ATIVIDADE COMERCIAL E EMPREENDEDORISMO: USANDO DO MARKETING E DA PROPAGANDA EVITANDO OS RISCOS

Produzido em: 05 de abril de 2020 em Santarém – Pará e divulgado em 05 de abril de 2020.

Por: Elizete da Silva Brito[1]

 

Todos nós, quando nos permitimos a adentrar no ramo dos negócios, sejam lá quais ramos ou atividade, corremos os riscos de irmos à falência por falta de conhecimentos simples, ou as vezes por causa de informações precisas, ou ainda por casa da divulgação do produto ou do serviço através da propaganda; ou ainda, por não sabermos onde conseguirmos os insumos ou matéria-prima suficiente; mas pode ainda ser de cunho pessoal, onde não conseguimos selecionar os nossos colaboradores de forma adequada ou pessoal especializado no serviço e atividade.

Assim, podemos entender as dificuldades de Luiz Alberto tenham sido várias. Porém, o mesmo poderia ter começado a identificar os problemas futuros logo de início. Assim evitando transtornos futuros na sua empresa e consequentemente na aquisição de novos clientes e também no faturamento da empresa.

Assim para atrair clientes à sua loja e sua clínica, ele deveria ter feito a divulgação preliminar, mesmo fazendo a distribuição de panfletos, nas redondezas do espaço ou mesmo bairro, enfatizando os inúmeros serviços e também expressando os produtos ali contidos.

Talvez, ele tenha esquecido, quanto à localização da loja, de identifica-la através de uma placa ou mesmo de um processo usando a informatização através do Google maps, onde hoje as pessoas fazem uma procura rápida em serviços cadastrados nesta plataforma de localização de identificação de inúmeros clientes ou de pessoas interessadas nos serviços diversos.

É possível que, a insatisfação dos clientes esteja relacionada a diversos aspectos ou fatores intervenientes, como por exemplo: tamanho do espaço, falta de uso do endomarketing, funcionários com pouco qualificação ou falta de marketing pessoal; assim em relação aos produtos, pode ter relação com as marcas mais procuradas ou os produtos que chamem a atenção do cliente.

Em relação ao uso da tecnologia para o reinvento da atividade desenvolvida por Luiz, o mesmo poderia utiliza-la de várias maneiras, no entanto, as mais observáveis e eficientes, seria, primeiro: a elaboração de um cadastro on-line dos possíveis clientes que poderia utilizar dos seus serviços e que, tinham animais. Segundo, o mesmo poderia utilizar de um aplicativo ou plataforma virtual, onde seus produtos e serviços poderiam ser divulgados via on line , sendo visualizado por aqueles que fazem uma procura de diversos serviços e produtos utilizando a informatização no dia a dia.

Logo, entendo que a atividade comercial vai muito além da venda de produtos; mas sim da preparação do espaço, conhecimento da atividade no ramo específico e seus aportes, assim como do endomarketing, da própria empresabilidade e preparação de funcionários, como a conquista do cliente e a participação dos serviços nas plataformas digitais ou on line.

 

[1] Profissional da área da Saúde HMS/STM. Bacharelando em Enfermagem (UNAMA – Campus Santarém Pará), 2020.