Francilucia Victor dos SANTOS 1
Cícero da Fonseca SILVA 2
Fabrício Crispim do NASCIMENTO 3

O desenvolvimento das habilidades de aprendizagem da criança é fruto do estímulo e compromisso de múltiplos indivíduos. A educação infantil, por sua vez, é composta por diversos integrantes que compõem todo o processo de ensino-aprendizagem do aluno, muito além das quatro paredes da sala de aula regular. Ingressar na escola é uma verdadeira novidade para a criança. Muitas delas aceitam bem serem deixadas na escola por um período de tempo longe dos pais, outras já sentem bastante a ausência deles, mas o que podemos resumir é que essa etapa é significativa para o desenvolvimento escolar da criança. O presente estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa a partir da revisão bibliográfica de literatura selecionada à temática pesquisada. Assim, o estudo apresenta-se nos conformes das orientações básicas à concretização de pesquisa científica. A partir do estudo aqui desenvolvido evidencia-se que os agentes que compõem a educação infantil estão associados, isto é, engajados em prol do desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e do oferecimento de um ensino desobstruído e fluente.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O desenvolvimento das habilidades de aprendizagem da criança é fruto do estímulo e compromisso de múltiplos indivíduos. A educação infantil, por sua vez, é composta por diversos integrantes que compõem todo o processo de ensino-aprendizagem do aluno, muito além das quatro paredes da sala de aula regular. A criança aprende diante a apresentação de estímulos e estão são apenas espontâneos, mas, também, guiados por profissionais qualificados ao acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem da criança. A etapa de escolarização inicial da criança constitui fase imprescindível à futuras práticas educacionais. Muitas das habilidades de aprendizado serão desenvolvidas nessa fase. A descrição dos indivíduos que compõem o cenário educacional é essencial para traçarmos um panorama daqueles que fazem a educação básica inicial acontecer. Neste estudo vamos apresentar um perfil dos agentes que compõem o cenário da educação infantil, bem como suas funções e correlações. O estudo estrutura-se em: Considerações Iniciais, com as características iniciais do estudo, Fundamentação Teórica, o qual conta com as principais contribuições teóricas de estudiosos da área em pesquisa e Considerações Finais, sendo esta a apresentação da opinião formulada pelo autor ao término da pesquisa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A criança

Ingressar na escola é uma verdadeira novidade para a criança. Muitas delas aceitam bem serem deixadas na escola por um período de tempo longe dos pais, outras já sentem bastante a ausência deles, mas o que podemos resumir é que essa etapa é significativa para o desenvolvimento escolar da criança. A criança tem a capacidade de memorizar os elementos que as rodeiam, sabem quem são seus colegas, seus professores, mesmo que não sejam capazes de aprender tudo ao mesmo tempo, é algo gradativo. É comum encontrarmos alunos da educação infantil que já sabem ler e escrever algumas expressões, com algum repertório histórico e imaginário, da mesma forma que evidenciamos alunos poucos preparados em séries mais avançadas. Mas a questão é que a criança, em seu desenvolvimento comum é propícia ao aprendizado, onde o educador necessita atentar às suas habilidades para que possa explorar o mais adequadamente possível os caminhos para o aprendizado. [...]