Resumo

A Orientação Educacional desperta muita curiosidade em algumas pessoas, pois desconhecem o trabalho deste profissional. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é buscar entender e conhecer quais as atribuições do orientador dentro da escola, e de que forma ele contribui para o desenvolvimento escolar dos alunos. Será abordado, a evolução histórica deste profissional, para entender a função do orientador na atualidade. A ética no trabalho do Orientador Educacional é o fator principal, pois ele atenderá alunos e famílias, onde abordará questões de valores, atitudes, emoções, sentimentos e respeito. É necessário que este profissional fique atento na análise dos fatos e acontecimentos com alunos, pois a partir deste acompanhamento, conseguirá auxiliar o aluno em sua vida escolar e social.

Palavras-chave: Orientador Educacional – Evolução histórica – Atribuições – Educando

1 INTRODUÇÃO

A função do Orientador Educacional nos remete analisar, compreender e conhecer o verdadeiro trabalho ao longo da história até os tempos atuais.

Para coletar as informações que constam neste artigo foi necessário realizar muito estudo, leituras, pesquisa e um trabalho a campo, onde possibilitou vivenciar e esclarecer algumas questões que ainda estavam indagadas.

A instituição a qual foi observada e coletada a maioria das informações foi o Colégio Salesiano Dom Bosco, localizado em Santa Rosa – RS. Esta escola oferece ensino privado.

O objetivo principal do artigo é buscar informações concretas sobre as atribuições do Orientador Educacional, quais são seus desafios e as dificuldades que ele enfrenta todos os dias. Também abordará o trabalho do Orientador Educacional mais específico com o educando. É importante ressaltar que será descrito algumas atividades que a orientação educacional realizou com os alunos, os quais auxiliou no desenvolvimento escolar e também social.

É importante destacar que o trabalho do Orientador Educacional é de suma importância em todas as escolas, e que deveriam ser alinhadas as funções do orientador, tendo assim uma mesma linha de trabalho, valorizando o aluno, as famílias e o corpo docente.

O Orientador Educacional poderá auxiliar no desenvolvimento escolar dos alunos, bem como, no bem estar dos mesmos, pois hoje, os alunos estão carentes de informações. Sentem necessidade em conversar com alguém, de pedir orientações, de esclarecer dúvidas de tirar dúvidas das situações diárias, que muitas vezes, a família não consegue dar este suporte e os alunos buscam em outros lugares. Um destes lugares é a Orientação Educacional, e é por isso que este profissional precisa estar sempre aberto, ao exercício de escuta, conquistando assim a confiança dos alunos, para que possa auxiliar nas diferentes situações da vida escolar e também da sociedade. [...]