMT