“AS ETERNAS CONQUISTAS DE MOSHÊ”

 

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Redigida Em: 27/01/2010

Quadrangular

www.pralexandreaugusto.wordpress.com.br

 

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE”.

 

Deuteronômio - 34

10.  E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face;

11.  Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.

12.  E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.

 

ü      INTRODUÇÃO

                Quero confessar que sou um amante de grandes revelações vindas da parte de Deus. E assim sendo, mais uma vez me recorria Deus para que dê revelações de coisas ocultas, algo que esta longe de nosso pequenino entendimento.

                Quando preguei a mensagem “POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU EM CANAÃ?”, percebi que algo estava inserido no contexto, e então separei o conteúdo e orei ao Senhor dos exércitos, pedindo que me desse algo que eu ainda não tinha visto, mas no espírito já havia sentido. Então Deus me revelou esta palavra que agora quero compartilhar com você, e para isso meu querido irmão leitor, gostaria que orasse neste momento dizendo: “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Fale comigo através desta mensagem e que o inimigo das almas, não roube e nem venha contaminar meu entendimento. Amém e amém!”.

Assim nasceu a mensagem que agora iremos compartilhar, e a ela dei o nome tema de AS ETERNAS CONQUISTAS DE MOISÉS. Peço que abra seu coração e deixe  que o Espírito Santo de Deus lhe encha de uma boa palavra.

 

ü      QUEM FOI O HOMEM CHAMADO MOSHÉ RABÊNU

Na história do Êxodo (que em grego quer dizer saída) e no hebraico Shemot, encontramos a figura de um homem chamado Moshê Rabênu, ou como nós o conhecemos, Moisés, um homem sem igual em toda a História. O qual o próprio Deus disse que jamais haveria outro homem como ele. Com Moisés, Deus falava cara a cara.

Porém Deus tentou convencer Moshê durante uma semana para que aceitasse ser o emissário Divino para libertar o povo da escravidão no Egito. No final, Moshê se convenceu, e tornou-se o personagem de maior importância no Êxodo. Após a abertura do Mar Vermelho, e a milagrosa salvação do povo, consta no versículo (Êxodo-14:31): "Acreditaram em Deus e em Moshê, Seu servo." Vemos que este versículo compara a fé em Deus à de Moisés.

Moisés não apenas foi o maior profeta da História da humanidade. Foi, também, modelo supremo do líder judeu, pastor fiel e zeloso. E um pastor fiel e zeloso é aquele que jamais deixa de lado seu rebanho, sem perder de vista nenhum de seus membros, pelos quais assume contínua e total responsabilidade. Esse era o grande servo de Deus chamado Moisés.

 

ü      UM COMENTÁRIO SOBRENATURAL

Quarenta anos antes do incidente das Águas da discórdia, onde Moisés acaba por bater na rocha de Meribá, ao invés de falar com ela, ocorreu um evento que marcou, para sempre, a história do povo de Israel. Doze homens (os príncipes de cada uma das Tribos de Israel) são enviados em uma missão de espionagem à Terra Santa, ou seja, a Canaã. Ao voltarem, dez dos doze "espias", relatam ao povo judeu que a Terra, de fato, era grandiosa, mas que não teriam condições de conquistá-la, já que não tinham chance alguma frente aos gigantes que lá habitavam. E, muito embora Deus lhes houvesse prometido que conquistariam a terra, ao ouvir o relato dos dez espias, exceto dois, os judeus caem em prantos, desesperados.

Desapontado com a falta de fé de Seu Povo, Deus decreta que a geração que saíra do Egito, em sua totalidade, a dizer, os homens com mais de 20 anos morreriam no deserto. As únicas exceções seriam os dois espias que não haviam sustentado o relato dos demais dez, e estes eram Yehoshua, filho de Nun, Josué e Caleb, filho de Yefuneh, Calebe. Mas, por que razão teria Deus assim agido, contra Moisés, especialmente em se tratando de seu servo mais fiel? Se Moshé era inocente do pecado de sua geração, por que teria sido forçado a partilhar de sua sorte, a de perecer no deserto, não entrando em Canaã?

Há uma outra explicação, esta um tanto mística, para o fato de Moshé não ter entrado na Terra de Israel. Dizem os sábios Judeus que tudo o que o profeta Moisés conseguiu, conquistou e construiu, era eterno. Assim, revelam ser esta a razão para o veto à entrada de Moisés na Terra de Israel. Se ele tivesse sido o construtor do Templo Sagrado, este jamais teria sido destruído. Tivesse ele liderado o povo de Israel já em sua Terra, de lá jamais teríamos sido exilados. Assim, Moshê Rabênu, realizou conquistas eternas as quais veremos a seguir e que o povo de Deus precisa saber. Conquistas estas que têm tudo a ver com nossas vidas.

 

ü      AS ETERNAS CONQUISTAS DE MOISÉS

                Após Moisés aceitar a condição de ser mensageiro de Deus para libertar o povo do Egito, acontece um diálogo entre os dois. Nesse momento, Deus fala para Moisés que Ele mesmo seria com Moisés nessa missão e tudo que Moisés fizesse estaria no controle de Deus. Mas Moisés tinha um problema de dicção e ele se vira para Jeová e diz que era homem “de incircuncisos lábios” e talvez Faraó não o ouvisse. Nesse momento veja as palavras do Eterno Deus:

Êxodo-7:1 – “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó, e Arão teu irmão será o teu profeta”.

                Veja o grau de confiança que Deus tinha por Moisés, ao ponto de disser que Moisés seria posto por Deus (com letra maiúscula) diante de Faraó, e, além disso, Moisés teria um profeta, devemos saber que o nome profeta significa “Aquele que fala por inspiração Divina”. Por isso devemos crer que através de Moisés grandes coisas foram conquistadas, conquistas eternas. Estas veremos agora.

 

Ø      PRIMEIRA CONQUISTA

- A LIBERDADE FÍSICA E ESPIRITUAL

A Bíblia nos relata que a fé que o povo tinha por Moisés, foi equiparada a fé em Deus (veja Êxodo-14:31). Assim o povo confiando em Deus e em Moisés, a meia-noite, sai do cativeiro e da escravidão do Egito, em busca da liberdade de uma terra que emana leite e mel, a terra prometida.

Com centenas de anos sendo humilhados e esmagados pela escravidão no Egito, o povo perdeu a noção do que era a liberdade física, do que era ser realmente livre, pois acabaram por acostumar com uma vida de escravidão, sendo forçados a trabalhar para enriquecer a Faraó. E na figura de Moisés, aquela geração prova da verdadeira liberdade física, ao serem liberados para irem embora do Egito. Mas seus espíritos ainda estavam presos, vemos que por várias vezes eles murmuram e desejam voltarem ao Egito, e isso nos mostra que dentro de seus corações pensavam que “Se alguma coisa desse errado era só voltar para o Egito e serem novamente escravos de Faraó”. Então durante cerca de quarenta anos uma geração de prisioneiros espirituais morria no deserto, nascendo uma nova geração de discípulos de Moisés, livres fisicamente da escravidão e espiritualmente da opressão. Sim! A liberdade física e espiritual foi uma conquista eterna.  

 

Ø      A SEGUNDA CONQUISTA

- AS TÁBUAS DA LEI DE DEUS

                Logo após o povo sair do Egito, Deus vê a necessidade de lhes ordenar leis, para que sigam e assim não se percam e se tornem um povo qualquer. Então novamente aparece a figura de Moisés, que sobe no Monte Sinai e conquista as Tábuas da lei de Deus. Estas leis foram e ainda são um alicerce de vida para o povo de Deus espalhado pela face da terra. As inúmeras leis que nos transmitiu são eternas e jamais serão abandonadas pelo povo de Deus.

                Após quarenta dias sem comer, sem beber, sem nada mais fazer, Moisés atingi o mais alto nível de espiritualidade que um hom3m pode atngir, então Deus lhe aparece e lhe entrega duas tábuas de Safira, uma pedra preciosa, onde estavam escritos os Dez Mandamentos, que Moisés leva ao povo, que naquela altura já havia se contaminado pelo passado Egípcio. Estas Leis foram fundamentais para a vida de um povo que ainda não tinha uma pátria. Sim! As tábuas da lei de Deus foi uma conquista eterna.

 

Ø      A TERCEIRA CONQUISTA

- O TABERNÁCULO SAGRADO

                Deus, em sua infinita grandeza e bondade viu que o povo precisava de algo que os deixasse em constante sintonia com o alto céu, assim Jeová revela algo a seu servo Moisés um lugar que estava dentro do céu, este lugar era um local de íntima adoração e que Moisés deveria fazer uma cópia fiel na terra para o povo.

                Então o Tabernáculo Sagrado que havia dentro do céu é revelado em uma visão para Moisés. Porém Moisés diz a Deus que ele não teria como fazer tudo o que viu, no que o Senhor lhe revela que iria dar a dois homens uma unção única para realizar o serviço, a saber, Bezalel e Aoiliabe. Acredite! Moisés lhes contava a visão e eles faziam tudo igual ao que foi revelado a Moshê. Então se construiu no meio do deserto o Mishkan Hacodesh, o Tabernáculo Sagrado. Sim! O Tabernáculo Sagrado foi uma conquista eterna.

 

Ø      A QUARTA CONQUISTA

- A ARCA SAGRADA

                A Aron Hacodesh, também conhecida como a Arca Sagrada, Arca do Senhor, Arca da Aliança, Arca do testemunho. Sobre este artefato religioso não quero falar pormenorizado agora, mas basicamente era uma caixa de madeira lei, a saber, Acácia, revestida de ouro puro, contendo em seu interior As tábuas da Lei de Deus, um pote contendo um pouco do Maná, e a vara de Arão que floresceu. Também tinha uma tampa chamada de tampa do Propiciatório, que também não falarei agora, mas também era feita de madeira coberta de ouro e em cima tinha dois querubins de ouro puro, que tocavam as pontas das azas em cima e tocavam os joelhos em baixo, simbolizando a eternidade e de onde refletia a Shekinah de Deus.

                A Aron Hacodesh, ficava no tabernáculo, em um lugar chamado Santo dos Santos, e quando Moisés ia falar com Deus, ele adentrava naquele lugar e do meio do circulo formado pelos Querubins, saia a shekinah que colava em seu rosto, o deixando com o rosto brilhando.

                Esta Arca representava a presença de Deus no meio do povo e era colocada em um lugar dentro do Tabernáculo, chamado Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos. Então, onde estivesse a Arca Sagrada, ali estava à presença de Deus. Sim! A Arca Sagrada foi uma conquista eterna.

 

Ø      A QUINTA CONQUISTA

- A PRESENÇA DE DEUS

Ainda hoje falamos muito da Shekinah, mas poucos realmente provaram da Shekinah de Deus, que na sua origem significa A PRESENÇA DE DEUS.

Uma pessoa pode estar em um lugar e mesmo que não seja notada todos sabem que ela está ali, mas esta mesma pessoa pode estar no mesmo local e se manifestar com um grito, com palavras com atitudes e assim também todos saberão que esta pessoa esta naquele local. Então preste atenção. Certo dia Moisés diz a Deus: Êxodo-33 - “Se o Senhor não for comigo, não me faça sair daqui”. Isso mostra que Moisés queria a presença de Deus junto a ele todo o tempo. Mas Moisés nos mostra no mesmo capítulo que queria mais do que só a presença de Deus, ele queria a presença manifesta de Jeová, ele pede para ver a face de Deus, o que não lhe foi negada, pois dois dias depois ele a vê no monte da transfiguração. Então ele mostra para o povo que realmente a presença de Deus estava com ele. Pois também quando Moisés saia da presença de Deus, o seu rosto brilhava e o povo não podia olhar para ele, chegando ao ponto de Moisés ter que tapar o rosto com um véu.

Moisés através do nível espiritual que atingiu, conseguiu conquistar a tão valiosa presença de Deus manifesta, a qual hoje falamos, cantamos, pregamos, encenamos, mas não vemos. A Shekinah de Deus é muito mais do que pensamos ser, pois quando a presença de Deus se manifesta em um local, coisas extraordinárias acontecem. Busquemos hoje esse manifestar da Shekinah. Sim! A shekinah foi uma conquista eterna.

 

ü      CONCLUSÃO

                Com toda certeza Deus estava certo ao dizer que nunca haveria outro como Moisés na face da terra. E com toda certeza Moisés realizou conquistas que nenhum outro homem conseguiu ou conseguirá na face da terra. Mas o que representa estas conquistas para o povo de Deus? Qual o porquê de sua importância? Vejamos o que foi que Deus falou em meu coração e que muito mexeu comigo.

 

- A LIBERDADE FÍSICA E ESPIRITUAL

                   Um povo não pode servir um Deus se não for livre para mostrar que essa adoração é de livre e espontânea vontade. Alguém que se sente preso seja no físico ou no espírito jamais pode ser feliz.

                Hoje vemos dentro das igrejas, pessoas que chamamos de irmãos que vivem uma dura escravidão, e sofrem sem ter quem os ajude, pois são escravos do cigarro, da bebida, de drogas, estão com seus corpos presos em pedofilias, adultério, fornicações. E isso esta no ceio da igreja e também nos púlpitos, pois se assim não fosse não veríamos pastores em destaques na mídia por se envolverem com atos ilícitos. Um povo não pode se autodenominar povo de Deus se não forem livres da escravidão do corpo. Corpos de cristãos que estão dentro das igrejas, mas presos aos desejos de coisas carnais. E se morrerem agora podem ter colocado sua salvação em perda eterna.

E o que dizer de outros tantos que estão diante do Deus, o Todo Poderoso, quem não têm seus corpos presos a escravidão de coisas carnais, mas sofrem de terríveis depressões, perturbações demoníacas, doença da alma, escravos da insônia, vivendo escravizados no mais profundo íntimos do espírito.

                Precisamos tomar posse daquilo que Moisés conquistou para o povo de Deus, ou seja, uma liberdade física e espiritual. E nesse momento você pode ser livre.

 

- AS TÁBUAS DA LEI DE DEUS

                Sabemos que sem lei o povo ficaria desorientado, sem regras não há merecimentos ou merecedores, por isso a necessidade de se conquistar a Lei Santa.

                Aquele que anda na lei não deve temer a lei, mas a lei deve ser temida por aqueles que a desobedecem. Estas pessoas que não andam na lei, os chamamos de MARGINAIS, que significa aqueles que andam as margens da lei.

                Agora veja se em seu contexto cristão não existem pessoas que entram nos templos carregando uma bíblia que jamais lêem e ainda vestidos com roupas aparentemente ideais, mas levam uma vida de marginais, andando fora das Leis de Deus. Pastores que roubam as ovelhas (outro dia vi um que só faltou sacar uma arma no púlpito, e dizer “isso é um assalto”), ovelhas que detestam seus pastores, discórdia entre irmãos. Igrejas que cada um faz o que quer. E ainda pessoas que ao se desentenderem com seus pastores, não aceitando a repreensão, acabam por saírem de onde estão e dizem que vão abrir seus próprios ministérios, arrebanhando um monte de lobos iguais a eles. E preservadas, também o foram, as duas primeiras tábuas de safira, contendo os Dez Mandamentos, que Moisés se viu forçado a quebrar, e foram abrigadas no interior da Aron Hacodesh. Sim! As tábuas da Lei de Deus foram conquistas eternas.

                Hoje temos as leis de Deus e por isso devemos cumpri-las, para que aos olhos de Deus, não sejamos marginais, sendo nós presas fáceis para o diabo.

 

- O TABERNÁCULO SAGRADO

                A palavra de Deus nos ensina que o Eterno Senhor não habita em templos feitos por mãos de homens. Mas então por que existir os templos? Vou lhe dar somente um exemplo: Pegue um graveto seco e tente quebra-lo. Com certeza conseguirá. Agora pegue cinqüenta gravetos do mesmo tamanho junte-os em suas mãos e tente quebra-los de uma só vez. Com certeza você não irá conseguir. Assim somos nós quando estamos na casa de Deus, e assim as portas do inferno não prevalecem.

                Isso nos mostra que o Salmo 133 é realmente uma grande revelação do coração de Deus, quando o salmista relata no final do Salmo, que ali (a igreja) Deus ministra a vida para sempre. Segundo os sábios judeus o Mishkan Hacodesh, Tabernáculo Santo que Mosés ergueu em pleno deserto, nunca foi destruído, como o foram o Primeiro e o Segundo Templos. A tradição ensina que o Tabernáculo foi misteriosamente escondido, onde até hoje permanece intacto.

                Além de ter feito uma coisa na terra que só havia no céu, Moisés nos conquistou um lugar que até hoje é um lugar santo, a igreja do Senhor. Após Moisés ter conquistado este lugar, mais tarde um outro homem, também de grande espiritualidade chamado David (Amado) dá prosseguimento no projeto de Deus. O mundo precisa da Igreja do Senhor, mas a ela não precisa do mundo. Levantemos de nossas casas e marchemos para a Igreja do Senhor. Sim! O tabernáculo Sagrado foi uma conquista eterna.

 

- A ARCA SAGRADA

                Sabemos que este é um dos maiores artefatos construído e conquistado por Moisés. Arca Sagrada, que ainda segundo a tradição está oculto em algum ponto, sob o Monte do Templo, em Yerushalém.

                A Arca representava a presença de Deus no meio do povo, e por isso a primeira coisa que Davi faz ao assumir o reino de Israel, é buscar de volta a Arca que estava em Quiriati-Jearim, já a muito tempo (leia a mensagem O SEGREDO DE OBEDE-EDOM), mostrando que a presença de Deus só pode estar no meio de seu povo e no lugar certo.

                Hoje vemos que a presença de Deus está em nosso meio, mas sem dúvida é uma presença não manifesta, pois sentimos, mas não mais vemos. Eu estou cansado de sentir a presença de Deus, agora eu oro pedindo que Ele manifeste sua presença.

                Vejo hoje um monte de gente que sai da casa de Deus do mesmo jeito que entrou, e ainda culpam a Deus por estarem assim. Isso é um pecado. A geração de hoje se contenta com alguns arrepios e choros no meio do culto, mas eu estou buscando a manifestação da presença de Deus, e quando o povo voltar a fazer isso, a presença irá se manifestar novamente. Por isso eu convido a você, caro irmão leitor, que se levante e deseje a presença de Deus com afinco. Sim! A Arca Sagrada foi uma conquista eterna.

 

- A PRESENÇA DE DEUS MANIFESTA – A SHEKINAH

                Toda esta mensagem é um conjunto de atitudes que só podem ter efeito se estiverem em harmonia, pois assim como um escravo não pode cantar liberdade, ele também não pode sentir a manifestação da presença de Deus ou mesmo cumprir as leis do Senhor. Então para finalizar esta mensagem, preste atenção.

                Aprendemos que a Shekinah, estava no propiciatório, que cobria a Aron Hacodesh, e ficava no Tabernáculo feito por mãos de homens livres. Então assim a presença de Deus a cada dia se manifestava mais e mais no meio de um povo escolhido. Mas certo dia Jesus estava em um diálogo com Tomé, logo depois de sua ressurreição, e Ele, ao se dirigir a Tomé devido sua incredulidade, diz as seguintes palavras:

“Por que viste creste, Tomé! Mas eu quero lhe dizer uma coisa. Bem aventurados serão aqueles que não viram, mas crerão.”

                Hoje mesmo a presença de Deus pode se manifestar em sua casa, em sua igreja, em sua vida. Pois a presença de Deus é para aqueles que estão livres, e que buscam a Arca Sagrada e a colocam em seu devido lugar, assim como fez David. Que andam segundo as Leis de Deus e não segundo as leis do mundo e vivem suas vidas no Tabernáculo Sagrado que é a Igreja do Senhor.

                Agora veja as palavras do Senhor Jesus ao se encontrar com uma mulher Samaritana, relatada em João, capítulo 4.

João 4 :23 e 24 –

23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24.  Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

 

ü      CONCLUSÃO FINAL

                As Eternas conquistas de Moshé Rabênu é para nós um incentivo e uma luz, de que ainda hoje podemos e devemos realizar conquistas, pois as mais necessárias para que vivamos neste mundo, já nos foi providenciadas, e estão nesta mensagem que acabamos de degustarmos. Por isso divulgue esta mensagem, passe adiante, pregue nos púlpitos, e diga que ainda hoje o povo de Deus precisa realizar conquistas.

                Nós também podemos realizar conquistas eternas, assim como fez Moisés. Pois veja! A salvação de almas é uma conquista eterna. A abertura de obras é uma conquista eterna. A ação missionária é uma conquista eterna. O amor, a obediência, a fidelidade, são conquistas eternas.

                Comece a realizar suas eternas conquistas agora!!!!!!!

 

Pr. Alexandre Augusto

Contato:

0xx35.3621.16.17

0xx35.9199.71.01

[email protected]