AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES PROFISSIONAIS

 Fernando Domingos Gamboa

Licenciado em ensino de Filosofia com Habilitação em ensino de história pela Universidade Pedagógica de Moçambique

Mestrando em ciências políticas e relações internacionais pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande em Moçambique

Contacto electrónico: [email protected]

Beira -Moçambique -2018

Resumo

O presente artigo avaliação de desempenho dos professores profissionais é realizado no espírito de busca de qualificações e atributos de um professor profissional. Por meio desta, chega-se a uma abordagem da relevância de implantação de avaliação de desempenho nas instituições de ensino. Assim o artigo toma como objectivo de dar um entendimento claro sobre a avaliação de desempenho, contextualizando como se pode proceder nas instituições de ensino. Os professores profissionais como funcionários públicos e privados devem ter conhecimentos sobre o andamento das suas actividades laborais em aspectos positivos e negativos. Porque, é a partir daí que pode ser corrigidos erros e falhas. Para tal, é preciso que em cada instituição de ensino, haja gabinetes de avaliação de pessoal docente, e, que pode actuar trimestralmente. O trabalho obedeceu metodologia como descritiva, indutiva, com uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa.

Palavras-chave: Avaliação de Desempenho, Professores Profissionais

 

Introdução

O presente artigo que tem como tema avaliação de desempenho dos professores profissionais; é realizado no espírito de busca de qualificações e atributos de um professor profissional. Por meio desta, chega-se a uma abordagem de relevância de implantação de avaliação de desempenho nas instituições de ensino. Assim os professores profissionais conhecerão os seus pontos fortes e fracos e podendo assim aperfeiçoá-los ou até mesmo eliminá-los. Para tal, é necessário que haja gabinetes de avaliação de desempenho dos professores profissionais nas instituições de ensino. Porque, de facto, a avaliação de desempenho é um meio para atingir um determinado fim (qualidade de ensino). O objectivo deste artigo é dar um entendimento sobre a avaliação de desempenho, contextualizado como se procede nas instituições de ensino. Porque é de muita relevância implantar gabinetes de avaliação de desempenho nas instituições de ensino. Podemos assim nos perguntar: que necessidade têm para a realização de uma avaliação de desempenho nas instituições de ensino? Com essa pergunta se avança na seguinte hipótese.
Os professores profissionais como funcionários públicos ou privados; para que tenham conhecimento sobre o andamento das suas actividades laborais, em aspectos positivos e negativos, é necessário que sejam submetidos a certas avaliações. Porque é a partir daí que pode ser corrigido erros e falhas. Com isso os gestores escolares, o governo e patrocinadores são chamados a estarem na mesma linhagem de pensamento em relação ao progresso qualitativo de ensino. O artigo está estruturado em títulos que visa abordagem de avaliação de desempenho dos professores profissionais. Para a sua elaboração foi necessário o uso de metodologia como descritiva, indutiva, com uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa.