ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

Professor: Me. Ciro José Toaldo

Disciplina: História    Turma: 1º Ano do Ensino Médio

 

Competências: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.

 

Habilidades: (MS.EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

 

Conteúdos: Qual a importância do calendário na contagem do tempo? Comente a respeito do calendário cristão. Quais são os principais marcos utilizados pela periodização tradicional? Quais são a as críticas que são feitas desta periodização tradicional?

 

 

Atividade/Metodologia: Essa atividade deverá os alunos a refletir da contagem do tempo e dos calendários na vida do ser humano, assim se dará continuidade ao estudo do eixo temático tempo e espaço, onde deve-se entende como o tempo foi marcado dentro da História, a dimensão do uso de critérios para fazer sua contagem, especialmente em séculos e a questão da periodização tradicional. Para essa atividade ligada ao tempo e espaço, os alunos devem fazer uso do livro didático do primeiro ano de História, nas páginas 18 a 23 (autor é Gilberto Cotrim).   Atividade proposta para os alunos descrever:  1. Qual a importância do calendário na contagem do tempo? 2. Comentar a respeito do calendário cristão e sua importância. 3. Quais são os principais marcos utilizados pela periodização tradicional? 4. Quais são a as críticas que são feitas desta periodização tradicional?   5. Escreva os séculos correspondentes aos seguintes anos: a. ano 2000; b. 1789;  c. 2021  d. 88   e. 174 a.C.

 

Devolutiva da atividade: As atividades serão entregues via devem ser entregues via WhatsApp, Google Classroom e material impresso.

 

Avaliação e replanejamento: A avaliação acontecerá por meio da leitura do professor que levará em conta as ponderações dos alunos, a escrita (ortografia) e argumentação que será o utilizadas para responder as questões. A atividade valerá de 0,0 a 10,0.